Questões de Concurso sobre Religião

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
149 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

José Maria foi um dos principais personagens da Guerra do Contestado que acorreu em uma região de disputa entre os estados do Paraná e Santa Catarina. O homem que figurou um dos papeis principais nessa disputa José Maria era um:


A

Político de carreira.


B

Desertor do exército.


C

Coronel da região.


D

Cacique.


E

Líder religioso.

A Campanha da Fraternidade promovida pela Conferência Nacional dos Bispos, tem como lema em 2022:


A

Fraternidade e Caridade


B

Fraternidade e Diálogo


C

Fraternidade e Educação.


D

Fraternidade e Perdão

Um grande brasileiro foi o Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon (1865-1958), que exerceu um trabalho essencial na defesa dos povos indígenas na ocupação do interior brasileiro. Mato-grossense, percorreu o CentroOeste e a Amazônia construindo linhas telegráficas e ferrovias, entrando em contacto com nativos. Assinale abaixo a alternativa que não se coaduna com a biografia deste notável personagem de nossa História:


A

Rondon insistia na garantia efetiva das terras ocupadas pelos indígenas, e estimulou a criação do Parque Nacional do Xingú.


B

Marechal Rondon, engenheiro militar e sertanista, defendia a integração do índio como cidadão da República.


C

A ação de Rondon foi fundamental para a criação, em 1910, do Serviço de Proteção aos Índios (SPI).


D

Rondon era favorável às missões religiosas e à catequese, apoiando integralmente os padres Salesianos.

Teoricamente, o Brasil é um país laico, ou seja, o Estado não se manifesta em assuntos religiosos, além de garantir liberdade religiosa à sua população. A liberdade religiosa no Brasil está assegurada no artigo 5º da Constituição Federal de 1988. Entretanto, dados do antigo Ministério dos Direitos Humanos apontam que, entre 2015 e 2017, a cada 15 horas houve uma denúncia de intolerância religiosa no país. Assinale abaixo a alternativa que corresponde as maiores vítimas de intolerância no Brasil.


A

Praticantes da religião Católica.


B

Praticantes de religiões protestantes.


C

Praticantes de religiões de matriz africana.


D

Praticantes da religião Islâmica.


E

Praticantes da religião hinduísta.

Ano: 2021
Banca: Consultoria e Concursos - IBRASP
Prova: IBRASP - - Prefeitura de Ipameri - Zelador - 2021

O bispo Edir Macedo, aparece em um vídeo divulgado neste domingo, 15/03/2020, no qual subestima a gravidade da pandemia de coronavírus no mundo. Ele diz na filmagem que não há motivo para as pessoas estarem preocupadas com a doença e atribui sua proliferação à mídia e a “Satanás”. O bispo é líder e fundador da:


A

Igreja Adventista do 7º Dia.


B

Igreja da Graça.


C

Igreja Mundial do Poder.


D

Igreja Universal do Reino de Deus.

“É cruel que esse país, berço da civilização, tenha sido atingido por um golpe tão bárbaro, com destruição de locais de devoção ancestrais destruídos e milhares de pessoas, muçulmanos, cristãos, yazidis e outros, forçados a ir embora ou mortos”, declarou (em 07 de março deste ano) o papa Francisco ao visitar a cidade de Mossul, que esteve sob comando do Estado Islâmico entre 2014 e 2017.


(Uol. Disponível em https://bit.ly/3fZt6NQ. Acesso em 12.08.2021)

A declaração foi feita durante viagem do Papa


A

ao Afeganistão.


B

ao Irã.


C

ao Iraque.


D

à Arábia Saudita.


E

ao Paquistão.

Religião monoteísta que acredita na existência da alma e na vida após a morte, os rituais são realizados por meio de cânticos, danças, batidas de tambores, oferendas de vegetais, minerais, objetos e, às vezes sacrifício de alguns animais.


O texto acima apresenta características de qual religião:


A

Catolicismo


B

Candomblé


C

Evangelismo


D

Budismo


E

Hinduísmo

Analise as afirmativas a seguir:


I- A liberdade de expressão garante o direito para dizer o que se quer sobre crenças ou religiões que não a nossa.

