Questões de Concurso sobre Diversos

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
963 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A rede social Facebook é uma empresa tecnológica de destaque mundial e tem atualmente mais de dois bilhões de inscritos em seu sistema. No entanto, a empresa foi, recentemente, flagrada em um escândalo por transcrever áudios dos usuários. O vice-presidente da empresa veio ao Brasil para conversar com legisladores sobre novas diretrizes de controle de dados para garantir ao usuário uma segurança mais efetiva de sua:


A

liberdade


B

privacidade


C

integridade


D

interatividade

O Fórum Social Mundial (FSM) é um evento organizado por movimentos sociais de muitos continentes, com objetivo de elaborar alternativas para uma transformação social global. Seu slogan é: “Um outro mundo é possível”. Já sediaram o Fórum os seguintes países:


A

Brasil, Afeganistão, Angola, Andorra.


B

Austrália, Cuba, Argentina, Angola.


C

Venezuela, Chile, Argentina, Paraguai.


D

Brasil, Índia, Quênia, Tunísia.

A inclusão digital é o processo de democratização do acesso às tecnologias da Informação e de comunicação e, apesar do aumento no número de domicílios brasileiros conectados à internet, ainda é um desafio no Brasil. Umas das formas de se promover a inclusão digital é difundindo o uso de softwares de código abertos. Sobre esses softwares, é correto afirmar que são aqueles


A

que o usuário adquire, passando a ter total liberdade para fazer o que deseja, como alterar o código, repassá-lo ou criar uma versão pessoal.


B

que são licenciados com direitos exclusivos para o produtor.


C

cujo código está disponível para download por qualquer pessoa, que passa a ter a possibilidade de desenvolvê-los.


D

desenvolvidos por empresas que se submeteram a licitações abertas.

Ano: 2019
Prova: PROAM - Prefeitura - Fiscal Municipal de Tributos - 2019

Analise o trecho e assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:

A ___________ é um sistema de medição elaborado por Charles R. e Beno G. utilizado para quantificar a intensidade dos terremotos conforme a sua manifestação na superfície terrestre.


A

Escala de Braden.


B

Escala de Apgar.


C

Escala Ringelmann.


D

Escala Richter.

"Michael B. Jordan se empenhou mais uma vez para protagonizar a segunda parte de Creed com um personagem que lembra seu esportista favorito, Muhammad Ali, ao qual admira não só do ponto de vista esportivo, mas também do pessoal por sua luta ativista.

Dentro do universo do cinema, Jordan se identifica mais com Apollo Creed, seu pai na ficção, mas fora dele, explicou sua preferência à Agência Efe em entrevista em Londres.

E não hesitou em nomear o lendário Muhammad Ali como sua inspiração pessoal por seu ativo trabalho a favor das lutas sociais contra o racismo."


Fonte: Adaptado de Estadão, 18 jan. 2019. Disponível em <https://goo.gl/WH58Gx>.


Assinale a alternativa que indica a modalidade esportiva de Muhammad Ali:


A

Atletismo


B

Basquete


C

Beisebol


D

Boxe

Leia os seguintes textos:

“Expressão criada para explicar fanatismo exagerado. É comum encontrar a palavra nas redes sociais, geralmente usada para identificar alguém que acompanha o perfil e as postagens de determinada pessoa com frequência. O termo, porém, vai muito além disso e serve para definir um perseguidor obsessivo, insistente e que dispensa atenção exagerada a alguém”. (Fonte: estadao.com.br, 04/06/2016).

“Segundo o professor Damásio de Jesus, há 6 peculiaridades nos atos: invasão da privacidade da vítima, repetição de atos, dano à integridade psicológica e emocional da vítima, alteração de seu modo de vida, restrição à sua liberdade de locomoção, lesão à sua reputação”. (Fonte: gazetadopovo.com.br, 22/02/2019).

Os textos descritos acima correspondem ao termo criado e disseminado através da internet, utilizado no sentido de “perseguir” ou “espionar” as atividades e comportamentos de outros usuários em redes sociais, principalmente. Trata-se dos:


A
Cibernéticos.

B
Influenciadores digitais.

C
Phishings.

D
Stalkers.

E
YouTubers.

