Imagem de fundo

“Do fundo escuro do coração solar do hemisfério sul, de...

“Do fundo escuro do coração solar do hemisfério sul, de dentro da mistura de raças que não assegura nem degradação nem utopia genética, das entranhas imundas (e, no entanto, saneadoras) da internacionalizante indústria do entretenimento, da ilha Brasil pairando eternamente a meio milímetro do chão real da América, do centro ao nevoeiro da língua portuguesa, saem estas palavras que, embora se saibam de fato despretensiosas, são de testemunho e interrogação sobre o sentido das relações entre os grupos humanos, os indivíduos e as formas artísticas, e também das transações comerciais e das forças políticas, em suma, sobre o gosto da vida neste final de século”.


O trecho extraído do livro “Verdade Tropical” de autoria de Caetano Veloso, pretende ser um relato, a partir de uma memória coletiva (e também autobiográfica), do movimento tropicalista. O contexto em que este ocorreu pode ser definido como:


A

O tropicalismo, estabelecido em meados do século XX, tinha como foco explorar o homem em relação com a natureza, desenvolvendo uma estética animalesca com frequentes descrições patológicas.


B

Nascido em meio ao regime militar de 1964, o tropicalismo explorava figurinos ousados, cabelos longos, e suas composições tinham forte apelo satírico como formas de protesto.


C

Surgido no final do século XIX, o tropicalismo representou uma das principais transições de mentalidade da história e da cultura brasileira.


D

Ocorrido durante a Primeira Guerra Mundial, o tropicalismo elaborou o conceito de “não-arte”, pois acreditava que a esta já não dispunha mais qualquer significado.