II- A pena para crime de intolerância religiosa vai de 1 a 3 anos de prisão.

III- Intolerância religiosa é um crime de ódio.

IV- A intolerância religiosa não é crime no Brasil.


Estão CORRETAS as afirmativas:


A

II e III apenas.


B

I e IV apenas.


C

I e II apenas.


D

II e IV apenas.

Quanto às religiões declaradas dos brasileiros, julgue os itens que se seguem.


I Com o crescimento exponencial do número de muçulmanos, sobretudo os de linha fundamentalista, existe a previsão de que, até 2025, eles ultrapassem os católicos em número no País.

II A maioria da população brasileira declara-se cristã, seja católica ou evangélica. O número de evangélicos tem crescido, enquanto o de católicos diminuiu ao longo dos últimos anos.

III Há uma nítida diminuição da pluralidade religiosa, sendo que o aumento das filiações evangélicas praticamente extinguiu as religiões de origem africana, como, por exemplo, a umbanda.


Assinale a alternativa correta.


A

Nenhum item está certo.


B

Apenas o item I está certo.


C

Apenas o item II está certo.


D

Apenas o item III está certo.


E

Todos os itens estão certos.

“A guerra dos evangélicos versus os cultos africanos chegou aos tabuleiros das baianas de Salvador. Algumas delas, que passaram a frequentar os templos dos pastores, continuam vendendo acarajé, mas, para afastar a iguaria dos terreiros de origem, chamam-na agora por um novo nome, o ‘Bolinho de Cristo’.”


(Jornal O Globo. 15/12/2011)


Os “tabuleiros das baianas” são marcas registradas da sociedade baiana. Muitas iguarias, típicas da herança cultural africana no Brasil, são vendidas em várias cidades brasileiras, em especial nas ruas da cidade de Salvador.


O acarajé como uma das heranças culinárias africanas no Brasil, em especial na capital baiana, pode-se associar ao fato:


A

de ter predominado o trabalho do africano escravizado na região litorânea nordestina já a partir do final do século XVI


B

da cidade de Salvador ter substituído a cidade do Rio de Janeiro como sede administrativa da colônia em meados do século XVI


C

do desenvolvimento da economia extrativista do pau-brasil no litoral nordestino ter priorizado o trabalho do africano escravizado


D

do trabalho de africanos escravizados ter passado a predominar na atividade mineradora em Salvador já no decorrer do século XVI

29 de junho é feriado em Imbé em homenagem ao padroeiro dos:


A

Motoristas.


B

Professores.


C

Médicos.


D

Pescadores.


E

Motociclistas.

O Papa Francisco fez, na manhã do dia 13 de outubro de 2019, a canonização de Irmã Dulce, a Santa Dulce dos Pobres. 50 mil pessoas acompanharam a cerimônia na Praça São Pedro, no Vaticano. A presença de brasileiros foi bastante visível, com bandeiras do país e pessoas com roupas das cores verde e amarela.

Disponível em: <https://www.gazetadopovo.com.br/republica/ irma-dulce-santa-dulce-dos-pobres-papa/>. Acesso em: 14 out. 2019 (Adaptação).

A canonização de Irmã Dulce foi vista pelos membros da igreja católica do Brasil como um marco na história do cristianismo no país, uma vez que


A

garante a candidatura de um brasileiro nas próximas eleições papais.


B

assegura um prêmio em dinheiro aos cofres da igreja católica no Brasil.


C

faz da religiosa baiana a primeira mulher nascida no Brasil a se tornar santa


D

eleva o Brasil à categoria de membro permanente na cúpula da igreja em Roma.

Conforme informações constantes no site da Prefeitura, desde sua fundação, a religiosidade ligada à Igreja Católica sempre foi fator marcante, sendo uma característica que se reafirma até hoje em Nova Palma. Um dos grandes nomes da emancipação e do desenvolvimento do Município é o ________________________________, falecido em 16/03/2010 e homenageado, em julho do mesmo ano, com uma estátua em tamanho real.


Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.


