Questões de Concurso de Elementos da linguagem visual - Artes

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 1203352

Concurso Professor de Educação Básica - Área Artes 2019

Questão 33

Instituto Avança São Paulo (Avança SP)

Nível Superior

Na atualidade, pode-se perceber que as expressões visuais se têm ampliado, realizando novos intercâmbios e criando novas modalidades, dentre as quais:

  • A.

    figurinos, fotografia e internet.

  • B.

    museu virtual, videoclipe, performance e multimídia.

  • C.

    cinema, teatro de sombras e exposição de telas.

  • D.

    exposição de telas, stand-up e grafite.

  • E.

    clipes musicais, curta metragem, espaços alternativos para exposições.

Questão de Concurso - 1019778

Concurso SEDF Professor Substituto - Área: Artes 2018

Questão 69

Instituto Quadrix (Quadrix )

Nível Superior

A respeito dos fundamentos sintáticos do alfabetismo visual, julgue os itens subsequentes. São elementos da linguagem visual: ponto; linha; forma; direção; tom; textura; e escala ou proporção.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1019782

Concurso SEDF Professor Substituto - Área: Artes 2018

Questão 73

Instituto Quadrix (Quadrix )

Nível Superior

Julgue os seguintes itens, relativos à história da arte e à leitura de imagem. O pontilhismo foi uma técnica desenvolvida a partir do fauvismo, mais focado no uso de cores intensas e de formatos planos.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 964805

Concurso SEDUC AL Professor - Área: Artes 2017

Questão 84

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Com relação a arte e cidadania e a aspectos culturais populares brasileiros nas manifestações populares, julgue os itens que se seguem. O termo cultura visual é empregado em referência às visitas a museus, teatros e galerias de arte.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1147136

Concurso IFPE Técnico de Laboratório - Área: Artes Visuais 2019

Questão 18

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnlogia Pernambuco (IFPE)

Nível Médio

Os elementos sintáticos da linguagem visual são fundamentais para a construção dos significados das narrativas visuais, colaborando com os processos de percepção do espectador. Tendo em vista esse tema, relacione as colunas a seguir, marcando a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.



1. Equilíbrio

2. Tensão

3. Nivelamento e aguçamento

4. Atração e agrupamento

5. Positivo e Negativo




( ) Relação entre dominância e passividade dos elementos de uma composição.

( ) Estratégia compositiva que provoca o espectador a completar conexões relacionando unidades semelhantes.

( ) Processos de estabilização entre os eixos verticais e horizontais de uma composição visual.

( ) Resultado da relação entre equilíbrio e harmonia.

( ) Estratégia utilizada para ressaltar um propósito e uma intenção. Normalmente se apresenta como um elemento que desestabiliza a harmonia de uma composição.

  • A.

    1 – 2 – 3 – 4 – 5

  • B.

    4 – 5 – 1 – 3 – 2

  • C.

    5 – 4 – 3 – 2 – 1

  • D.

    1 – 4 – 5 – 3 – 2

  • E.

    5 – 4 – 1 – 3 – 2

Questão de Concurso - 1147137

Concurso IFPE Técnico de Laboratório - Área: Artes Visuais 2019

Questão 19

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnlogia Pernambuco (IFPE)

Nível Médio

Uma composição visual é composta a partir de uma lista básica de elementos, que também são conhecidos como estruturas morfológicas da linguagem visual. Analise as alternativas a seguir, assinalando a que traz informações CORRETAS sobre o assunto.

  • A.

    A forma é o resultado da ação das linhas. Nos estudos da linguagem visual, há representações básicas: quadrado, retângulo e triângulo.

  • B.

    O ponto é a unidade da composição visual mais complexa e é conhecido por sua forma arredondada.

  • C.

    A linha é o resultado da proximidade entre pontos. Ela é o elemento responsável pelo movimento de uma composição.

  • D.

    A cor é bastante utilizada em mensagens visuais, embora não estabeleça nenhuma relação com emoções humanas.

  • E.

    A textura é o resultado de variações mínimas na superfície de uma composição. Por estar relacionada ao tato, não é utilizada em desenhos e pinturas, apenas em esculturas.

Questão de Concurso - 1147138

Concurso IFPE Técnico de Laboratório - Área: Artes Visuais 2019

Questão 20

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnlogia Pernambuco (IFPE)

Nível Médio

“Diferente do projeto modernista, que na década de 1920 tinha como foco principal a construção da nação, interessando-lhe tudo o que dizia respeito à brasilidade e ao “abrasileiramento dos brasileiros”, como dizia Mario de Andrade, em 1950, o Concretismo renuncia à busca por um espírito nacional a caminho de si mesmo e, nos seus próprios contornos, tenta romper com o círculo de ferro imposto pela herança do programa das gerações anteriores para legitimar, no seu próprio tempo, concepções igualitárias, universalistas e progressistas.”



