Questões de Concurso sobre Saúde

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
905 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Nos primeiros meses de 2025, a região das Américas registrou mais de 10 mil casos confirmados de sarampo e 18 óbitos. A maioria dos casos ocorreu em pessoas não vacinadas ou com status vacinal desconhecido. Sobre esse cenário, assinale a alternativa INCORRETA.


A

Mesmo pessoas que vivem em áreas sem casos recentes devem manter a vacinação em dia.


B

Baixa cobertura vacinal em uma população facilita a propagação do vírus.


C

Crianças são as únicas afetadas por complicações graves do sarampo.


D

Indivíduos não imunizados, independentemente da idade, estão em maior risco de contrair sarampo.


E

A vacina tríplice viral permanece como o método mais eficaz para prevenção do sarampo.

Leia o texto abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.


Doenças transmitidas por mosquitos batem recorde na Europa


Continente registrou 27 surtos de chikungunya e 335 de febre do Nilo Ocidental neste ano.


O continente teve neste ano um número recorde de surtos dessas doenças, e a agência de saúde da União Europeia (UE) alerta que as mudanças globais estão contribuindo para um “novo normal” do fenômeno.


https://www.metropoles.com/saude/doencas-de-mosquitosna-europa


As mudanças globais associadas ao crescimento de doenças como febre amarela, febre Chikungunya, entre outras, transmitidas por mosquitos estão associada, principalmente, a fatores


A

macroeconomicos.


B

ambientais.


C

geopolíticos.


D

tecnológicos.

O Fundo Nacional de Saúde (FNS) é o gestor financeiro dos recursos destinados a financiar as despesas correntes e de capital do Ministério da Saúde, bem como dos órgãos e entidades integrantes do Sistema Único de Saúde. O financiamento federal da saúde pública é um processo que envolve etapas específicas e conta com a participação de diferentes entes federativos. Considerando as atribuições e o funcionamento do Fundo Nacional de Saúde, registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:


(__)O FNS atua na execução orçamentária, financeira e contábil, além de desenvolver mecanismos para disponibilizar informações à sociedade sobre custeios, investimentos e financiamentos no âmbito do SUS.

(__)O financiamento federal da saúde pública consiste nas etapas de planejamento dos investimentos, execução dos recursos federais e monitoramento da aplicação dos recursos públicos.

(__)O Fundo Nacional de Saúde limita-se a transferir os recursos financeiros, não possuindo atribuição de orientar estados e municípios quanto à elaboração de projetos e aplicação eficiente dos recursos.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


A

F − V − F.


B

V − F − V.


C

F − F − V.


D

V − V − F.


E

V − F − F.

A implantação da campanha de vacinação obrigatória contra a varíola, conduzida por autoridades sanitárias no Rio de Janeiro, desencadeou forte reação popular diante da ausência de diálogo entre governo e moradores, que se viram submetidos a medidas consideradas invasivas em seu cotidiano. O episódio evidenciou tensões profundas sobre a legitimidade das intervenções estatais, a confiança nas instituições e a participação social na formulação de políticas públicas. Embora situado em outro contexto histórico, o conflito suscita reflexões sobre desafios atuais em ações que dependem da adesão da população para sua eficácia. À luz dessa relação entre passado e presente, qual interpretação estabelece paralelismo coerente entre a Revolta da Vacina e a implementação contemporânea de políticas sanitárias?


A

A demonstração de que políticas públicas dispensam diálogo social quando pautadas por critérios exclusivamente técnicos.


B

A evidência de que ações governamentais voltadas à saúde são sempre rejeitadas, independentemente da forma como são conduzidas.


C

A comprovação de que medidas sanitárias coercitivas, quando impostas, obtêm adesão imediata da população sem resistência.


D

A necessidade de que campanhas de saúde sejam acompanhadas por comunicação transparente e espaços de participação social capazes de fortalecer a confiança pública.


E

A confirmação de que conflitos históricos não contribuem para compreender respostas sociais a intervenções sanitárias no presente.

Em outubro de 2025, a British Broadcasting Corporation (BBC) noticiou o aumento do consumo da droga mefedrona, conhecida como “miau-miau”, entre a população jovem na Rússia. Sobre o assunto, assinale a alternativa CORRETA.


A

A mefedrona é um composto químico de origem natural, tradicionalmente utilizado na medicina russa, que recentemente passou a ser consumido de forma recreativa.


B

A droga “miau-miau” tem efeitos leves e de curta duração, sem evidências de dependência física ou psicológica.


