

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
As ações que têm por objetivo a prevenção, a minimização ou a eliminação de potenciais riscos à saúde do ser humano, de animais e do meio ambiente, denominamos biossegurança.
Neste contexto, o Ministério da Saúde, por meio da Comissão de Biossegurança em Saúde, categorizou por classes de risco os agentes biológicos que podem afetar o meio ambiente e a biodiversidade que este comporta.
Relacione as classes de risco apresentadas a seguir aos agentes biológicos e suas respectivas definições.
1. Classe de risco 1
2. Classe de risco 2
3. Classe de risco 3
4. Classe de risco 4
( ) Agentes biológicos com potencial de propagação limitado, mas que causam infecções em pessoas e animais, e para as quais hajam tratamentos e medidas profiláticas.
( ) Agentes biológicos com alta capacidade de transmissão por via respiratória ou de mecanismo de transmissão desconhecido, e que pode não haver tratamento com eficácia e/ou profilaxia.
( ) Agentes biológicos que podem ser transmitidos por via respiratória e que causam doenças, potencialmente letais em humanos e animais, para as quais normalmente existem meios de tratamento e/ou prevenção.
( ) Agentes biológicos sem patogenicidade para seres humanos ou animais adultos saudáveis.
Assinale a opção que indica a relação correta, segundo a ordem apresentada.
1 – 3 – 2 – 4.
1 – 4 – 2 – 3.
4 – 2 – 3 – 1.
2 – 4 – 3 – 1.
4 – 3 – 2 – 1.
Analise as afirmativas a seguir:
I. Biossegurança é um conjunto de procedimentos, ações, técnicas, metodologias, equipamentos e dispositivos capazes de eliminar ou minimizar riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, que podem comprometer a saúde do homem, dos animais, do meio ambiente ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos.
II. Agente de Risco é qualquer componente de natureza física, química, biológica ou radioativa que possa vir a comprometer a saúde do homem, dos animais, do meio ambiente ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos.
Marque a alternativa CORRETA:
As duas afirmativas são verdadeiras.
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
A afirmativa II é verdadeira, e a I é a falsa.
As duas afirmativas são falsas.
Segundo a RDC nº 222/2018, resíduos com a possível presença de agentes biológicos que, por suas características, podem apresentar risco de infecção são classificados como resíduos do grupo A. Com relação aos resíduos do grupo A, é CORRETO afirmar que:
Peças anatômicas (membros) do ser humano; produto de fecundação sem sinais vitais, com peso menor que 500 gramas ou estatura menor que 25 centímetros ou idade gestacional menor que 20 semanas, pertencem ao subgrupo A1.
Resíduos contendo produtos químicos que apresentam periculosidade à saúde pública ou ao meio ambiente são classificados como pertencentes ao subgrupo A3.
Culturas e estoques de micro-organismos; resíduos de fabricação de produtos biológicos, exceto os medicamentos hemoderivados, pertencem ao subgrupo A1.
Filtros de ar e gases aspirados de área contaminada; membrana filtrante de equipamento médico-hospitalar e de pesquisa, entre outros similares, pertencem ao subgrupo A2.
Kits de linhas arteriais, endovenosas e dialisadores, quando descartados, pertencem ao subgrupo A5.
De acordo com a normativa ABNT NBR 10.004/2004, os resíduos são classificados em função dos riscos potenciais ao meio ambiente e à saúde, como também em função da sua natureza e origem. Em relação aos riscos, os resíduos sólidos podem ser classificados em:
a) Resíduos classe I – Perigosos;
b) Resíduos classe II – Não perigosos;
– Resíduos classe II A – Não inertes;
– Resíduos classe II B – Inertes.
Com base nisso, avalie os itens abaixo:
I. São caracterizados como Resíduos classe I – Perigosos, aqueles que possuírem uma ou mais das seguintes propriedades: inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade;
II. São caracterizados como Resíduos classe I – Perigosos, aqueles que possuírem duas ou mais das seguintes propriedades: inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade; III. Os Resíduos classe II A – Não inertes podem ter propriedades, tais como: biodegradabilidade, combustibilidade ou solubilidade em água;
IV. Os Resíduos classe II B – Inertes podem ser quaisquer resíduos que, quando amostrados de uma forma representativa e submetidos a um contato dinâmico e estático com água destilada ou desionizada, à temperatura ambiente, não tiverem nenhum de seus constituintes solubilizados a concentrações superiores aos padrões de potabilidade de água, excetuando-se aspecto, cor, turbidez, dureza e sabor;
V. Apenas os Resíduos classe II B – Inertes não oferecem riscos aos seres vivos ou ao meio ambiente;
VI. Os Resíduos Classe II A – Não inertes e Resíduos classe II B – Inertes não oferecem riscos aos seres vivos ou ao meio ambiente. Assinale a opção que contém apenas os itens FALSOS.
