Imagem de fundo

Ao observar uma dança indígena, um estudante, morador da cidade, estabelece contato com...

Ao observar uma dança indígena, um estudante, morador da cidade, estabelece contato com um índio que pode revelar mais sobre o valor e a extensão de seu universo do que apenas uma explanação sobre os ritos nas comunidades indígenas. E viceversa. (PCN-Artes, 1998)


Essa conclusão deriva da premissa de que arte

A

é um conhecimento que permite a aproximação entre indivíduos, mesmo os de culturas distintas, pois favorece a percepção de semelhanças e diferenças entre as culturas, expressas nos produtos artísticos e concepções estéticas, em um plano diferenciado da informação discursiva.

B

é um conceito universal que é encontrado em todas as culturas e em todos os tempos, servindo para que as pessoas compreendam que fazem parte de um mesmo grupo coletivo, sem diferenças.

C

serve para o contato com culturas primitivas e pré-históricas de forma inteligível e sem palavras, que caracterizam o aprimoramento civilizatório. Sendo assim, seu treino no ambiente escolar é importante para a ampliação de horizontes culturais.

D

estimula as emoções e os elementos subjetivos dos indivíduos, permitindo que compreendam o mundo sentindo-o e não elaborando conceitos a partir dele.

E

colabora, no sentido de demarcar as diferenças culturais, e permite a percepção dos avanços em termos de técnicas e elaborações artísticas.