Trata-se de um ramo da ciência da computação que se propõe a elaborar dispositivos que simulem a capacidade humana de raciocinar, perceber, tomar decisões e resolver problemas. O objetivo central das pesquisas relacionadas a esse ramo baseia-se na ideia de fazer com que os computadores possam "pensar" exatamente como os humanos, criando análises, raciocinando, compreendendo e obtendo respostas para diferentes situações, como nos exemplos abaixo:

Personalização do marketing – permite que um produto pesquisado em uma loja online apareça magicamente em várias páginas da próxima navegação do internauta.

Financial Trading (Mercado Financeiro) – o sistema prevê os movimentos do mercado de ações. Um gigantesco volume de dados é analisado de forma tão veloz que a capacidade humana dos analistas não consegue acompanhar.

Reconhecimento facial – permite encontrar um rosto em meio à multidão. Ferramenta em uso pelas agências de combate ao terrorismo.

Carros inteligentes – com o sistema inteligente, os carros são capazes de identificar os padrões de comportamento e os interesses dos donos. Assim, o veículo ajusta sozinho a temperatura e as posições da direção e dos espelhos, sintoniza a rádio preferida etc. Se for um carro sem motorista, ele pode ir até sozinho. (Fonte: itforum365.com.br, 24/05/2017).

Qual o assunto abordado no texto acima?


A
Singularidade.

B
Inteligência artificial.

C
Startups.

D
Teoria do Caos.

E
Universos Paralelos.

Com base na notícia a seguir e utilizando seus conhecimentos sobre o assunto, analise o trecho e assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:


“Fifa divulga o logo da Copa do Mundo de 2022, no __________. Curvas fazem alusão às ondulações das dunas do deserto do país e ao símbolo do infinito.”


(Fonte adaptada: https://globoesporte.globo.com/>acesso em 03 de setembro de 2019)


A

México.


B

Japão.


C

Chile.


D

Catar.

Em meio a um apagão, manifestantes contrários e favoráveis ao atual governo, voltaram a medir forças nas ruas de Caracas com demonstrações organizadas pelo presidente do país e por seu opositor, autoproclamado presidente interino do país. As manifestações ocorrem dois dias após o apagão que deixou 90% do país sem energia elétrica, considerado por muitos como o maior da história do país, forçou a suspensão do trabalho e das atividades escolares, causando agitação na população, que também não tem água e está praticamente paralisada pela instabilidade das redes de telefonia e internet. Os centros de saúde passam por uma situação crítica devido à escassez de geradores, enquanto vôos foram cancelados e centenas de pessoas ficaram presas no Aeroporto Internacional Simon Bolivar, em Caracas, e em outros terminais aéreos do país. (Fonte: Agência Brasil de 09/03/2019). Qual o nome do país que ocorreu esse episódio?


A

Argentina.


B

Chile.


C

México.


D

Peru.


E

Venezuela.

Em relação ao panorama das desigualdades digitais, é correto afirmar:

I- As desigualdades do mundo offline afetam a entrada dos indivíduos no mundo online.

II- Um dos principais desafios é a desigualdade de gênero na área. Há mais mulheres online do que homens.

III- As desigualdades digitais também são geracionais. No caso do idoso, a dificuldade de acesso à tecnologia existe por motivos econômicos, sociais, geográficos, educacionais e de cultura.

Assinale a alternativa correta:


A

Apenas a afirmativa I está correta.


B

Apenas as afirmativas I e II estão corretas.


C

Apenas as afirmativas I e III estão corretas.


D

Apenas a afirmativa III está correta.


E

As afirmativas I, II e III estão corretas.

No final de outubro de 2019, cerca de um milhão de manifestantes saíram às ruas para protestar contra a desigualdade social. Assinale o nome do país onde ocorreram tais manifestações:


A

Uruguai.


B

Paraguai.


C

Chile.


D

Colômbia.


E

Equador.

Em 2018, a Copa do Mundo FIFA, maior torneio internacional de futebol masculino, com a presença de times de 32 países, ocorreu em sua 21ª edição no país considerado com a maior extensão territorial do planeta, onde o campeonato foi disputado em onze cidades da região. Qual o nome desse país?


A

Brasil.


B

Canadá.


C

Estados Unidos da América.


D

Japão.


E

Rússia.