I e II.
I; III e IV.
I; IV; V e VI.
II; V e VI.
II; III; V e VI.
Um ecossistema é uma unidade funcional composta por organismos vivos e seu ambiente físico, onde há uma constante troca de energia e matéria entre os componentes bióticos e abióticos. Qual é o termo correto para definir o conjunto que se refere a todos os ecossistemas existentes em nosso planeta?
Geossistema.
Ecossistema total.
Biodiversidade.
Habitat global.
Biosfera.
O uso de equipamentos de proteção individual e coletiva (EPI e EPC, respectivamente) é fundamental na rotina de laboratório. Um EPI capaz de reduzir os riscos de contaminação é o(a):
jaleco.
chuveiro de emergência.
exaustor.
extintor de incêndio.
lava-olhos.
O conceito de biossegurança envolve um conjunto de normas técnicas e equipamentos que visam à prevenção da exposição dos profissionais da saúde, dos laboratórios e do meio ambiente a agentes químicos e biológicos. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.
A análise de riscos é um aspecto fundamental da biossegurança, de forma que, antes de se analisar os riscos que a prática clínica de um estabelecimento pode oferecer, é possível pensar nas medidas de biossegurança que devem ser adotadas.
O descarte apropriado de resíduos deve seguir normas com bases científicas e técnicas, normativas e legais, no sentido de minimizar o risco de contaminação local e do meio ambiente, bem como no sentido de aumentar a produção de resíduos.
O princípio de técnicas e práticas de laboratório diz respeito ao treinamento que os profissionais daquele local devem receber em relação às técnicas de biossegurança.
Os equipamentos de segurança agem como barreiras secundárias de contenção de micro-organismos, promovendo uma barreira entre o profissional e o paciente, com vistas à proteção de ambos.
A gestão administrativa de um local de trabalho em saúde não tem competência legal para identificar os riscos que o serviço apresenta e avaliar o nível de contenção e as ações de biossegurança que devem ser realizadas.
A sinalização de emergência tem como foco principal alertar para riscos existentes na edificação e indicar a localização dos equipamentos de combate a incêndio. Através dos símbolos e cores, as placas de sinalização favorecem informações essenciais para as pessoas evacuarem o local do incêndio e agir para combater as chamas.
Segundo a NBR16820 (05/2022), as placas de sinalização de prevenção e combate a incêndio são classificadas como básicas ou complementares, e uma dessas placas de sinalização é mostrada na figura abaixo:

Conforme estabelece a NBR16820 (05/2022), essa placa de sinalização é uma
placa complementar de sinalização de orientação e indica: cuidado, risco de explosão.
placa básica de sinalização de orientação e indica: cuidado, risco de exposição a produtos químicos.
placa complementar de sinalização de alerta e indica: cuidado, risco de exposição a produtos químicos.
placa complementar de sinalização de orientação e indica: cuidado, risco radiação.
placa básica de sinalização de alerta e indica: cuidado, risco de explosão.
Segundo os preceitos da legislação de segurança em vigor no Brasil, o uso de equipamento de proteção individual deve ser a primeira medida de segurança adotada.
Certo
Errado
Dadas as definições em biossegurança,
I. Agente biológico: um micro-organismo, vírus, toxina biológica, partícula ou outro material infeccioso, de ocorrência natural ou geneticamente modificado, que possa ter o potencial de causar infecção, alergia, toxicidade ou gerar de outra forma um perigo para humanos, animais ou plantas.
II. Biossegurança: princípios, tecnologias e práticas de contenção que são implementados para evitar a exposição não intencional a agentes biológicos ou sua liberação inadvertida.
III. Desinfecção: processo de eliminação de agentes biológicos viáveis de objetos ou superfícies para posterior manuseio ou uso seguro.
IV. Doença endêmica: doença contagiosa que atinge de repente um grande número de pessoas numa mesma época, alarmantemente, numa área onde sua incidência é habitualmente pequena ou nula.
verifica-se que está/ão correta/s
I, apenas.
IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Uma substância tóxica terá classe de risco 5, conforme a Resolução ANTT n.º 420/2014.
Certo
Errado
O mapa de risco auxilia os trabalhadores na identificação de riscos em ambientes de trabalho.
Certo
Errado
Uma das maiores preocupações relacionadas aos laboratórios de análises clínicas é o descarte correto dos materiais utilizados. As lâminas e lamínulas contaminadas com amostras de sangue são classificadas como resíduos de serviço de saúde do grupo:
A
B
C
D
Assinale a alternativa que indica a coloração do círculo representativo do risco químico:
Laranja.
