

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Figura 1A5-I

A escala apresentada na figura 1A5-I é a escala de dó maior que inicia e termina na nota dó. A escala não possui nenhum acidente (# ou b), tem a sequência de intervalos de tom – tom – semitom – tom – tom – tom – semitom e está relacionada com a tonalidade de dó maior. Tendo como referência essas informações, assinale a opção correta.
A tonalidade relativa menor de dó maior é a tonalidade de sol menor, que também não possui nenhum acidente.
As tonalidades vizinhas de dó maior são as tonalidades de ré maior e si maior.
A tonalidade homônima de dó maior é a de do# maior.
A escala de dó maior possui todos os intervalos (2.ª, 3.ª, 4.ª, 5.ª, 6.ª, 7.ª e 8.ª) maiores.
A tonalidade de dó maior tem uma sequência de acordes de 3 sons para cada nota de sua escala (dó maior), sendo eles: dó maior, ré menor, mi menor, fá maior, sol maior, lá menor e si diminuto.