Questões de Concurso sobre Independência de Pensamento

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
10 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

De acordo com a NBC PA 400 – INDEPENDÊNCIA PARA TRABALHO DE AUDITORIA E REVISÃO, a independência compreende a independência de pensamento e a aparência de independência.


A independência de pensamento significa


A

concluir o trabalho sem consultar membros externos ou que trabalham na entidade sendo auditada.


B

utilizar metodologia de trabalho objetiva e cética e diferente daquela utilizada pela entidade auditada.


C

realizar treinamentos exclusivos focados na postura ética e nas normas contábeis, para a elaboração de conclusões.


D

ter postura que permite a apresentação de conclusão que não sofra efeitos de influências que comprometam o julgamento profissional.


E

evitar fatos que fariam com que um terceiro informado imaginasse que a integridade da firma ou de membro da equipe de auditoria estivesse comprometida.

A independência de auditoria, crucial para o exercício da função, exige do auditor postura que permita expressar opiniões sem influências externas. A condição é garantida pela independência de pensamento e aparência, essenciais para emitir relatórios objetivos.


C

Certo


E

Errado

O auditor deve ter independência de pensamento, para realizar diagnóstico imparcial, íntegro e objetivo; e, aparência de independência, relacionada à autopreservação do auditor ao evitar fatos e circunstâncias cuja integridade, objetividade ou ceticismo profissional fiquem comprometidos (CFC, 2019).


Considerando as diversas ameaças ao cumprimento dos princípios fundamentais, relacione os conceitos apresentados a elas.


(1) Ameaça de Autorrevisão

(2) Ameaça de Defesa de Interesse do Cliente

(3) Ameaça de Familiaridade

(4) Ameaça de Interesse Próprio

(5) Ameaça de Intimidação


( ) O auditor não avaliará apropriadamente os resultados do serviço prestado por ele ou por membro da equipe de auditoria, nos quais o ele confiará fazendo o julgamento parte da prestação do serviço, quando deveria utilizar um revisor apropriado que não era membro da equipe para revisão do trabalho realizado.

( ) O auditor ou membro da equipe de auditoria que tenha familiar ou relacionamento longo e próximo com o cliente que tenha posição de exercer influência significativa sobre o objeto de trabalho, torna-se solidário aos interesses dele, ou aceitará seu trabalho sem muito questionamento.

( ) O auditor promove os interesses ou posição de cliente a ponto de agir como defensor do mesmo em litígios ou controvérsias com terceiros e praticar lobby em favor da legislação em nome do cliente a ponto em que a sua objetividade fique comprometida.

( ) O auditor é dissuadido de agir objetivamente em decorrência de pressões reais ou aparentes, como o aceite de presente significativo do cliente e constantes insinuações da divulgação deste falto, para tentar exercer influência indevida sobre o auditor.

( ) O auditor tem influência gerada pelo interesse financeiro direto no cliente, pela cotação de honorários muito baixos para obter o trabalho tornando difícil executar o serviço conforme as normas técnicas, entre outras situações que influenciarão o julgamento e/ou o comportamento do auditor de forma inapropriada.

Assinale a sequência correta da associação, de cima para baixo.


A

1 – 3 – 2 – 5 – 4


B

2 – 4 – 3 – 5 – 1


C

3 – 5 – 4 – 1 – 2


D

4 – 2 – 1 – 3 – 5

Considere a seguinte definição:

-

Trata-se de posicionamento que permite a apresentação de conclusão que não sofra efeitos de influências que comprometam o julgamento profissional, permitindo que a pessoa atue com integridade, objetividade e ceticismo profissional.

-

Tal definição contempla a(o)


A

independência de pensamento


B

aparência de independência


C

responsabilidade profissional


D

integridade profissional


E

livre convencimento

Em relação às normas vigentes de auditoria independente, emanadas pelo Conselho Federal de Contabilidade – CFC, marque o conceito INCORRETO abaixo, oriundo da Resolução CFC 1.201/09:


A

Sócio encarregado do trabalho é o sócio ou outra pessoa na firma responsável pelo trabalho e sua execução, e pelo relatório que é emitido em nome da firma. Quando necessário, é quem tem a autoridade apropriada conferida pelo Sistema CFC/CRC e quando requerido pelo regulador. Os termos sócio encarregado do trabalho, sócio e firma devem ser lidos como os equivalentes aplicados para o setor público.


B

Equipe de trabalho são os sócios e o quadro técnico envolvidos no trabalho e quaisquer pessoas contratadas pela firma ou uma firma da mesma rede para executar procedimentos do trabalho. Isso inclui especialistas externos contratados pela firma ou por firma da mesma rede.


C

Inspeção em relação a trabalhos concluídos são procedimentos projetados para fornecer evidências do cumprimento das políticas e procedimentos de controle de qualidade da firma pelas equipes de trabalho.


D

Firma da mesma rede é a firma ou entidade que é parte da mesma rede daquela responsável pela auditoria, revisão de informação contábil histórica, pelo outro serviço de asseguração ou pelo serviço correlato.

O objetivo da auditoria ao examinar as demonstrações financeiras é expressar uma opinião sobre suas propriedades e assegurar que elas representem adequadamente a posição patrimonial e financeira.

Nesse contexto, a responsabilidade pela elaboração das demonstrações financeiras é da:


A
administração da entidade;

B
auditoria independente;

C
auditoria interna;

D
contabilidade;

E
gerência financeira.

É o(a) responsável pela adoção de políticas e procedimentos para identificar, avaliar, contabilizar e/ou divulgar, adequadamente, os passivos não registrados e as contingências.


A

A auditoria interna.


B

O auditor externo.


C

O setor de contabilidade da entidade.


D

A administração da entidade.


E

O controle interno.

As estimativas contábeis são de responsabilidade da administração das entidades e fundamentam-se em fatores objetivos e subjetivos para o cálculo e a contabilização das provisões, que devem ser conferidos pelo auditor. Nessa situação, os aspectos conjunturais da economia e suas projeções não são de responsabilidade do auditor, cuja responsabilidade se restringe ao cálculo matemático-estatístico.

C
Certo

E
Errado

A carta de responsabilidade da administração deve ser emitida com a mesma data do(a)


A

parecer dos auditores.


B

balanço patrimonial.


C

relatório da administração.


D

relatório de controle interno.


E

publicação das demonstrações contábeis.

A responsabilidade de avaliação das estimativas contábeis de uma empresa a ser submetida a uma auditoria independente é do


A

contador responsável.


B

auditor interno.


C

administrador da empresa.


D

auditor independente.


E

Controller geral.

 
 
Gerar simulado