

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
As emissões de gases resultantes da maneira como os humanos produzem e consomem alimentos podem adicionar quase um grau de aquecimento ao clima da Terra até 2100. Um estudo recente descobriu que a maior parte das emissões desses gases vem de três fontes principais: carne de animais como bovinos, ovinos e caprinos; laticínios e arroz. Todos esses alimentos emitem grandes quantidades de um potente gás de efeito estufa, com 80 vezes o poder de aquecimento do dióxido de carbono. Desse modo, assinalar a alternativa que indica CORRETAMENTE o nome de tal gás:
Dióxido de carbono.
Oxigênio.
Óxido nitroso.
Metano.
Os bioindicadores podem ser definidos como determinadas espécies ou comunidades que, por sua presença ou por suas respostas biológicas, fornecem informações sobre o ambiente físico e/ou químico em um determinado local. Há vários tipos de espécies, como as que são introduzidas para indicar níveis de degradação e prever ameaças ao ecossistema; e, ainda, outras que modificam acentuadamente o comportamento frente a alterações ambientais. Esses dois tipos de espécies são conhecidas, respectivamente, como bioindicadores:
Sentinelas e sensíveis.
Sensíveis e detectoras.
Detectoras e sentinelas.
Exploradoras e sensíveis.
Acumuladores e detectoras.
De acordo com a NR 09 — Avaliação e Controle das Exposições Ocupacionais a Agentes Físicos, Químicos e Biológicos, deve ser realizada avaliação preliminar da exposição às Vibrações em Mãos e Braços - VMB e Vibrações de Corpo Inteiro - VCI, considerando, entre outros, os seguintes aspectos:
I. Informações fornecidas por fabricantes sobre os níveis de vibração gerados por ferramentas, veículos, máquinas ou equipamentos envolvidos na exposição, quando disponíveis.
II. Esforços mentais e aspectos visuais.
III. Condições de uso e estado de conservação de veículos, máquinas, equipamentos e ferramentas, incluindo componentes ou dispositivos de isolamento e amortecimento que interfiram na exposição de operadores ou condutores.
Está(ão) CORRETO(S):
Somente o item I.
Somente o item II.
Somente os itens I e III.
Somente os itens I e II.
Todos os itens.
Os indicadores ecológicos constituem em uma ferramenta para monitoramento de ecossistemas naturais ou para avaliar ecossistemas em restauração. Bons indicadores ecológicos devem atender aos requisitos fundamentais para qualquer indicador, como facilidade de medição, clareza e modificação possível ao longo do processo. Além disso, ele deve:
ter alta variabilidade nas respostas aos fatores que representa.
segregar todas as variáveis que estão sendo medidas.
evitar que possam ser feitas predições sobre os efeitos dos fatores analisados.
apresentar os mesmos valores dos fatores que atuam sobre o ecossistema.
ser sensível aos fatores que possam modificar o ecossistema.
As espécies da fauna são usadas como bioindicadores em ambientes terrestres por serem mais sensíveis às perturbações, principalmente a do ar, as quais provocam algum tipo de reação nos organismos.
Certo
Errado
Um dos limites do uso de bioindicadores consiste no fato de que a maioria dos organismos são extremamente resistentes, conseguindo viver por muitas horas em ambientes completamente degradados, em condições anóxias.
Certo
Errado
Microrganismos indicadores são utilizados na avaliação da qualidade microbiológica da água e alimentos. Sobre estes indicadores microbiológicos avalie as afirmações a seguir:
I. Quando presentes na água podem fornecer informações sobre a ocorrência de contaminação de origem fecal, sobre a provável presença de patógenos, além de poder indicar condições insatisfatórias no tratamento de água.
II. Devem estar presente em águas contaminadas e ausentes em águas próprias para consumo humana e devem sobreviver melhor e por mais tempo na água do que os microrganismos patogênicos.