C

O governo russo e as Nações Unidas afirmaram que a mefedrona deixou de representar uma preocupação de saúde pública devido à queda nas apreensões e no consumo.


D

O aumento do consumo de “miau-miau” na Rússia reflete uma tendência global de substituição de drogas naturais por substâncias sintéticas produzidas em laboratório.

A respeito de conceito e características de pandemia, analise as alternativas e assinale V para as VERDADEIRAS e F para as FALSAS:


( )Uma enfermidade se torna uma pandemia quando atinge níveis mundiais, ou seja, quando determinado agente se dissemina em diversos países ou continentes, usualmente afetando um grande número de pessoas. Quem define quando uma doença se torna esse tipo de ameaça global é a Organização Mundial da Saúde (OMS).

( )Uma pandemia pode começar como um surto ou epidemia; ou seja, surtos, pandemias e epidemias têm a mesma origem - o que muda é a escala da disseminação da doença.

( )Um surto ocorre quando há aumento localizado do número de casos de uma doença. “É possível ocorrer um surto de uma doença até dentro de um hospital, causado, por exemplo, por uma infecção hospitalar.

( )Uma epidemia também ocorre quando a doença é recorrente na região, mas não há um aumento significativo no número de casos e a população convive com ela. A dengue tem caráter epidêmico no Brasil, porque ocorre durante o verão em certas regiões.

( )Uma epidemia se dá quando ocorre um aumento no número de casos de uma doença em diversas regiões, estados ou cidades, porém sem atingir níveis globais.


A sequência CORRETA é:


https://butantan.gov.br/covid/butantan-tira-duvida/tira-duvida-noticias/entenda-o-que-e-uma-pandemia-e-as-diferencas-entre-surto-epidemia-e-endemia


A

F – V – V – V – F.


B

V – V – V – F – V.


C

V – F – V – V – F.


D

F – V – F – V – V.


E

V – F – F – V – V.

Em 2025, a inteligência artificial está cada vez mais presente em áreas como saúde, educação e segurança. Um dos principais debates sobre o uso da IA está relacionado a:


A

A massificação do plágio e pirataria.


B

Seu alto custo de manutenção em países pobres.


C

O impacto sobre empregos e questões éticas.


D

O fim do uso de computadores em empresas.

Qual das alternativas abaixo é uma medida recomendada para prevenir problemas de saúde causados pelo calor intenso durante o verão?


A

Evitar o consumo de líquidos durante o dia para não perder energia.


B

Usar roupas de algodão e cores claras para ajudar na ventilação e evitar o superaquecimento.


C

Permanecer em ambientes com pouca ventilação, mesmo que frescos.


D

Evitar a exposição ao sol apenas ao meio-dia. Após esse horário, é recomendado ficar exposto por longos períodos.


E

Realizar atividades físicas intensas durante o período mais quente do dia para adaptação ao calor.

Nosso corpo é como uma máquina incrível, com várias partes que trabalham juntas para nos manter saudáveis. Para cuidar bem dessa máquina, precisamos ter hábitos saudáveis.


Assinale a alternativa que NÃO representa um hábito saudável para o corpo humano.


A

Comer frutas, verduras e legumes todos os dias.


B

Dormir pelo menos 8 horas por noite.


C

Escovar os dentes após as refeições.


D

Ficar muito tempo sentado jogando videogame ou assistindo televisão.


E

Lavar as mãos com água e sabão antes das refeições.

O termo “ultraprocessado” foi cunhado em 2009, no âmbito do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde, ligado à Universidade de São Paulo (...) Refere-se a produtos industriais feitos a partir de fragmentos de alimentos, com altos teores de açúcar, gordura saturada e sódio, além de aditivos cosméticos, como edulcorantes, corantes e aromatizantes, usados para conferir sabor, cor e aroma.


BAIRD, Marcello Fragano. De salgadinhos e refrigerantes. Piauí, Rio de Janeiro, 219, pp. 40-45, dez. 2024.


As iniciativas pela regulação da comercialização de alimentos com vistas ao incentivo à alimentação saudável enfrentam obstáculos políticos.


Assinale a opção que indica a medida que a Anvisa conseguiu impor, em 2020, aos fabricantes de ultraprocessados.


A

Indicar nas embalagens as altas quantidades de açúcar, sódio e gordura saturada do produto.


B

Reduzir pela metade os níveis de açúcar, sódio e gordura saturada presentes nos produtos.


