

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Os atos dos documentos estão interligados aos atos da fala quando compreendidos dentro de contextos sociais, nos quais a função do documento como meio e instrumento de interação social corresponde às funções da linguagem de articulação, cooperação e coordenação de atividades.
Certo
Errado
A biblioteconomia expandiu-se com o aumento do número de bibliotecas públicas, no final do século XIX até o início do século XX.
Certo
Errado
A ordem de citação dos assuntos no arranjo do acervo é importante para evitar:
dispersão.
hierarquia.
desinformação.
incompletude.
descontinuidade.
Os documentos jurídicos são classificados conforme as seguintes categorias: emendas à constituição, leis complementares, leis ordinárias, leis delegadas, medidas provisórias e decretos legislativos e resoluções.
Certo
Errado
O escopo da Teoria dos Atos dos Documentos inclui o que se pode realizar com documentos, tipos de suporte dos documentos, sistemas institucionais aos quais pertencem os documentos e tipo de indexação e classificação dos documentos.
Certo
Errado
O Consórcio BDJur é uma rede de
informações digitais interligando as bibliotecas digitais na área do Direito existentes em onze setores do Poder Judiciário Brasileiro.
escritórios de advocacia do país, visando intercâmbio de documentos e serviços na área de informação.
bibliotecas acadêmicas nas quais há a preocupação com a racionalização do acesso aberto à produção legal de suas instituições.
bibliotecas privadas nas quais há interesse no desenvolvimento compartilhado de suas coleções de revistas eletrônicas internacionais.
bibliotecas virtuais que reúnem e disponibilizam a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional.
Um importante sistema de informação nacional, mantido pelo IBICT, que ocupa a segunda maior posição no mundo em termos de quantidade de conteúdos é a BDTD –
Biblioteca Digital na área Tributária e Documental.
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações.
Biblioteca Digital na área de Tratados sobre Doutrina.
Biblioteca sobre Doenças Tropicais e Determinantes.
Biblioteca de Documentos, Tratados e Diapositivos.
Analise as seguintes frases.
I. “[...] é o conjunto de princípios expostos nos livros de direito, em que se firmam teorias ou se fazem interpretações sobre ciência jurídica”;
II. “ a forma pela qual os tribunais expressam suas decisões e aplicações da legislação vigente”;
III. “o conjunto de normas e atos jurídicos que ditam as regras de conduta dentro de um Estado”.
Elas representam, correta e respectivamente, os seguintes conceitos da informação jurídica:
doutrina; legislação; jurisprudência.
jurisprudência; doutrina; legislação.
jurisprudência; legislação; doutrina.
doutrina; jurisprudência; legislação.
legislação; doutrina; jurisprudência.
Relacione os termos da esquerda com sua definição na coluna da direita:
Assinale a sequência correta correspondente de cima para baixo:
Com relação aos tipos de documentos, é correto afirmar que radiografias, microformas e transparências são exemplos de documentos:
sonoros.
cartográficos.
iconográficos.
tridimensionais
gráficos.
Com o movimento do acesso aberto e o crescimento do potencial da internet como veículo de disseminação do conhecimento, surgiram várias novas tipologias de documento, dentre elas REA, que significa
Recursos de Educação Assistida.
Revistas Educativas e Automáticas.
Recursos Educacionais Abertos.
Relatórios Estratégicos e Abrangentes.
Revisões de Estado da Arte.
Analise as afirmativas apresentadas abaixo em relação à documentação:
1. É o processo que consiste na criação, coleta, organização, armazenamento e disseminação de documentos e informações.
2. No fim do século XIX, havia necessidade de uma nova tecnologia, de um novo conjunto de técnicas para organizar, analisar os documentos, descrevê-los, resumi-los, técnicas diferentes das técnicas tradicionais da biblioteconomia, surgindo assim a documentação.
3. Documentação administrativa é o conjunto de documentos dos mais variados formatos, que colaboram na tomada de decisão no exercício de atividades em uma organização.
4. Documentação jurídica é o conjunto de documentos de conteúdo jurídico ou legal. Podem ser de três tipos: legislação, jurisprudência e doutrina.
5. Documentação cartográfica são documentos ou coleção de documentos, contendo informações que, sob forma gráfica ou fotogramétrica, representam uma porção da superficie terrestre ou de corpos celestes.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Um dos mais conhecidos softwares internacionais para repositórios institucionais, utilizado em vários sistemas brasileiros de informação jurídica tipo BDJur, é o
OCS – Online Conference System.
Dspace – MIT e HP.
OJS – Open Journal System.
SophiA Biblioteca.
Aleph – ExLibris.
Leia a definição a seguir.
“… melhoria nas condições de trabalho, com extensão a todas as funções de qualquer natureza e nível hierárquico, nas variações comportamentais, ambientais e organizacionais que venham, juntamente com políticas de recursos humanos condizentes, humanizar o emprego, de forma a se obter um resultado satisfatório, tanto para o empregado como para a organização. Isso significa atenuar o conflito existente entre o capital e o trabalho.”
Essa definição refere-se à
arquitetura da informação.
usabilidade.
ergonomia.
governança de recursos humanos.
sociabilidade das relações.
Sobre o consórcio “Biblioteca Digital Jurídica”, uma iniciativa aprovada pelo então presidente do Superior Tribunal de Justiça, Ministro Edson Vidigal, através do ato nº 278, de 22/09/2004, podemos afi rmar: (Assinale com V para a afi rmação verdadeira e F para falsa)
( ) Trata-se de um projeto para que todas as bibliotecas jurídicas nacionais compartilhem dados.
( ) É uma rede de informações digitais do Poder Judiciário Brasileiro.
( ) O consórcio foi denominado BDJUR
( ) O acervo engloba doutrina, legislação, jurisprudência, palestras, cursos e outros materiais de interesse institucional e pertinentes às atividades do poder judiciário.
Assinale a sequência correspondente correta de cima para baixo:
A literatura a respeito de ética institucional, que perpassa todos os níveis de formação do indivíduo, aponta distintos tipos de plágio, dentre eles:
intencional, literal e autoplágio.
deliberado, malicioso e astuto.
acadêmico, universitário e estudantil.
corriqueiro, inconsciente e programado.
prosaico, indispensável e deliberado.
Constituem jurisprudência acerca de determinado tema jurídico as decisões relativas a esse tema emanadas dos diversos tribunais.
Em um ato legal, a referência ao enunciado de cada artigo, denominada de caput, é feita em algarismos romanos.
Entende-se por doutrina o pensamento jurídico sistematizado em que se teoriza acerca do conhecimento jurídico expresso em publicações.