III. Deve estar presentes na água quando os microrganismos patogênicos estiverem presentes, em maior número do que os patogênicos e ser mais resistentes que os patógenos às técnicas de desinfecção.
É correto o que se afirma em:
III, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Os estudos com bioindicadores servem, em geral, para evidenciar se determinada perturbação causa ou não um impacto biótico, além de fornecerem informações críticas para a conservação do táxon ou grupo indicador.
Certo
Errado
A falta de saneamento básico ou a falta de higiene podem proporcionar a ocorrência de doenças de veiculação hídrica tanto devido à contaminação da água por dejetos ou pelo contato com esgoto despejado nas ruas ou nos córregos e rios. Além da falta de água também pode causar doenças, uma vez que a sua escassez impede uma higiene adequada. Também se incluem as doenças de transmissão hídrica, aquelas causadas por insetos que se desenvolvem na água. No estudo de caso, um homem de 35 anos usuário de lentes de contato, que não mantinha uma higiene adequada, utilizando soro fisiológico não estéril para a limpeza da lente. Dessa forma, o paciente começou a apresentar os seguintes sintomas: visão borrada, intensa dor, fotofobia, blefaroespasmos e sensação de corpo estranho. Dessa forma, esse paciente teve um trauma corneano associado com exposição à água contaminada. Qual é o organismo causador dessa moléstia?
Marque a alternativa CORRETA:
Vírus Staphylococcus.
Bactéria Clasmidium.
Fungo Candidíase.
Protozoário Acanthamoeba.
Alga Laminaria.
A eutrofização em corpos d’água pode ser ocasionada pelo excesso de nutrientes lançados no solo, possivelmente utilizados para melhorar a produtividade agrícola. Assinale a alternativa que contém nutrientes causadores da eutrofização.
ferro, nitrogênio, zinco.
nitrogênio, fósforo e potássio.
cálcio, selênio, bário.
magnésio, selênio, lítio.
cálcio, ferro e magnésio.
A situação descrita no texto propicia maiores riscos de queimadas nas matas, florestas próximas às cidades e terrenos baldios, prejudicando os sistemas respiratório e cardiovascular. O "material particulado" irrita o sistema respiratório e afeta o coração, pois
os brônquios se fecham, os vasos sanguíneos ficam mais resistentes e o coração trabalha mais depressa.
os alvéolos ficam mais abertos, as artérias ficam menos resistentes e o coração bombeia o sangue mais devagar.
os bronquíolos se abrem, os vasos sanguíneos ficam menos resistentes e o coração bombeia o sangue mais depressa.
o pulmão fica mais fechado, as artérias ficam mais resistentes e o bombeamento do coração fica mais devagar.
As cabeceiras de um rio geralmente sofrem pouca pressão antrópica. Ao longo do curso d’água, no entanto, pode ocorrer a entrada de poluentes provenientes de indústrias e áreas urbanas.
O gráfico a seguir mostra a variação da concentração de certos componentes de um rio, bióticos ou abióticos, observada após o lançamento de esgoto orgânico in natura.

As curvas A e B correspondem, respectivamente,
à concentração de matéria orgânica dissolvida e à concentração de bactérias.
à biomassa de fitoplâncton e à Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO).
à Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) e à concentração de O2 dissolvido.
à concentração de O2 dissolvido e à concentração de bactérias.
à biomassa de fitoplâncton e à concentração de matéria orgânica dissolvida.
Em relação à contagem de cianobactérias, analise as afirmações a seguir:
I. A contagem de cianobactérias mensalmente se o número dessas bactérias permanece menor que 100.000 células/mililitro.
II. A contagem de cianobactérias toda semana se o número dessas bactérias passa de 1.000 células/mililitro.
III. A análise de algumas cianotoxinas, sempre que a contagem de cianobactérias for igual ou superior a 20.000 células/mililitro.
É correto o que se afirma em:
Apenas III.
I, II e III.
Apenas II e III.
Apenas II.
Apenas I.
