Questões de Concurso sobre Saúde

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
2.086 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A Organização Meteorológica Mundial (OMM), ligada a ONU, alertou que 2024 tem sido um ano particularmente ruim em termos de clima extremo, causando uma série de catástrofes climáticas no mundo. O aumento da temperatura global, a ação humana e a devastação do meio ambiente estão envolvidos na ocorrência cada vez maior de desastres naturais. Sobre catástrofes climáticas, analise as afirmativas.


I. Segundo dados da OMM, o ano de 2023 já foi considerado o mais quente da história do planeta, ressaltando que foi um ano de riscos climáticos recordes na América Latina e no Caribe.

II. Segundo site da OMM, no Brasil, em 2023, foram registrados doze eventos climáticos extremos, sendo nove deles considerados incomuns e dois sem precedentes.

III. Segundo o Observatório de Clima e Saúde da FioCruz, um evento climático ou meteorológico extremo resulta de uma séria interrupção no funcionamento normal de uma comunidade, afetando seu cotidiano.

IV. Segundo o Observatório de Clima e Saúde da FioCruz, a forma como se originam os eventos climáticos e meteorológicos extremos interfere em sua classificação, logo, um evento de Origem Meteorológica refere-se a estiagem e seca; queimadas e incêndios florestais; chuvas de granizo, geadas e ondas de frio e de calor.

V. Segundo dados da Faculdade de Saúde Pública da USP, existem seis tipos principais de eventos climáticos extremos: Estiagem e seca; Incêndios florestais; Ondas de calor e de frio; Inundações e enchentes; Deslizamentos de terra e Ciclones, tornados e vendavais.


Assinale a alternativa correta:


A

Estão corretas apenas as afirmativas I, II, III e V.


B

Estão corretas apenas as afirmativas I, II, IV e V.


C

Estão corretas apenas as afirmativas I, IV e V.


D

Todas as afirmativas estão corretas.

"_______ terá primeiro medicamento para demência associada ao Parkinson. Rivastigmina é único remédio com registro no país para a condição." (Fonte: OLiberal.com / Data: 21.06.2024). Marque a alternativa que complete a lacuna da reportagem:


A

SESMA.


B

SUS.


C

EUA.


D

China.

Analise a notícia e complete as lacunas.


“Governo de SP promove Dia D de vacinação contra gripe neste sábado.

[...]

O Governo de São Paulo, por meio da ___________________________________, promove neste sábado, (13), o dia D de vacinação contra a gripe nos 645 municípios paulistas em adesão à mobilização nacional contra a __________, vírus causador da gripe.

A ação reforça a importância da imunização e amplia a cobertura vacinal para 18,1 milhões de pessoas de _______________ como crianças de até seis anos, gestantes, puérperas e idosos, que possuem maior risco de agravamento da doença”.


Disponível em: https://www.saopaulo.sp.gov.br. Publicada em: 12 abr. 2024.


A

Secretaria de Estado da Saúde, (SES/SP); influenza; grupos prioritários


B

Secretaria Nacional da Saúde, (SNS/SP); influenza; grupos minoritários


C

Secretaria de Estado da Saúde, (SES/SP); COVID-19; grupos prioritários


D

Secretaria de Estado da Segurança, (SES/SP); influenza; grupos prioritários


E

Seção de Estado da Saúde, (SES/SP); influenza; pessoas com comorbidades

Observe a charge sobre saúde e educação no Brasil:

Imagem associada para resolução da questão


Disponível em: https://www.google.com/search?q=charge+sobre+sa%C3%BAde+e+educa%C3%A7%C3%A3o&sca. Acesso em: 25 abr. 2024.


Saúde e educação são direitos fundamentais para a sociedade, essenciais para o seu desenvolvimento e sua qualidade de vida.


Analisando as questões relacionadas com a saúde e a educação no Brasil, é CORRETO afirmar que:


A

A Constituição brasileira não assegura direitos para educação e saúde.


B

Saúde e educação devem ser prioridades, mas não são direitos sociais.


C

O poder público deve fiscalizar apenas a saúde e a educação pública.


D

Saúde e educação de qualidade são direitos de todos e dever do Estado.


E

O desenvolvimento do Brasil não depende da qualidade da saúde pública.

