

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Durante uma auditoria interna, verificou-se que o setor de protocolo de uma secretaria municipal registra apenas os documentos recebidos de forma física, deixando de incluir no sistema os processos abertos eletronicamente. Além disso, não há padronização quanto à classificação e à destinação dos documentos.
O gráfico a seguir apresenta o percentual de documentos registrados no sistema de protocolo, segundo sua natureza:

Considerando as informações apresentadas e com base nas boas práticas arquivísticas e nos princípios da gestão documental previstos na legislação e normas arquivísticas brasileiras, assinale a alternativa incorreta:
O registro de documentos, sejam físicos ou eletrônicos, é obrigatório, pois constitui instrumento de controle e rastreabilidade administrativa.
O protocolo pode dispensar o registro de documentos eletrônicos quando estes forem autoinstrutivos e tramitarem apenas internamente, pois a rastreabilidade é presumida.
A destinação do documento, após a classificação, deve seguir critérios previamente definidos, observando-se prazos de guarda e possibilidade de eliminação ou recolhimento.
A classificação documental deve ser realizada com base em planos de classificação previamente estabelecidos, assegurando a uniformidade do tratamento arquivístico.