“O termo “chuva ácida” surgiu durante o século 19, quando se começou a perceber que a composição química das precipitações era influenciada pelo volume e frequência pluviométricos, queima do carvão, decomposição de matéria orgânica, direção dos ventos e proximidade do mar.”
Com relação aos efeitos sobre o ecossistema, é INCORRETO afirmar que
no meio urbano, algumas das principais consequências da chuva ácida é a corrosão de metais, pinturas, monumentos históricos
no ambiente rural, os principais impactos relativos à chuva ácida podem ser associados ao aumento da acidez do solo a ser cultivado.
as chuvas ácidas ocorrem prioritariamente em áreas densamente povoadas e muito industrializadas em decorrência da alta liberação de gases poluentes.
as chuvas ácidas, apesar de levar esse nome, não causam estragos visíveis a olho nu por apresentarem valor de pH maior do que a água destilada.
uma possível ação que diminuirá a ocorrência de chuvas ácidas é a utilização de energias limpas (eólica, solar, energia das marés etc.).
A eutrofização de corpos hídricos é bastante comum e pode ocorrer por causas naturais ou por ações antrópicas.
Assinale a opção que apresenta fatores determinantes caracterização desse fenômeno
presença de metais pesado e pH ácido.
odor forte e diminuição de turbidez.
matéria orgânica em excesso e diminuição de temperatura.
aumento de nitrogênio e de fósforo.
A Matriz de Indicadores de Saúde Ambiental (Matriz de Corvalán) permite identificar a rede de causalidade envolvida nos problemas de saúde ambiental e propor ações e indicadores para monitoramento e avaliação. Compõem a Matriz de Corvalán cinco categorias de análise: força motriz, pressão, situação ou estado, exposição e efeito. Considere as seguintes funções.
I - Mapear fluxos e intercâmbios entre questões macro das políticas públicas, dos sistemas de produção e repercussões para o ambiente e para a saúde das pessoas.
II - Identificar problemas de saúde ambiental a partir da rede de causalidade em determinado território.
III - Definir indicadores de saúde ambiental.
IV - Definir ações de saneamento.
Como instrumento de análise da rede de causalidade, a Matriz de Corvalán permite quais dessas funções?
Apenas I e IV.
Apenas I e II.
Apenas I, II e III.
Apenas II, III e IV.
I, II, III e IV.
Alguns grupos biológicos, como os macroinvertebrados aquáticos, são muito úteis no processo de avaliação da qualidade da água, sendo que sua presença/ausência ou aumento/redução podem ser informativos quanto à qualidade do corpo hídrico. Neste sentido, em uma análise de corpo hídrico com água degradada, para qual dos parâmetros mensurados espera-se que haja um aumento?
Número de táxons ephemeroptera, plecoptera e trichoptera.
Número de espécies da família chironomidae.
Porcentagem de táxon dominante.
Porcentagem de desfibradores.
Diversidade geral de macroinvertebrados.
São exemplos de microorganismos bioindicadores EXCETO:
E. coli.
S. aureus.
C. perfringens.
P. camembertti.
P. aeruginosa.
Ao realizar o monitoramento limnológico de um reservatório de água, um biólogo decide pela coleta de material bioindicador para análise e identificação da qualidade da água. Nesse sentido, qual das seguintes alternativas apresenta um bioindicador que pode ser considerado para esse fim?
Transparência.
Turbidez.
Perifíton.
Condutividade elétrica.
pH da água.
O lançamento de esgoto doméstico não tratado em cursos de água que deságuam em mananciais é disseminado e amplo no Brasil, devido a um número significativo de moradias irregulares, e também devido à expansão urbana não planejada. Considere as doenças listadas abaixo.
I - Febre tifoide
II - Giardíase
III - Hepatite A
Quais podem ser transmitidas pelo consumo de água contaminada por esgoto não tratado?
Apenas I.
Apenas I e II.
Apenas III.
Apenas I e III.
I, II e III.