Analise a manchete de jornal a seguir:


“Baixa taxa de vacinação abre caminho para doenças esquecidas


Em 10 anos, vacinas como BCG, Poliomielite e Tríplice Viral tiveram redução na cobertura vacinal o que pode prejudicar a saúde na infância e colocar o país em uma crise sanitária”


Disponível em https://www.correiobraziliense.com.br/ciencia-e-saude/2024/06/6885940-baixa-taxa-de-vacinacao-abre-caminho-para-doencas-esquecidas.html.


A manchete acima alerta para a necessidade de


A

obrigar a população ignorante a se vacinar, mesmo que de forma compulsória e com uso de forças policiais.


B

aceitar e promover formas não medicamentosas, espirituais e alternativas de combate às doenças e moléstias.


C

combater as campanhas de desinformação que levam pessoas de todas as classes a não se vacinarem.


D

conscientizar os pobres, sem educação escolar, dos riscos das chamadas doenças periféricas ou de terceiro mundo.

No calendário de datas comemorativas existem campanhas de conscientização que trazem visibilidade para algumas causas importantes da área da saúde. Elas são representadas por meses coloridos temáticos. Por exemplo, o abril azul é dedicado:


(https://www.centraldasaude.com.br/blog/meses-coloridos-conheca-as-campanhas-de-conscientizacao-na-area-da-saude/)


A

À prevenção do câncer colorretal


B

À conscientização sobre a conduta no trânsito


C

À conscientização do autismo


D

Promoção da saúde mental

De acordo com o tópico “Atualidades” do Edital deste certame, analise a notícia. seguinte:


“Os vírus de influenza tipo A apresentam alta capacidade de mutação (drift e shift antigênico) e, consequentemente, de adaptação a novos hospedeiros. (...) As aves silvestres infectadas atuam como hospedeiro natural e reservatório dos vírus da IA desempenhando um papel importante na evolução, manutenção e disseminação desses vírus”.


(https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/sanidade-animal-e-vegetal/saude-animal/programas-de-saude-animal/pnsa/influenza-aviaria.mai/jun2023)


Marque a alternativa com informação incorreta.


A

A transmissão ocorre apenas entre as fêmeas em fase de postura / reprodução.


B

A adaptação dos vírus de influenza aviária ao homem já foi responsável por uma alta taxa de letalidade, e a possibilidade de transmissão desses vírus entre os seres humanos pode representar um alto risco para a população mundial.


C

As principais espécies silvestres envolvidas parecem ser aves aquáticas, gaivotas e aves costeiras.


D

As aves silvestres infectadas, normalmente, apresentam infecção sem adoecer, o que lhes permite transportar o vírus a longas distâncias ao longo das rotas de migração.


E

A exposição direta a aves silvestres infectadas é o principal fator de transmissão da IA.

A principal ferramenta de prevenção e controle da meningite disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil é a:


A

Alimentação.


B

Vacina.


C

Reclusão social.


D

Transfusão sanguínea.


E

Doação de órgãos.

Para que serve a vacina?


A

Para fazer as pessoas gastarem dinheiro.


B

As vacinas não servem para nada.


C

Para nos fazer ficar doentes.


D

Para nos proteger de doenças graves.

A obesidade tem crescido principalmente entre as pessoas mais abastadas no Brasil, no entanto, apesar de o Sistema Único de Saúde (SUS) oferecer tratamento, há uma grande preocupação devido ao problema ser de saúde pública e envolver toda a população.


C

Certo


E

Errado

O apresentador Fausto Silva foi internado no hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, nesta segundafeira (26). Ele deve ser submetido a um novo transplante, agora de rim.


Notícia nacional e que colocou em evidência o funcionamento da fila do SUS de transplantes, Faustão recebeu no final de agosto de 2023 o transplante de qual outro órgão?


A

Fígado.


B

Pâncreas.


C

Córneas.


D

Coração.


E

Pulmão.

Ano: 2024
Prova: Objetiva Concursos - Prefeitura - Telefonista - 2024

A varíola é uma doença infecciosa que foi erradicada, ou seja, não há casos no mundo todo há muitos anos. Nos últimos anos, doenças infecciosas controladas que estavam seguindo pelo mesmo caminho, como o sarampo, estão voltando a se espalhar. Qual é a melhor medida para diminuir o número de casos de sarampo e a doença voltar a ser considerada eliminada no Brasil?


