

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Analise os acidentes geográficos apresentados na figura a seguir e assinale a alternativa correta.

O número 1 indica uma vertente.
O número 2 indica uma garganta.
O número 3 indica uma linha de maior declive.
O número 2 indica uma linha de talvegue.
O número 3 indica uma linha de cumiada.
Por melhores que sejam os equipamentos e por mais cuidado que se tome ao executar um levantamento topográfico, as medidas obtidas jamais estarão isentas de erros. Relacione as colunas quanto à classificação dos erros topográficos e assinale a alternativa com a sequência correta.
C – B – A.
B – A – C.
A – B – C.
C – A – B.
A – C – B.
Ao representar o levantamento topográfico de um terreno, foram identificadas inúmeras elevações formadas por blocos de pedras, sendo a maior delas medindo 18 cm. Sabendo-se que a escala utilizada nesta representação gráfica é 1:50, determine a verdadeira grandeza da altura deste bloco.
9 metros.
90 metros.
900 metros.
9.000 metros.
90.000 metros.
A declividade, quando expressa em porcentagem, corresponde ao resultado da divisão da diferença de nível entre dois pontos (DN) pela distância horizontal entre dois pontos (DH) no terreno multiplicado por 100.
Leia o enunciado a seguir e assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna. Em Topografia ___________________ é a intersecção do plano meridiano com o plano do horizonte.
Ponto de Estação.
Meridiana.
Ré.
Vante.
O centro da Terra, para efeitos de determinação de coordenadas geográficas, é entendido como a projeção do meridiano de Greenwich sobre o eixo de rotação.
Para a obtenção de mapas, é necessário que haja a projeção da superfície real ou física em formas geométricas, sendo que alguns ajustes prévios são necessários para que se possa fazer a projeção cartográfica. Acerca das noções de cartografia, assinale a opção correta.
A escala cartográfica é uma relação de proporcionalidade existente entre a dimensão real e a dimensão gráfica, expressa em centímetros.
O geoide é a forma da Terra que, por ser definida como achatada nos polos e mais larga no equador, apresenta o formato de uma elipse.
Por ser irregular, a superfície física da Terra tem de ser suavizada por meio do elipsoide de rotação e depois deve-se fazer regularização geométrica por meio do geoide.
Ondulação ou altura geoidal é a distância ou o espaçamento existente entre o geoide e o elipsoide, obtido sob a normal ao elipsoide.
O datum horizontal do Sistema Geodésico Brasileiro é a estação maregráfica do Porto de Imbituba em Santa Catarina.
Assinale a alternativa que apresenta o acidente geográfico natural apresentado na figura a seguir.

Depressão.
Corredor.
Espigão.
Elevação.
Talvegue.

corredor.
espigão.
talvegue
depressão.
colina.
No desenvolvimento do projeto de uma edificação, os dados planialtimétricos e cadastrais são coletados na etapa do:
estudo preliminar.
projeto legal.
estudo de viabilidade.
programa de necessidades.
levantamento.
A definição da longitude de um ponto deve ser feita sempre sobre a linha do equador, pois, caso não se projete o ponto, os valores dos arcos de paralelos serão diferentes ao longo de um mesmo meridiano devido à convergência meridiana.

corredor.
vale.
dorso.
talvegue.
divisor de águas.
A legenda de uma carta topográfica indica que em uma determinada localidade a declinação magnética em 1992 era de −17°28’, crescendo −7’ anualmente. Neste local, um azimute de 74° tomado em campo com bússola no ano de 2012 corresponde, em relação ao norte geográfico, a um azimute de
54°19’
54°12’
93°48’
93°55’
91°28’
A Topografia significa a descrição exata e detalhada de um lugar, determinando as dimensões, elementos existentes, variações altimétricas, acidentes geográficos Analisando as etapas da construção civil pode-se constatar que esta atividade está envolvida no desenvolvimento principalmente urbano e social. O construtor tem a idéia de adquirir uma propriedade para nela construir um empreendimento imobiliário. Assinale a alternativa incorreta.
A primeira coisa que o construtor deverá fazer é solicitar um serviço de levantamento plani-altimétrico cadastral do terreno.
Topografia tem por finalidade mapear uma pequena porção da superfície da terra .A verificação da real geometria e altimetria do terreno traz certa insegurança ao arquiteto que for realizar um estudo de massa.
Um levantamento topográfico bem apurado deverá considerar todos os elementos existentes no local, tais como: meio fios, arruamentos internos, alinhamentos de muros e cercas, marcos demarcatórios, árvores, caixas de drenagem, postes.
Demarcação dos limites do terreno, locação de nivelamento dos furos de sondagem, demarcação do esquadro da obra, locação de estacas, locação de pilares, nivelamento do terreno, acompanhamento das prumadas dos pilares, nivelamento do pisos e lajes, marcações das áreas de lazer e jardim, as-built da obra, etc
Em se tratando de equipamentos topográficos de última geração, para a Construção Civil e a Arquitetura, o aparelho permite que todos os dados coletados no campo sejam gravados e depois descarregados no computador onde serão processados. A especificação refere-se a:
Estação Total.
Nível eletrônico.
Theodolito.
Prisma Refletor
Nos processos de terraplanagem, os horizontes superficiais (A e B) devem ser estocados para posterior reconstituição da cobertura vegetal com o horizonte A e para aterro com o horizonte B.
A execução de dreno vertical junto ao pé do aterro visa evitar rupturas remontantes, enquanto que o dreno horizontal na crista dos cortes evita o ravinamento nas vertentes.