

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O grau de contenção necessário para permitir o trabalho com agentes biológicos de forma segura para os seres humanos, animais e ambiente, que consiste na combinação de práticas e técnicas de laboratório, equipamentos de segurança e instalações laboratoriais, denomina-se
trabalho em contenção.
risco.
análise de risco.
classe de risco.
nível de biossegurança.
As barreiras sanitárias são imprescindíveis nos biotérios de Criação e Manutenção/Experimentação. São definidas como mecanismos físicos, químicos e biológicos que dificultam ou minimizam os efeitos da interação entre agentes biológicos de risco com o homem e o animal e que são necessárias de acordo com o grau de risco do agente envolvido.
São exemplos de barreiras sanitárias:
I. Materiais utilizados na construção dos Biotérios (isolantes térmicos, impermeabilizantes).
II. Equipamentos para a filtração de ar.
III. Autoclaves.
IV. Higiene pessoal da equipe de funcionários do setor e dos usuários de animais, pressão diferencial entre ambientes.
V. Compostos químicos utilizados em desinfecção e esterilização.
Estão CORRETAS:
I, II e III apenas.
II, III e IV apenas.
I, III e V apenas.
I, II IV e V apenas.
I, II, III, IV e V.
Para participar da aula prática de Microbiologia, os alunos e o técnico do laboratório precisaram seguir as regras de biossegurança.
Entre as regras do laboratório, é exigido
usar jaleco como equipamento de proteção coletiva.
colocar luvas descartáveis para entrar no laboratório.
equipar-se com óculos de sol como equipamento de proteção individual.
higienizar as mãos com água e sabão, e depois com antisséptico.
A escolha e organização dos métodos de desinfecção e esterilização sempre deve estar baseada em recomendações de cunho científico e reconhecidas a nível nacional e internacional. O procedimento de assepsia pode ser descrito como:
eliminação de microrganismos da pele, mucosa ou tecidos vivos, com auxílio de antisséptico, substâncias microbiocidas ou microbiostáticas.
eliminação parcial ou total de microrganismos de materiais ou superfícies inanimadas.
métodos empregados para impedir a contaminação de determinado material ou superfície.
remoção mecânica e/ou química de sujidades em geral, (oleosidade, umidade, matéria orgânica, poeira) de determinado local.
destruição de todos os microrganismos, inclusive esporulados, por meio de processo químico ou físico.
Sobre armazenamento de resíduos no laboratório, responda qual alternativa está INCORRETA:
Por questões de segurança, recomenda-se não acumular grandes quantidades de resíduos no laboratório.
O volume de resíduo nunca deverá ultrapassar 3/4 da capacidade do recipiente.
Frascos com resíduos devem-se colocar em local ventilado exposto ao sol principalmente quando tiverem solventes.
Os frascos de resíduos deverão permanecer sempre tampados adequadamente.
Não armazenar frascos de resíduos próximos a fontes de calor ou água.
A qualidade microbiológica de um alimento é de suma importância para a identificação de medidas de controle voltadas para a segurança alimentar. Antes de comercializar um alimento, é necessário que se atente para uma série de procedimentos, além de compreender algumas especificidades da Microbiologia. Leia as asserções a seguir e assinale a única alternativa falsa.
Antes de comercializar um alimento, é preciso identificar o grau de contaminação, por meio da carga microbiana presente.
A realização de avaliações periódicas corroboram para assegurar a qualidade microbiológica de um alimento.
Os micro-organismos em estado de crescimento são responsáveis por alterar os traços fisioquímicos, causando adulteração nos alimentos.
Para que haja condições sanitárias próprias para o consumo é necessário que, no objeto de análise, os micro-organismos patogênicos encontrados estejam dentro do percentual de segurança estabelecido.
A presença de patogênos pode apresentar riscos à saúde como infecções e intoxicações.
O conceito de Biossegurança se estabelece como sendo o conjunto de ações voltadas para a prevenção, proteção do usuário (prática-padrão) e minimização de riscos inerentes às atividades laborativas e à prestação de serviços. Esse foco de atenção retorna ao ambiente ocupacional e amplia-se para a proteção ambiental e a qualidade.
Considerando a Biossegurança e algumas das práticas-padrão que regulamentam o procedimento do profissional que atua em laboratório, segundo as normas e manuais técnicos do Ministério da Saúde (2004), assinale a afirmativa incorreta.