A

Evitar levar crianças para ambientes fechados e com muitas pessoas.


B

Vacinação completa de acordo com o calendário previsto para cada idade.


C

Não tocar em pessoas contaminadas, pois é assim que a doença se espalha.


D

Não é necessário nenhuma medida nova, pois sarampo não é uma doença perigosa.

Observe a charge a seguir e analise as afirmações apresentadas:


Imagem associada para resolução da questão


I. Porque médicos e demais profissionais da saúde podem cometer atos de violência sexual, é garantido à mulher que se submete a exames e procedimentos, estar acompanhada por alguém de sua confiança.

II. Têm havido, recentemente, acusações de estupro contra jogadores profissionais que atuaram na seleção brasileira de futebol.

III. Apenas homens com roupas simples, como regatas e camisetas, são potenciais autores de violência sexual contra mulheres.


De acordo com as ideias contidas na charge, estão corretas as afirmações contidas em



A

I, apenas.


B

III, apenas.


C

I e II, apenas.


D

II e III, apenas.


E

I, II e III.

Observe a imagem abaixo:


Imagem associada para resolução da questão


Disponível em: <https://basearch.coc.fiocruz.br/index.php/portadores-de-bocio-amaro-leite-go-07-de-setembro-de-1912> . Data de acesso: 21/10/2023.


O bócio é uma doença caracterizada pelo aumento da glândula tireoide, que pode levar a um inchaço no pescoço, como pode ser observado na imagem anterior. O bócio era prevalente nas províncias de Goiás e São Paulo no Brasil Central no século XIX. O bócio e o cretinismo endêmico eram frequentemente mencionados por viajantes e administradores que visitaram a Província de Goiás. No início do século XX o número de indivíduos portadores de bócio no estado de Goiás ainda era bastante significativo. Sobre a causa do bócio, podemos afirmar que:


A

É causado por uma infecção bacteriana.


B

É causado por uma infecção viral.


C

É causado pela deficiência de iodo na dieta.


D

É um sintoma da Doença de Chagas.

“A Câmara dos deputados, em 21 de fevereiro de 2024, aprovou um projeto de lei que determina a publicação na internet da lista de pacientes que aguardam por cirurgias e exames nos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) [...]. O texto aprovado prevê que as listas devem trazer o número do Cartão de Saúde do paciente, data de agendamento, posição do paciente na lista, local onde será realizada a cirurgia ou serviço e especialidade em caso de cirurgia eletiva.”


Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/ noticia/2024-02/camara-aprova-projeto-que-obriga-divulgacao-de-lista-de-espera-do-sus. Acesso em: 04 abr. 2024.


Sobre o SUS, assinale a alternativa correta.


A

O SUS tem estrutura para oferecer o atendimento médico para toda a população brasileira.


B

O SUS foi criado pela Constituição de 1988, que também determinou como dever do estado a garantia do direito à saúde por parte dos brasileiros.


C

Apesar de realizar alguns transplantes de órgãos, a porcentagem desse atendimento em nível nacional, realizado pelo SUS, é baixa.


D

Por se tratar de um serviço público, e por isso sujeito ao ordenamento jurídico e às determinações políticas, o SUS não oferece cirurgias e procedimentos ambulatoriais para a resignação sexual, sendo esse serviço exclusivo das redes particulares.

“Desde 2017, não há reajuste, nem do imposto que incide sobre os produtos derivados do tabaco, nem sobre o preço mínimo estabelecido por lei. O preço está congelado desde o final de 2016” [...]. “A gente já está observando isso, que está havendo um aumento na proporção de fumantes entre adolescentes e jovens”, disse (André) Szklo. Para ele, a proporção de jovens adultos que fuma vinha recuando desde 1989, mas parou de cair – um reflexo direto do enfraquecimento da política de preços e impostos, a principal diretriz para prevenir a iniciação ao fumo.


Disponível em: https://www.otempo.com.br/brasil/dianacional-contra-o-fumo-preco-baixo-favorece-iniciacao-de-adolescentes-1.3223271. Acesso em: 29 ago. 2023.


Segundo o trecho da reportagem,


A

a ausência de impostos sobre o tabaco é fator estimulador ao tabagismo.


