

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A política de indexação é um dos fatores que influenciam no desempenho de um sistema de recuperação da informação. A seu respeito é correto afirmar que:
as decisões quanto à política de indexação são tomadas pelo indexador individual, uma vez que é ele quem lida diretamente com o usuário que requer a informação; principalmente quando atua no serviço de referência
a exaustividade da indexação é a principal decisão política que corresponde, grosso modo, ao emprego de termos específicos em número suficiente para abranger o conteúdo temático do documento de modo bastante completo
a principal decisão política diz respeito à exaustividade da indexação, a qual, corresponde, grosso modo, ao número de termos atribuídos em média. Quanto mais termos forem utilizados para indexar um documento mais acessível ele se tornará
as decisões da política quanto à exaustividade devem assumir a forma de limites absolutos à quantidade de termos a serem atribuídos
as decisões quanto à política de indexação no que se refere à exaustividade e especificidade são tomadas conjuntamente pelos indexadores individuais, pelos gestores e pelos usuários, já que esse é o novo paradigma proposto pela WEB 2.0. O usuário tomando decisões nos serviços de informação
Na política de indexação, qual é a medida de extensão em que todos os assuntos discutidos em um certo documento são reconhecidos durante a indexação e traduzidos na linguagem do sistema?
A cobertura do assunto.
A avaliação do sistema.
O nível de exaustividade.
O nível de especificidade.
"As funções de armazenamento e recuperação consistiam das operações para indexação" ( LEIVA e FUJITA, 2012).
No que se refere ao armazenamento da informação, marque a opção CORRETA:
A tradução dos conceitos analisados para a linguagem de indexação do sistema.
A formulação da recuperação da tradução da linguagem.
A tradução da questão em linguagem de indexação do sistema.
A formulação da estratégia de busca.
A análise da questão da busca.
Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando o tipo de documento de uma biblioteca à sua respectiva descrição.
Coluna 1
1. Dissertação.
2. Tese.
3. Folheto.
4. Fascículo.
5. Almanaque.
Coluna 2
( ) Anuários ou publicações baseadas em um calendário.
( ) Trabalho apresentado com o objetivo de aprovação em grau de pós-graduação, doutorado.
( ) Edição ou caderno de uma obra ou de um periódico publicado em partes.
( ) Trabalho apresentado com o objetivo de aprovação em grau de pós-graduação, mestrado.
( ) Documento com pequeno número de páginas que constitui uma unidade bibliográfica.
A ordem correta de preenchimentos dos parênteses, de cima para baixo, é:
5 – 2 – 4 – 1 – 3.
1 – 3 – 2 – 4 – 5.
5 – 2 – 3 – 1 – 4.
4 – 3 – 5 – 2 – 1.
5 – 1 – 3 – 2 – 4.
A indexação automática é dividida em dois tipos. A indexação automática por ___________ automática e por ____________ automática.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
eliminação – atribuição
coleta – eliminação
extração – coleta
atribuição – eliminação
extração – atribuição
Assinale a alternativa que indica corretamente “os fatores que influem no desempenho de um sistema de recuperação de informação e que são diretamente atribuíveis à indexação”. (LANCASTER, 2004)
Tesauros e Operadores booleanos.
Política de indexação e Tesauros.
Política de indexação e Linguagem natural.
Política de indexação e Exatidão da indexação.
Vocabulário controlado e Exatidão da classificação.
O processo de indexação é afetado por variáveis que influenciam todo o processo de recuperação da informação, tais variáveis se referem à
estratégia de busca, revocação, precisão, exaustividade e forma de saída dos resultados.
exaustividade, especificidade, cobertura de assuntos e campos de assunto do formato MARC.
exaustividade, especificidade, escolha da linguagem, revocação e precisão.
escolha da linguagem, forma de saída dos resultados, exaustividade e cobertura de assuntos.
estratégia de busca, revocação, precisão, escolha da linguagem, campos de assunto do formato MARC.
A respeito das linguagens de indexação, pode-se afirmar que
interessam os aspectos fonológicos, semânticos e sintáticos da linguagem.
permitem o uso de várias palavras sinônimas para um mesmo conceito.
aceitam ambiguidades e comportam polissemias.
as linguagens pré-coordenadas combinam ou coordenam os termos na recuperação da informação.
são construídas para indexação, armazenamento e recuperação da informação.
A indexação automática é dividida em dois tipos, a indexação por extração automática e por atribuição automática. Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, o objetivo de cada uma.
Consiste em ponderar e selecionar os termos mais relevantes e distribuir o que for mais relevante na catalogação de cada item, de acordo com a sua classificação – Consiste em associar a termos autorizados de um vocabulário controlado um perfil formado por um conjunto de termos alternativos ou expressões latinas.
Consiste em associar a termos autorizados de um vocabulário controlado um perfil formado por um conjunto de termos alternativos ou expressões equivalentes que ocorrem com frequência nos documentos – Consiste em extrair do texto do documento termos e depois ponderar e selecionar os termos mais relevantes.
Consiste em determinar quais termos serão utilizados no tesauro da instituição, de acordo com o perfil do usuário – Consiste em extrair do documento palavras-chave, que sejam afins com os materiais mais utilizados pelos usuários.
Consiste em organizar e relacionar temos mais pesquisados pelos usuários nas buscas feitas através do sistema de automação utilizado na instituição – Consiste em eliminar termos menos utilizados nas buscas feitas através do sistema de automação utilizado na instituição.
Consiste em extrair do texto do documento termos e depois ponderar e selecionar os termos mais relevantes – Consiste em associar a termos autorizados de um vocabulário controlado um perfil formado por um conjunto de termos alternativos ou expressões equivalentes que ocorrem com frequência nos documentos.