Deve-se usar somente calçado fechado e evitar vestuário que ofereça riscos à proteção do profissional, como vestidos, bermudas curtas e saias esvoaçantes.
Não usar boné, anéis, pulseiras, brincos, relógios ou qualquer adereço que seja um meio de contaminação, principalmente quando estiver trabalhando na câmara de fluxo laminar.
Evitar apoiar-se na bancada do laboratório porque sempre haverá risco de presença de resíduos químicos ou contaminantes biológicos.
O uso do jaleco é obrigatório e deve ser utilizado sempre dentro e fora do ambiente do laboratório, a fim de evitar que a roupa do profissional fique protegida contra qualquer tipo de contaminação.
Não tocar em maçanetas para abrir ou fechar portas, não atender telefone e não manipular áreas do corpo com luvas que estejam sendo utilizadas nos ensaios.
Uma das formas de reduzir o número de acidentes no laboratório é conhecer os códigos e símbolos contidos nos rótulos dos produtos químicos, uma vez que esses códigos classificam os produtos de acordo com a norma específica e indicam o tipo de risco que o produto oferece e assim é possível tomar devidas precauções. As figuras abaixo são exemplos de alguns dos principais símbolos de segurança com seu significado. Assinale alternativa que apresenta a correspondência CORRETA:

1-substâncias tóxicas; 2-substâncias irritantes; 3– substâncias explosivas; 4-perigoso para meio ambiente; 5-substâncias oxidantes; 6- substâncias corrosivas.
1-substâncias tóxicas; 2-substâncias nocivas; 3 –substâncias voláteis; 4-perigoso para meio ambiente; 5-substâncias oxidantes; 6- substâncias irritantes.
1- substâncias tóxicas; 2-substâncias cancerígenas; 3 – substâncias explosivas; 4- perigoso para água; 5-substâncias voláteis; 6- substâncias irritantes.
1-substâncias tóxicas; 2-substâncias cancerígenas; 3 – substâncias explosivas; 4 – perigoso para meio ambiente; 5-substâncias oxidantes; 6- substâncias irritantes.
1-substâncias tóxicas; 2-substâncias irritantes; 3-substâncias voláteis; 4-perigoso para água; 5-substâncias nocivas; 6- substâncias corrosivas.
Assinale a alternativa correta sobre os aspectos gerais de biossegurança para laboratórios.
Cuidar ao pipetar líquidos com a boca.
Nos recipientes de descarte não é necessária a simbologia de risco.
Manipular produtos tóxicos sem antes se certificar de sua toxicidade.
O laboratório deve possuir procedimentos de manutenção corretiva e preventiva, calibração e certificação, dos equipamentos.
Descarte materiais perfurocortantes em recipientes à prova de perfurações, os quais devem ser preenchidos até a capacidade máxima e podem ser reutilizados.
Em relação à biossegurança, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Todo material contaminado deve ser esterilizado por autoclave.
( ) Não se deve colocar pipetas contaminadas na superfície do balcão de trabalho.
( ) É necessário descartar fluidos contaminados na pia.
( ) Deve-se pipetar com a boca amostras de urina e desinfectar os balcões ao final do dia.
( ) Quando as amostras de sangue forem transportadas para outros laboratórios, elas deverãoser acondicionadas em maletas que ofereçam garantia de biossegurança.
A sequência está correta em
V, V, F, F, V.
F, V, V, V, F.
V, F, F, F, V.
F, F, V, V, F.
Em relação à biossegurança para as atividades de coleta, acondicionamento e transporte de amostras, assinale a afirmativa INCORRETA.
Toda amostra deve ser tratada como potencialmente patogênica.
O jaleco deve ser utilizado apenas para a realização de coleta de amostra de sangue.
Todo resíduo gerado por materiais altamente contaminantes, como culturas, amostras da tuberculose, dentre outros, deve ser autoclavado em sacos próprios antes do descarte.
Agulhas; seringas; tubos quebrados; e, tubos contendo sangue ou soro devem ser desprezados em recipientes de paredes rígidas com tampa (caixas coletoras próprias para material infectante, devidamente sinalizada como “infectante”).
