

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Um dos cuidados primordiais com o recém-nascido diz respeito ao seu calendário de vacinação. Antes mesmo de sair da maternidade, nas primeiras 12 horas de vida o recém-nascido deve tomar a vacina
BCG.
Sarampo.
Meningocócica.
Poliomielite.
Hepatite B.
Em entrevista publicada no dia 03/05/2023 no site da Fiocruz – campus virtual, o Presidente da Academia de Ciências da Bahia e pesquisador da Fiocruz-Bahia, o professor Manoel Barral-Netto, disse que “a ciência é como um esforço de longo prazo, normalmente você não tem resultados imediatos”. Tal afirmação se justifica em razão da
ineficácia das instituições de ciência e tecnologia.
ineficiência dos pesquisadores e cientistas.
estrutura organizacional das universidades.
complexidade dos produtos desenvolvidos.
A imagem abaixo refere-se à Campanha da Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul “Fevereiro Roxo e Laranja”, publicada em uma das redes sociais da Prefeitura de Faxinal do Soturno. O objetivo da campanha é conscientizar a população sobre as doenças fibromialgia, Alzheimer, lúpus e leucemia, além de indicar os principais sintomas, para que se consiga diagnosticá-las corretamente. Sobre isso, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as doenças mencionadas às suas descrições.

Coluna 1
1. Alzheimer.
2. Fibromialgia.
3. Leucemia.
4. Lúpus.
Coluna 2
( ) Conhecida como câncer no sangue, tem como principal característica o acúmulo de células doentes na medula óssea, que substituem as células normais. O principal exame de sangue para suspeita inicial do diagnóstico é o hemograma.
( ) Doença inflamatória e autoimune que afeta múltiplos órgãos e tecidos, como pele, articulações, cérebro e rins. Essa patologia destrói os tecidos saudáveis do corpo pelo próprio sistema imunológico e causa febre, fadiga, rigidez muscular, inchaço, dores em articulações e lesões na pele.
( ) Síndrome que pode surgir na infância e adolescência, mas que atinge principalmente mulheres. Entre os principais sintomas dessa doença crônica estão: dor generalizada, fadiga, problema de concentração e perda de memória, dores e formigamento nas mãos e pés, insônia e depressão.
( ) Uma das doenças mais comuns que afetam principalmente os idosos. Entre os principais sintomas estão: perda progressiva da memória, desorientação, distúrbios na linguagem, dificuldade em executar tarefas familiares, perda da habilidade de cuidar de si, afastamento da vida social, dificuldade em perceber imagens visuais e alterações de humor e personalidade.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
1 – 2 – 4 – 3.
2 – 4 – 1 – 3.
3 – 1 – 4 – 2.
4 – 2 – 3 – 1.
3 – 4 – 2 – 1.
Leia a descrição a seguir:
Especialidade médica que disponibiliza serviços à distância para o cuidado com a saúde, com o uso de modernas tecnologias digitais que promovem a assistência médica online aos pacientes, clínicas, hospitais e profissionais da saúde. O seu grande potencial é melhorar o atendimento em saúde dos pacientes.
O trecho se refere à atividade denominada
cibermedicina.
telemedicina.
prontuário eletrônico.
informática em saúde.
registro eletrônico de saúde.
A Ementa que instituiu regime extraordinário fiscal, financeiro e de contratações para enfrentamento de calamidade pública nacional decorrente de pandemia ficou conhecida como:
PEC de Orçamento de Guerra
PEC de Liberdade de Gastos
PEC de Orçamento da Saúde
PEC do Coronavírus
PEC do Combate a Guerra
A saúde de uma cidade, região ou país pode ser avaliada por diferentes métodos. A qualidade da saúde de um país é indiretamente aferida na avaliação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) por meio da seguinte métrica:
Expectativa de vida.
Número de hospitais.
Registros de doenças.
Registros de óbitos.
A primeira vacina aprovada pela OMS para uso durante a pandemia do coronavírus utilizava um método nunca utilizado em vacinas para humanos, mas estudado há anos. A vacina possuía mRNA no qual pedaços do código genético do vírus eram introduzidos nas células do organismo humano dentro dos lipossomos, permitindo que haja replicação da proteína do vírus e estímulo do sistema imunológico para combate do vírus. A primeira vacina a que se refere o texto trata-se da
Astrazeneca.