A

Júlio de Castilhos


B

Maury Antonio Langone


C

Padre João Zanella


D

Rogério Bertoldo


E

Padre Luiz Sponchiado

A Fundação Nacional do Índio (Funai) confirmou, nesta quarta-feira, a nomeação de Ricardo Lopes Dias para o cargo de coordenador-geral de proteção a índios isolados e de recente contato. Na semana passada, entidades e lideranças indígenas criticaram a eventual nomeação de Dias. (https://glo.bo/33igOIU. Publicado em 05.02.2020. Adaptado)


As críticas se referem


A

ao atual ministro do meio ambiente, que não tem interferido nos processos de nomeação de cargos da Funai.


B

à postura da Funai, que pretende promover um política de inserção dos povos indígenas isolados à sociedade ocidental.


C

às denúncias de que o nomeado ao cargo seria um representante de entidades ligadas ao agronegócio.


D

à defesa pública do nomeado em prol da permissão do governo de que haja exploração de minérios em terras indígenas.


E

ao fato de o nomeado ter sido ligado à Missão Novas Tribos do Brasil (MNTB), entidade conhecida por seu trabalho de evangelização de indígenas.

A revolta dos muckers, grupo de conotação religiosa, liderado por Jacobina Mauer no Morro do Ferrabrás, durante o reinado de Dom Pedro II, foi retratada no romance de Luiz Antonio de Assis Brasil, de título:


A

Videiras de Cristal.


B

A Ferro e Fogo.


C

Cães da Província.


D

Concerto Campestre.


E

Manhã Transfigurada.

Em 2019, o Vaticano canonizou a primeira santa nascida no Brasil. Essa personagem, agora santa para os seguidores da religião católica, desempenhou um papel de destaque e teve grande importância social e política na Bahia do século XX. O nome dela é


A

Sant'Ana.


B

Irmã Dulce.


C

Madre Paulina.


D

Nhá Chica.

Qual das afirmações abaixo não estão corretas:


1. Intolerância religiosa é um crime de ódio.

2. A intolerância religiosa não é crime no Brasil.

3. A pena para crime de intolerância religiosa vai de 1 a 3 anos de prisão.

4. Intolerância religiosa é cometer atos de vandalismo contra os templos de outras religiões.

5. A liberdade de expressão garante o direito para dizer o que se quer sobre crenças ou religiões que não a nossa.


A

1 e 2


B

2 e 3


C

5 e 4


D

1 e 3


E

2 e 5

Que santo é considerado o padroeiro dos pescadores?


A

São Bento.


B

São Judas.


C

São Carlos.


D

São João.


E

São Pedro.

Só no primeiro semestre de 2019, houve um aumento de 56% no número de denúncias de intolerância religiosa em comparação ao mesmo período do ano anterior. A maior parte dos relatos foi feita por praticantes de crenças como a Umbanda e o Candomblé. Os casos são registrados via Disque 100, número de telefone do governo criado em 2011, que funciona 24 horas por dia para receber denúncias de violações de direitos humanos.


(Disponível em: https://spbancarios.com.br/01/2020/intolerancia-religiosa-aumentou-56-no-brasil-em-2019.)


Há 20 anos, a Iyalorixá Gildásia dos Santos e Santos, conhecida como Mãe Gilda de Ogum, faleceu em decorrência de um ataque motivado por intolerância religiosa. Em sua homenagem à data foi instituído o Dia Nacional de Combate à Intolerância, comemorado todo dia:


A

22 de agosto.


B

21 de janeiro.


C

5 de novembro.


D

20 de novembro.

Uma importante e influente líder religiosa em atividade no país morreu nesta quinta-feira (27 de dezembro) em Santo Antônio de Jesus (108 km de Salvador), aos 93 anos. Ela dedicou 80 anos da vida à religião.


(Folha de S.Paulo, 27 dez.18. Disponível em: <https://goo.gl/6A1BRP>. Adaptado)


A notícia trata do falecimento de uma importante liderança religiosa ligada


A

ao espiritismo.


B

ao islamismo.


C

ao judaísmo.


D

ao candomblé.


E

ao catolicismo.

   
Gerar simulado