C

Remover os aditivos cosméticos, como corantes e aromatizantes, utilizados na fabricação.


D

Substituir os ingredientes artificiais por naturais para melhorar a qualidade nutricional.


E

Proibir a venda de produtos ultraprocessados em instituições públicas, como escolas e hospitais.

Em 2025, o Brasil anunciou a produção em larga escala de uma vacina 100% nacional contra a dengue, com previsão de distribuição a partir de 2026. Qual é a principal característica dessa vacina?


A

A vacina será administrada em dose única e é eficaz contra os quatro sorotipos do vírus da dengue.


B

A vacina requer duas doses com intervalo de três meses e é eficaz apenas contra o sorotipo DENV-1.


C

A vacina é destinada exclusivamente a adultos com mais de 60 anos e é eficaz contra todos os sorotipos do vírus da dengue.


D

A vacina será administrada em dose única, mas é eficaz apenas contra os sorotipos DENV-2 e DENV-3.

Qual país europeu fez história em 2024 ao ser o primeiro país do mundo “Livre de Fumo”, com uma taxa de tabagismo inferior a 5%, superando a meta da União Europeia com 16 anos de antecedência?


A

Itália.


B

Suécia.


C

Espanha.


D

Portugal.


E

Inglaterra.

Conforme a legislação brasileira vigente, a decisão final sobre a doação de órgãos de uma pessoa falecida é de responsabilidade do(a):


A

Médico responsável pela UTI.


B

Doador, desde que tenha deixado registrado.


C

Família, independentemente de registro anterior do doador.


D

Hospital onde ocorreu a internação.


E

Funerária contratada e do cemitério destinado ao corpo.

“Crianças de até 10 anos, nascidas de 1º de janeiro de 2015 a 31 de dezembro de 2024, com deficiências provocadas pelo(a) ________ Na gestação receberão uma indenização de R$ 60.000 em parcela única. As famílias têm até 31 de outubro para pedir o benefício no aplicativo “Meu INSS' ou em outros canais de atendimento do órgão”.


(https://www.poder360.com.br/,24maio2025)


A

Vírus Chikungunya


B

Sarampo


C

Zika vírus


D

Covid 19

"A partir de maio de 2025, promover saúde mental no trabalho deixará de ser apenas uma boa prática e passará a ser uma obrigação legal para todas as empresas brasileiras. Com a atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), do Ministério do Trabalho e Emprego, passa a ser exigida a avaliação dos chamados riscos psicossociais na gestão de Segurança e Saúde no Trabalho (SST)."


Disponível em: https://exame.com/carreira


O trecho acima fala da responsabilidade que as empresas passam a ter com a saúde mental de seus funcionários, a partir dos efeitos das práticas realizadas no ambiente de trabalho. Qual dos itens citados nas alternativas a seguir NÃO configura um desses fatores?


A

Assédio moral.


B

Sobrecarga psicológica.


C

Descentralização do trabalho.


D

Estresse.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou, em 2025, para o aumento de casos de dengue em várias regiões tropicais do planeta. Esse aumento está relacionado, principalmente:


A

Ao aquecimento global e ao aumento das chuvas.


B

À vacinação obrigatória contra a gripe.


C

Ao crescimento do consumo de alimentos industrializados.


D

Ao uso indiscriminado de antibióticos.

Em 2025 na reunião anual da Academia americana de Neurologia, Em San Diego, foi apresentado um novo método para diagnóstico rápido, utilizando biomarcadores sanguíneos, para a doença neurodegenerativa do tipo:


A

Doença de Huntington;


B

Doença de Alzheimer;


C

Doença de Parkinson;


D

Esclerose múltipla;


E

Esclerose lateral amiotrófica (ELA).

Qual é o nome do único mamífero que voa e que pode transmitir a doença da raiva através da sua mordida?


A

Morcego.


B

Coruja.


C

Ornitorrinco.


D

Cachorro.


E

Gato.

"Uma bebê gravemente doente, que estava no centro de uma batalha legal no Reino Unido, morreu depois que aparelho de suporte que a mantinha viva foi desligado."


Acesso em: https://www.bbc.com/portuguese/ articles/c51x062xkg9o


Apesar do esforço das país, a bebê teve a remoção do aparelho que a mantinha viva após uma disputa judicial, o caso ganhou repercussão mundial e comoção. A bebê era portadora de:


A

Esclerose Múltipla.


B

Lúpus Eritematoso Sistêmico.


C

Doença de Crohn.


D

Distúrbio mitocondrial.

   
Gerar simulado