BÔAS, Glácia Kruse Villas. Concretismo. In: BARCINSKI, Fabiana Werneck. (org.) Sobre arte brasileira: da Pré-História aos anos 1960. Edições SESC São Paulo. Editora WMF Martins Fontes, 2015. p. 263 – 292.



Tendo em vista o contexto da produção de artes visuais no Brasil, na década de 1950, e as características estéticas das produções concretas, assinale a alternativa CORRETA.

  • A.

    O Concretismo renunciou às representações figurativas, demonstrando mais interesse pela forma, linha, cor e pelo plano, considerados elementos universais.

  • B.

    Embora os artistas concretistas não fossem figurativos, eles buscavam através da cor e da forma uma identidade brasileira, como faziam os artistas modernos.

  • C.

    Não interessa aos artistas concretos romper com a construção renascentista do espaço estruturada na perspectiva.

  • D.

    O Concretismo no Brasil foi contemporâneo à criação e ao desenvolvimento de muitos espaços expositivos. Contudo, seu espírito progressista não enxergava nesses espaços uma possibilidade de expor seus trabalhos.

  • E.

    O estilo de arte concreta se fortaleceu no Brasil a partir do pensamento homogêneo dos artistas que o integravam.

Questão de Concurso - 1015748

Concurso SEDUC CE Professor - Área: Arte-Educação 2018

Questão 32

Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Nível Superior

Considerando que os códigos são elementos das estruturas das diversas linguagens artísticas e é através deles que produzimos e interpretamos processos de comunicação em arte, analise as seguintes afirmações sobre estética e códigos em artes visuais:

I. São estruturas morfológicas: ponto, linha, forma, plano, textura, cores (primária, secundária, complementar, quente, fria), entre outras.

II. As estruturas sintáticas são as seguintes: efeitos de movimento, ritmo, peso e direção visual, efeitos de volume, profundidade espacial, representação em perspectiva, entre outras.

III. Os fundamentos da linguagem visual formam o conteúdo do ensino de artes visuais dos currículos de ensino superior, com base nos quais são montados os de ensinos fundamental e médio.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, II e III.
  • B. I e II apenas.
  • C. I e III apenas.
  • D. II e III apenas.

Questão de Concurso - 1151430

Concurso UFCE Programador Visual 2017

Questão 18

Universidade Federal do Ceará (UFCE)

Nível Superior

É comum o uso de imagens nos artefatos gráficos produzidos tanto para tiragens em larga ou em baixa escala. Em relação ao tratamento e gestão da imagem digital em softwares gráficos, é correto afirmar:

  • A.

    Arquivos do tipo .AI são vetoriais. Por isso, não podem ser abertos em software de edição de imagem, como o Adobe Photoshop.

  • B.

    A imagem vetorial não pode s er estruturada por meio de camadas, já que imagens com camadas são classificadas como bitmap.

  • C.

    Com características de software “paginador”, o Adobe Indesign permite uma gestão das imagens por meio de vínculos (links), o que permite uma melhor performance n a manipulação do arquivo diagramado e diálogos de trabalho com outros softwares da suíte Adobe.

  • D.

    A incompatibilidade de diálogo de trabalho entre os softwares Adobe Illustrator, Adobe Indesign e Adobe Photoshop dificulta a variação de finalização entre arqu ivos vetoriais e arquivos bitmaps, sendo possível abrir arquivos do tipo bitmaps somente no Adobe Photoshop.

  • E.

    Em imagens do tipo vetorial, o designer customiza a imagem, por meio de pontos. Assim, consegue desenvolver imagens vetoriais com dimensão, escala e estrutura de acordo com o objetivo da peça gráfica. Em ferramentas como Adobe Ilustrador, o profissional de design consegue manipular o vetor, mas não exporta em bitmap.

Questão de Concurso - 1151433

Concurso UFCE Programador Visual 2017

Questão 19

Universidade Federal do Ceará (UFCE)

Nível Superior

Ferramentas de redes sociais como Facebook e Twitter são cada vez mais comuns n o cotidiano de produção de peças digitais. Entre essas composições, as chamadas fan pages do Facebook, aceitam como formatos de arquivos de imagens em movimento:

  • A.

    Arquivos no formato TIFF e JPEG 2000 são utilizados como formatos de vídeos, por conta da estr utura natural desses arquivo, os vetores.

  • B.

    Os arquivos no formato Graphics Interchange Format podem ser finalizados no Photoshop, gerando assim, um arquivo simples de animação amigável para estruturas digitais.

  • C.

    Arquivos no formato Matroska (mkv) não são com patíveis com plataformas digitais, pois são produzidos por softwares com tratamento de imagens em movimento.

  • D.

    Tipos de arquivo gerados como Portable Document Format são ideais para imagem em movimento, caso sejam Produzidos em softwares gráficos amigáveis à s plataformas digitais.

  • E.

    Arquivos no formato dat (vídeo DVIX) são compatíveis com páginas eletrônica como Facebook, mas devem ser tratados em programas como After Afects, gerando assim, um arquivo dat amigável com páginas eletrônicas.