Ao observar uma dança indígena, um estudante, morador da cidade, estabelece contato com um índio que pode revelar mais sobre o valor e a extensão de seu universo do que apenas uma explanação sobre os ritos nas comunidades indígenas. E viceversa. (PCN-Artes, 1998)
Essa conclusão deriva da premissa de que arte
é um conhecimento que permite a aproximação entre indivíduos, mesmo os de culturas distintas, pois favorece a percepção de semelhanças e diferenças entre as culturas, expressas nos produtos artísticos e concepções estéticas, em um plano diferenciado da informação discursiva.
é um conceito universal que é encontrado em todas as culturas e em todos os tempos, servindo para que as pessoas compreendam que fazem parte de um mesmo grupo coletivo, sem diferenças.
serve para o contato com culturas primitivas e pré-históricas de forma inteligível e sem palavras, que caracterizam o aprimoramento civilizatório. Sendo assim, seu treino no ambiente escolar é importante para a ampliação de horizontes culturais.
estimula as emoções e os elementos subjetivos dos indivíduos, permitindo que compreendam o mundo sentindo-o e não elaborando conceitos a partir dele.
colabora, no sentido de demarcar as diferenças culturais, e permite a percepção dos avanços em termos de técnicas e elaborações artísticas.