Em uma secretaria municipal, foi identificado que os...
Imagem de fundo

Em uma secretaria municipal, foi identificado que os...

Em uma secretaria municipal, foi identificado que os documentos estavam sendo armazenados sem critérios claros de classificação, dificultando o acesso às informações e comprometendo a tomada de decisões administrativas. Diante disso, o setor responsável decidiu reorganizar o arquivo, adotando princípios arquivísticos como classificação, ordenação, acondicionamento e conservação, conforme as atividades e a estrutura do órgão.


Com base nesse contexto, assinale a alternativa correta sobre os princípios e a organização dos arquivos:


A

A organização dos arquivos deve seguir critérios pessoais, permitindo que cada servidor adote o método que considerar mais eficiente.


B

A classificação deve refletir as funções e atividades da instituição produtora dos documentos.


C

A ordenação dos documentos deve ocorrer de forma aleatória, priorizando apenas o espaço físico disponível.


D

O princípio da proveniência orienta que documentos de origens diferentes possam ser reunidos para facilitar o acesso por assunto.