Não existe interação humana na indexação automática feita por computador.
Certo
Errado
A palavra ou expressão que representa um assunto em um catálogo e serve como ponto de acesso, cujo conjunto compõe uma linguagem alfabética de indexação, denomina-se
palavra-chave.
classificação facetada.
assunto composto.
tesauro.
cabeçalho de assunto.
A respeito da indexação, é correto afirmar que
o indexador deve se ater ao texto e às informações, de forma a não confundir suposições, menções ou implicações com o conteúdo apresentado.
o assunto do documento é apresentado no título em todas as áreas do conhecimento sem dar margem a diferentes interpretações.
a realização da análise de assunto focada exclusivamente na perspectiva da classificação atinge de forma satisfatória o espectro temático do documento.
a linguagem documentária utilizada deve ser o fator mais importante para influir nos termos advindos da análise realizada para indexação.
estudos realizados indicam que a indexação, por ser um processo dispendioso, não é válida para execução, pois apresenta baixo resultado na recuperação.
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre a prática da indexação e o exame cuidadoso das partes que a envolvem.
( ) Título, resumo (se houver), sumário.
( ) Introdução, conclusão.
( ) Ilustrações, gráficos, tabelas e respectivas legendas.
( ) Palavras ou grupos de palavras que aparecem sublinhados ou grafados com tipos diferentes.
( ) Referências bibliográficas.
De acordo com as afirmações, a sequência correta é
V, V, V, V, F.
F, F, V, F, F.
V, V, V, F, F.
F, F, V, F, V.
V, F, F, V, F.
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre os fatores ligados ao indexador que interferem na qualidade da indexação.
( ) Conhecimento do assunto.
( ) Experiência.
( ) Tipo de indexação.
( ) Concentração.
( ) Capacidade de leitura e compreensão.
De acordo com as afirmações, a sequência correta é
V, V, V, V, F.
F, F, V, F, F.
V, V, F, V, V.
F, F, V, F, V.
V, F, V, V, F
A indexação diz respeito à identificação do conteúdo do documento por meio do processo de análise de assunto e à representação desse conteúdo por meio de conceitos. Esses conceitos, por sua vez, serão representados ou traduzidos em termos advindos de uma linguagem, com vistas à intermediação entre o documento e o usuário no momento da recuperação da informação, seja em índices, catálogos ou bases de dados. Essa afirmativa diz respeito a que tipo de linguagem?
Alfabética.
Alfanumérica.
Documentária.
Numérica.
Indexação.
Em uma rede de bibliotecas de uma universidade, observa-se que dois exemplares de um mesmo título foram representados tematicamente por duas bibliotecas, com cabeçalhos de assuntos e notações diferentes, gerando inconsistência na recuperação por assuntos desses exemplares através do catálogo on-line da instituição. O sucesso da recuperação da informação em um sistema de informação está diretamente relacionado à decisão gerencial e técnica, objetivando a gestão da informação registrada, de modo a dar visibilidade e coerência ao processo de recuperação. Nesse caso, a solução adequada consiste em:
elaborar uma política de indexação
realizar um estudo de comunidade
promover a seleção negativa de coleções
elaborar uma política de desenvolvimento de coleções
É correto concluir que se trata de uma indexação
por extração.
derivativa.
por atribuição.
por indução.
exaustiva.
Conforme Vieira (2014) as Linguagens Documentárias representam o documento e todo seu conteúdo e abrangência por termos/signos selecionados e traduzidos da linguagem natural para a linguagem documentária, visando à representação documental de forma padronizada, assim como sua recuperação de forma mais eficiente. Quanto às Linguagens Documentárias, identifique a alternativa incorreta.
A Ontologia, a Taxonomia e a Folksonomia são linguagens documentárias que surgiram devido às novas tecnologias de informação e comunicação.
A linguagem documentária também é conhecida como linguagem controlada, linguagem de indexação, linguagem descritora e decodificação documentária.
A linguagem pré-coordenada é a escolha de termos durante a indexação.
A linguagem natural é menos eficiente que a linguagem documentária nas operações de recuperação de informações.
Classificação Decimal de Dewey, Classificação da Library of Congress, Tesauros e Classificação em Facetas são exemplos de linguagens documentárias.
Em sua obra Indexação e resumos: teoria e prática, Lancaster(2004, p.88) afirma que “em grandes serviços de informação, que dependem do trabalho de muitos indexadores, especialmente quando a indexação é descentralizada, provavelmente será essencial implantar alguma forma de controle de qualidade”. O autor apresenta, então, alguns fatores que podem afetar a qualidade da indexação, a saber: fatores ligados ao indexador; fatores ligados ao vocabulário; fatores ligados ao documento; fatores ligados ao processo; fatores ambientais.
Em qual das alternativas a seguir estão os fatores que são ligados ao “processo”?
Capacidade de leitura e compreensão; conhecimento do assunto; experiência.
Ambiguidade ou imprecisão; qualidade da estrutura; especificidade.
Conteúdo temático; complexidade; apresentação e sumarização.
Tipo de indexação; produtividade exigida; regras e instruções.
Assinale a alternativa que indica corretamente o que é a etapa de tradução na indexação de assuntos.
É a etapa que envolve a conversão da análise conceitual de um documento em um determinado conjunto de termos de indexação.
É a etapa da tradução dos títulos dos documentos para o idioma adotado no sistema.
É a etapa realizada durante a construção de estratégia de busca em uma base de dados.
É a primeira etapa da indexação, sendo seguida pela etapa de análise conceitual dos documentos.
É a etapa à qual o descritor deve ser indexado sob o termo mais específico que o abranja completamente.