Os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s (BRASIL, 2013), apresentam um apanho histórico sobre o desenvolvimento do ensino da Arte no Brasil. Segundo o que consta no documento:
Em 1971, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a arte é incluída no currículo escolar com o título de Educação Artística, mas é considerada “atividade educativa” e não disciplina.
Em 1971, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a arte é incluída no currículo escolar como disciplina obrigatória, dividida em quatro linguagens específicas (teatro, música, dança e artes visuais).
Em 1988, a disciplina de Educação Artística passa a contemplar o ensino da dança como obrigatório.
Em 1988, a disciplina de Educação Artística passa a contemplar o ensino das linguagens da dança e do teatro como obrigatórios.