Leia a seguinte matéria: “Há 100 anos, a teoria era comprovada no Ceará. ‘Questão que minha mente formulou foi respondida pelo radiante céu do Brasil’, disse Einstein sobre eclipse que comprovou, em 1919, em Sobral, veracidade de ideias que levam hoje à compreensão de buracos-negros e GPS. O físico alemão Albert Einstein apresentou sua teoria em 1915 e estava convencido de que uma das consequências dela seria o desvio da trajetória da luz por um corpo de grande massa no espaço, o que pode ser observado, por exemplo, durante um eclipse solar. Esse efeito, chamado de deflexão da luz, faria com que as estrelas observadas durante o eclipse fossem vistas numa posição aparentemente diferente de sua localização real, comprovando assim uma das maiores revoluções da história da ciência.” (Texto adaptado. Fonte: terra.com.br, de 28/05/2019).


Qual o nome da teoria de que trata o texto?


A

Fenômeno da emergência.


B

Fissão nuclear.


C

Teoria da Evolução.


D

Teoria da Relatividade.


E

Teoria do Big Bang.

Leia a definição a seguir, a respeito de um importante dispositivo tecnológico da atualidade, e marque a opção que indica do que se trata.

“É um dispositivo apto a desempenhar praticamente todas as funções existentes nos televisores convencionais, como sintonizar canais ou se conectar a outros reprodutores de vídeo e áudio. Porém, esse equipamento traz um diferencial: ele permite o acesso à Internet e a instalação de aplicativos, como em um smartphone. Isso significa que, por ele, é possível acessar o Youtube, o Instagram, o Facebook, etc.” (Portal Proteste, 22/03/2017, com adaptações).


A
Wifi.

B
iPhone.

C
Netflix.

D
Smart TV.

Conforme noticiário divulgado em 30 de outubro de 2019, já são 20 mortos e passa de 9 mil o número de presos na onda de protestos no Chile, de acordo com um relatório oficial divulgado pelo Ministério da Justiça e Direitos Humanos chileno. O balanço inclui dados de mortes e feridos contabilizados a partir de 19 de outubro, quando começaram os protestos e os tumultos.

(Terra. Disponível em https://bit.ly/322IMGk. Acesso em 02.11.2019. Adaptado)


A onda de protestos no Chile teve início com


A

o decreto do presidente Sebastián Piñera aumentando em 9,2% o preço da eletricidade.


B

o anúncio feito pelo presidente Sebastián Piñera decretando o fechamento do congresso e marcando eleições para o início de 2020.


C

o anúncio de aumento de 30 pesos, autorizado pelo governo, nos preços das passagens do metrô.


D

o aumento do desemprego das populações de menor poder aquisitivo.


E

a privatização de universidades públicas para equilibrar as contas do governo.

No mês de novembro de 2018, autoridades japonesas acusaram um renomado empresário brasileiro de sonegar aproximadamente R$ 170 milhões. A empresa automobilística Nissan, para a qual ele trabalhava, também afirmou que ele usou bens da empresa em proveito próprio. Assinale o nome do referido empresário:


A

Gilberto Villasboas.


B

Carlos Ghosn.


C

Celso Friedmann.


D

Márcio Goldfarb.


E

Cícero Porto Seguro.

Em abril deste ano, uma importante conquista cientifica foi anunciada. Trata-se


A

do início de funcionamento do primeiro acelerador de partículas.


B

da criação da primeira célula 100% artificial.


C

da primeira imagem de um buraco negro no Universo.


D

da descoberta de uma outra lua do planeta Marte.


E

de seis novos elementos da Tabela Periódica.

“O sentido da Democracia está na possibilidade de o cidadão exercer a soberania popular, que se concretiza pelo voto direto e secreto na escolha dos governantes. Daí o eleitor tem, em suas mãos, este importante instrumento de mudança política e social”.

https://www.gazetaonline.com.br/noticias/politica/eleicoes_2018

Com base nas afirmações do texto e nos conhecimentos sobre o sistema eleitoral brasileiro, podemos concluir que:


A

A democracia brasileira tem se apoiado, desde a sua primeira Constituição, em um sistema de voto aberto e facultado apenas para cidadãos alfabetizados.


B

As eleições presidenciais, em 2018, foram marcadas pela imposição do voto aos maiores de 70 anos e pessoas com necessidades especiais.


C

O voto é um importante meio pelo qual o cidadão tem a possibilidade de escolher seus governantes e lutar para transformar a sociedade em que vive.


D

A Constituição brasileira estabelece o voto facultativo para todos os cidadãos maiores de 18 anos, independente de gênero, raça e condição social.


E

O voto não pode ser considerado um instrumento de transformação para a sociedade civil.

   
Gerar simulado