Preto.
Vermelho.
Amarelo.
Marrom.
Em função do tipo de risco a que os Auxiliares de Laboratório estão expostos, o nível de biossegurança exigido para o laboratório também é subdivido em quatro níveis, indique o item que está correto referente a este assunto:
Nível de Biossegurança 1 – NB1: Normas para a manipulação de agentes biológicos que representam baixo risco individual e para a comunidade.
Nível de Biossegurança 2 – NB2: Normas para a manipulação de agentes biológicos que representam elevado risco individual e risco limitado para a comunidade.
Nível de Biossegurança 3 – NB3: Normas para a manipulação de agentes biológicos que representam elevado risco individual e elevado risco para a comunidade.
Nível de Biossegurança 4 – NB4: Normas para a manipulação de agentes biológicos que representam risco individual moderado e risco limitado para a comunidade.
Os equipamentos de biossegurança envolvem equipamentos de proteção individuais e coletivos e representam elementos de contenção primária. Nesse aspecto, os equipamentos de proteção individuais incluem:
jaleco, luvas, protetores oculares, máscaras de proteção, dispositivos de pipetagem e lava olhos.
cabines de segurança biológica, protetores oculares, máscaras de proteção, dispositivos de pipetagem e pró-pés.
jaleco, luvas, máscaras de proteção, toucas, calçados de segurança e protetores auditivos.
lava olhos, cabines de segurança biológica, toucas, calçados de segurança e protetores auditivos.
O nível de biossegurança 2 é semelhante ao nível de biossegurança 1, sendo adequado ao trabalho que envolva agentes de risco moderado para as pessoas e o meio ambiente. Esse nível é indicado para o trabalho que envolve agentes exóticos e perigosos que exponham o indivíduo a um alto risco de contaminação de infecções que podem ser fatais, além de apresentarem um potencial elevado de transmissão por aerossóis. A equipe do laboratório deverá ter um treinamento específico e completo direcionado para a manipulação de agentes infecciosos extremamente perigosos. O acesso ao laboratório deverá ser rigorosamente controlado.
Certo
Errado
A esterilização física das vestimentas de trabalho e dos jalecos deve ser realizada empregando-se
autoclave.
estufa.
glutaraldeído.
água e sabão.
hipoclorito de sódio a 10%.
Biossegurança é um conjunto de medidas necessárias para a manipulação adequada de agentes biológicos, químicos, genéticos, físicos (elementos radioativos, eletricidade, equipamentos quentes ou de pressão, instrumentos de corte ou pontiagudos, vidrarias), dentre outros, para prevenir a ocorrência de acidentes e, consequentemente, reduzir os riscos inerentes às atividades desenvolvidas, bem como proteger a comunidade e o ambiente. Devemos seguir essas medidas para desenvolver um trabalho seguro de forma individual e coletiva. Ao técnico, é recomendado no trabalho em laboratório:
I. Conhecer todos os detalhes do experimento que irá realizar e ter conhecimento sobre as propriedades das substâncias a serem utilizadas;
II. Familiarizar-se com a teoria relativa ao tópico em estudo e ter um protocolo experimental escrito envolvendo todas as atividades a serem realizadas;
III. Em caso de derramamento de amostras (culturas de microrganismos), o local deverá ser coberto com desinfetante pelo tempo de 15 minutos, e, em seguida, lavar bem as mãos com água e sabão; IV. Após a realização de práticas, os materiais usados, tais como: pipetas, bastão de vidro, tubos de ensaio, lâminas e lamínulas, devem ser colocados em recipientes (provetas, cubas ou outros) com desinfetante e deixados sobre as bancadas ou na pia.
Assinale a opção CORRETA.
Somente os itens I; III e IV estão corretos.
Somente os itens II, III e IV estão corretos.
Somente os itens III e IV estão corretos.
Somente os itens I, II e III estão corretos.
Somente os itens II e IV estão corretos.
Em relação às normas de biossegurança nos laboratórios da estação de tratamento de água-ETA, marque a alternativa correta:
O uso de equipamentos de proteção individual nas atividades operacionais da ETA e Laboratório é dispensável para pessoas bem capacitadas na função.
A realização de controles médicos, envolvendo exames clínicos e laboratoriais, é necessária somente quando o técnico apresentar sintomas de intoxicação química.
Deve-se conhecer e avaliar os riscos com a operação de amostras, reativos, solventes, vidrarias e utilidades e tomar as medidas preventivas necessárias.
É permitido comer e fumar nas áreas operacionais do laboratório, desde que não seja durante a realização das análises.
Sempre usar roupas e jaleco de tecido sintético.