Coronavac.
Janssen.
Pfizer/BioNTech.
Entre as campanhas de saúde e conscientização, novembro é considerado o mês mundial de combate ao câncer de próstata. Qual é a cor dessa campanha?
Verde.
Marrom.
Azul.
Amarelo.
O mês de abril, também chamado de abril azul, é o mês de conscientização sobre o autismo, marcado por várias campanhas informativas que visam a inclusão de pessoas com transtorno do espectro autista - TEA. Sobre o tema, analise os itens a seguir:
I- O abril azul, embora seja uma campanha local e sem alcance mundial, está incorporado à agenda oficial do Governo Brasileiro;
II- De acordo com dados publicados em 2023, Organização Mundial de Saúde estima que uma a cada 25 crianças no mundo tenha TEA;
III- O tema da campanha nacional de 2023 foi "mais informação, menos preconceito";
IV- O esclarecimento e conscientização da população, bem como o maior acesso à informação e aos serviços de diagnóstico são alguns dos fatores que os pesquisadores apontam para explicar o número crescente de diagnósticos de pessoas com TEA.
Estão corretos apenas os itens:
I e IV.
III e IV.
I e II.
II e III.
Pesquisas recentes mostraram um potencial risco da volta de uma doença que já havia sido erradicada no Brasil e que pode causar danos irreversíveis à criança que a contrai, por isso o governo federal vem criando campanhas de incentivo à vacinação. Qual é esta doença?
A caxumba.
A catapora.
A febre amarela.
A poliomielite.
A varicela.
Leia a notícia e responda:
Elaine Luzia dos Santos tem 33 anos, não fala, não anda e não tem o movimento dos braços e das mãos. Ela é a primeira estudante do Brasil, com essas condições, a se formar em medicina. Aos 21 anos, Elaine foi aprovada no curso de medicina... Mas em 2014, aos 26 anos, um episódio mudou a vida dela pra sempre: depois de ter acordado com dor de cabeça durante a madrugada, ela caiu esperou socorro por 16 horas e no hospital recebeu o diagnóstico de que tinha sofrido um acidente vascular cerebral (AVC). O AVC foi no tronco encefálico - região do cérebro acima da medula espinhal e que regula a respiração, a pressão arterial e a frequência cardíaca. Nesse ponto, o sangue engrossou e formou um coágulo que provocou um entupimento. Elaine tinha uma doença chamada trombofilia, que é talvez uma das maiores causas de AVC em pacientes jovens, homens e mulheres. Elaine ficou 30 dias na UTI, ela perdeu todos os movimentos do pescoço pra baixo e a capacidade de falar, mas manteve a lucidez e o intelecto. Na UTI. um colega do curso de medicina apresentou pra Elaine a prancha alfabética. São cinco linhas, cada uma com cinco letras. Com ela, Elaine reaprendeu a se comunicar. Em vez da fala, com o olhar.
Fonte G1 -10-07-2022.
Assim a acadêmica Elaine Luzia dos Santos de 33 anos ê a primeira brasileira portadora de tetraparesia a concluir o curso de medicina, é estudante de qual universidade?
UNIP-SP.
UNIOESTE.
UFPR.
PUC-SP.
“Diante de seus olhos, o neuropsiquiatra tinha um caso estranho, que ele nunca havia visto antes. Perda de memória e compreensão, afasia, desorientação, comportamento imprevisível, paranoia e acentuada incapacidade psicossocial foram alguns dos sintomas manifestados pela dona de casa alemã de 51 anos”. (Fonte: BBC — adaptado.)
A doença que afeta milhões de pessoas, chamada de doença do esquecimento, é:
Parkinson.
Alzheimer.
Esquizofrenia.
Borderline.
Ménière.
Qual a especialidade do Geriatra?
Tratamento de doenças do intestino.
Tratamento de doenças da pele.
Tratamento de doenças de varizes.
Tratamento de doenças de idosos.