B

as taxas de fumantes têm relação direta e proporcional aos preços e impostos do tabaco.


C

o baixo preço do tabaco tem favorecido o surgimento de novos fumantes.


D

os adolescentes e jovens são maioria entre os fumantes desde o ano de 1989.

No dia 07 de fevereiro de 2024, o Brasil ganhou destaque por ser o primeiro país a lançar um programa para eliminação de controle de doenças socialmente determinantes, que tem como objetivo eliminar infecções e doenças como tuberculose, hanseníase, HIV/AIDS e malária, que acometem populações em vulnerabilidade social. Como esse programa foi nomeado?


A

Brasil Saudável.


B

Doença Zero.


C

Brasil Amigo.


D

Vulnerabilidade Zero.


E

Vencendo as Infecções.

O surgimento de empregos híbridos em 2024 combina habilidades tradicionais com competências digitais. Suponha que o consórcio de saúde contratou um "Analista de Experiência Imersiva em Saúde", que atua na interface entre atendimento em saúde e realidade virtual. Sobre este cenário, é correto afirmar que:


A

A interação entre tecnologia e saúde abre caminho para a criação de profissões que demandam competências cognitivas e socioemocionais, além das habilidades técnicas, implicando na necessidade de uma formação humanística que complemente a especialização técnica.


B

A ascensão de profissões híbridas implica em uma reconfiguração do mercado de trabalho, demandando dos profissionais uma postura proativa na busca por formação multidisciplinar e desenvolvimento de competências transversais, como a criatividade e a capacidade de resolução de problemas complexos.


C

O profissional híbrido na saúde deve ser capaz de desenvolver soluções tecnológicas inovadoras para o setor, atuando como um líder em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias, com foco na criação de aplicativos, softwares e dispositivos médicos.


D

A convergência entre habilidades técnicas tradicionais e competências digitais cria novos perfis profissionais, exigindo formação continuada e adaptabilidade, enquanto mantém a importância do conhecimento específico de cada área.


E

A introdução da realidade virtual na saúde impulsiona a telemedicina e o atendimento remoto, demandando a criação de novas especialidades médicas e enfermagem focadas em tecnologias digitais, com ênfase no desenvolvimento de softwares e plataformas digitais para atendimento ao paciente.

O desenvolvimento de sistemas de IA capazes de tomar decisões médicas autônomas, em 2024, levantou questões sobre responsabilidade legal e ética nessa área. Ao encontro dessa temática, analise:


I.A autonomia decisória da IA na área da saúde requer novos frameworks/quadros de referência éticos e legais.

II.A responsabilidade médica torna-se um conceito híbrido, envolvendo humanos e máquinas.

III.Sistemas autônomos de IA podem reduzir vieses humanos em decisões médicas.


É correto o que se afirma em:


A

I, II e III.


B

II, apenas.


C

III, apenas.


D

I, apenas.


E

II e III, apenas.

Dados detalhados sobre moradia permitem a criação de programas integrados de habitação e saúde, em que melhorias nas condições de habitação são combinadas com intervenções de saúde pública. Ao encontro dessa temática e considerando os dados dos últimos censos, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:


I.Em 2022, havia no país, aproximadamente, 60 milhões de casas ocupadas, nas quais residiam por volta de 171 milhões de pessoas. O segundo tipo mais encontrado foi apartamento, categoria de domicílio na qual residiam quase 13% da população. O aumento da população residente em apartamento é expressivo, sendo registrado em distintas regiões do país. É uma tendência encontrada nas áreas de região metropolitana e nos centros das cidades maiores.


ALÉM DISSO,


II.Apesar de registrar uma expansão dos domicílios do tipo apartamento, o Censo Demográfico 2022 mostra que, dos 5570 municípios brasileiros, em apenas três predominava essa modalidade e um desses é Florianópolis. Sendo um destino turístico importante da região sul, a capital catarinense, no Censo 2010, possuía 49% de seus residentes em apartamentos, já em 2022 esse percentual aumentou para 57%. É um adensamento que gera verticalização para atrair mais pessoas que querem estar próximas às praias.


A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:


A

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.


B

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma complementação correta da I.


C

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.


D

As asserções I e II são proposições falsas.


E

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma complementação correta da I.

   
Gerar simulado