O uso de cores temáticas nos meses vem ganhando força ao longo das duas últimas décadas. Representando a cada mês um assunto de grande importância para a sociedade. Em maio a cor representante é a amarela, que representa o combate a(o)s:
Acidentes de trânsito
Suicídio
Câncer de pele
Feminicídio
Violência e homicídios
A transmissão não é feita de pessoa para pessoa e acontece após a picada do carrapato, que deve ficar cerca de quatro horas grudado na pele. O problema é que os micuins - carrapatos jovens e pequenos - também são transmissores e são difíceis de serem vistos a olho nu. O principal foco de concentração da doença no Brasil é na região Sudeste.
Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2023/06/15/quais-sao-os-tipos-de-febres-que-existem-no-mundo-e-as-mais-perigosas.htm?cmpid=copiaecola. Acesso em: 16 jun. 2023. [Fragmento]
O texto faz referência a uma doença transmitida pela picada do carrapato estrela, que é conhecida como febre
aftosa.
amarela.
maculosa.
tifoide.
No site da Prefeitura Municipal, consta a seguinte divulgação:

Imagem adaptada especialmente para essa prova.
A Portaria MTP nº 1.375/2022 garante que a pessoa surda ou com deficiência auditiva:
Possa ser acompanhada por seu intérprete ou tradutor da Língua Brasileira de Sinais – Libras durante todos os atendimentos realizados no âmbito do Ministério do Trabalho e Previdência e de seus órgãos e entidades vinculados.
Possa ser acompanhada por seu ledor ou cão-guia em todas as dependências e serviços no âmbito do INSS.
Tenha prioridade de atendimento em relação às pessoas com outros tipos de deficiências.
Tenha todas as suas provas universitárias traduzidas em Braile.
Seja atendida por funcionários intérpretes ou tradutores da Língua Brasileira de Sinais – Libras em todos os estabelecimentos comerciais, que devem ter em seu quadro funcionários fluentes em Libras para realizar atendimento aos deficientes auditivos.
"Mais de 3 mil casos foram notificados na capital em 20 dias, principalmente nas praias da região Norte da cidade, informou a prefeitura. Além da capital de Santa Catarina, outras sete cidades notificaram casos da epidemia, segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (Dive-SC): Balneário Camboriú, Bombinhas, Navegantes, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo e Itapema."
Acesso em: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia
O excerto da reportagem acima, trata-se de uma surto que ocorreu no verão do ano de 2023 em algumas cidades do estado, e foi causado pelo:
RSV.
Adenovírus.
Norovírus.
SARS-CoV-2.
Sobre o piso nacional da enfermagem:
I-A ministra da Saúde, Nísia Trindade, garantiu que o Governo Federal vai pagar o piso nacional da enfermagem com valores retroativos ao mês de maio.
II-O anúncio vem na sequência de decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que reconheceu que o setor público deve cumprir o que prevê a legislação sobre o tema.
III-A Confederação Nacional de Saúde, Hospitais, Estabelecimentos e Serviços (CN Saúde), que representam empresários do segmento não demonstraram resistência à criação do piso desde quando o Congresso começou a debater o assunto, em 2020.
São corretas:
Apenas I
Apenas II
I e II
I, II e III
Trata-se de uma doença contagiosa viral que pode causar paralisia em crianças, mas que pode ser evitada por meio da vacinação com a chamada “gotinha”. Essa doença é a:
Poliomielite.
Catapora.
Tuberculose.
Rubéola.
"Radar vai monitorar garimpo ilegal e alertar desmatamento. A ferramenta será utilizada inicialmente para identificar atividades de mineração ilegal." (Fonte: www.dol.com.br. Data: 14.04.2023). A respeito deste monitoramento, apenas não se pode afirmar:
A utilização do Radar Mining Monitoring (Rami) visa prevenir e monitorar a ocorrência de ilícitos ambientais em áreas de garimpo ilegal e do agronegócio.
A iniciativa é da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas).
A ferramenta será utilizada inicialmente para identificar atividades de mineração ilegal na Região de Integração Tapajós, sudoeste do Pará. Após essa etapa, haverá a expansão do uso para as demais regiões do Estado.
Além de monitorar atividades minerárias ilegais, o Radar Mining Monitoring (Rami) será usado para fiscalizar empreendimentos licenciados, colaborando para monitorar as áreas licenciadas para a mineração, a fim de saber se o empreendimento está cumprindo como foi determinado no momento do licenciamento.