Os procedimentos de biossegurança ou práticas laboratoriais seguras compreendem medidas a serem adotadas. É correto afirmar que:
POPs têm por objetivo padronizar todas as ações para que diferentes profissionais possam compreender e executar, da mesma maneira, uma determinada tarefa.
POPs são protocolos que descrevem detalhadamente cada atividade realizada no laboratório, normalmente só são acessíveis aos gestores e não carecem de atualização.
Descarte de materiais perfurocortantes em recipientes de paredes rígidas só se faz necessário em laboratórios acima de NB2.
Aerossóis são partículas microscópicas que permanecem suspensas no ar e podem carregar contaminantes químicos, mas não biológicos.
Bancadas de laboratório devem ser revestidas com material bastante poroso, limitando assim o acúmulo de germes.
Várias são as soluções desinfetantes disponíveis que podem ser usadas para eliminar germes, bactérias e vírus. As mais comuns são:
Álcool metílico, ácido clorídrico e sulfúrico, clorofórmio e éter.
Álcool isopropílico, água sanitária, hipoclorito de sódio, desinfetantes à base de amônia quaternária e solução de peróxido de hidrogênio.
Hidróxido de sódio e potássio, cloreto de alumínio, cloreto férrico, e acetato de zinco 70%.
Água deionizada, álcool propílico, cloreto de potássio e alumínio, e sulfato de cobre.
Água ultrafiltrada, álcool de cereais, cloreto de magnésio, e clorofórmio 40%.
Considere que um biólogo esteja encarregado de garantir que uma sonda (equipamento de perfuração) seja completamente esterilizada antes de ser utilizada na coleta de amostras de solo de uma área de relevante interesse ambiental. O objetivo é evitar qualquer contaminação microbiana do solo com micro-organismos de outros locais e garantir a integridade das amostras coletadas.
Qual método de esterilização é o mais apropriado para essa sonda?
Esterilização por exposição ao vácuo – submeter a sonda a um vácuo extremo para eliminar micro-organismos.
Esterilização por radiação – expor a sonda à radiação ionizante para eliminar micro-organismos.
Esterilização química – lavar a sonda com agentes químicos fortes para eliminar qualquer contaminação microbiana.
Esterilização por filtração – passar o ar interno da sonda por filtros de alta eficiência para remover micro-organismos.
Esterilização por imersão – submergir a sonda em um líquido esterilizante para eliminar micro-organismos.
Um hospital está seguindo as diretrizes da NBR 11257:1990 para a esterilização de materiais em seu centro cirúrgico. De acordo com a norma, assinale a alternativa que apresenta o princípio fundamental para a esterilização de materiais de vidro.
Utilizar qualquer método de esterilização disponível, independentemente de suas características.
Realizar a esterilização apenas quando for conveniente, evitando o processo de limpeza prévia.
Escolher o método de esterilização mais adequado para o tipo de material de vidro, considerando sua resistência ao calor e à pressão.
Realizar a esterilização de materiais de vidro somente durante a noite, para otimizar o uso da autoclave.
Armazenar os materiais de vidro em temperatura ambiente após a esterilização, sem a necessidade de embalagens adicionais.
Em relação ao Plano de Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde, PGRSS, é correto afirmar que:
o estabelecimento gerador deve descrever os procedimentos relacionados ao gerenciamento dos Resíduos dos Serviços de Saúde quanto à geração, à segregação, ao acondicionamento, à identificação e à coleta, ficando a cargo de terceiros e órgãos públicos a descrição e responsabilidade das etapas posteriores, até a destinação final.
a elaboração do PGRSS dos serviços públicos é de responsabilidade do Serviço de Vigilância Sanitária do munícipio ou Distrito Federal onde se encontram os estabelecimentos geradores de resíduos de saúde, ficando facultado aos mesmos a implementação dos referidos planos.
o estabelecimento gerador deve apresentar documento comprobatório da capacitação e treinamento dos funcionários envolvidos na prestação de serviço de limpeza e conservação que atuem no serviço, próprios ou terceiros, de todas as unidades geradoras.
em laboratórios clínicos, as culturas e os estoques de microrganismos, bem como os meios de cultura e os instrumentais utilizados para transferência, inoculação ou mistura de culturas contendo microrganismos não precisam ser tratados na unidade geradora antes de seu descarte.
os recipientes de acondicionamento dos resíduos dos serviços de saúde perfurocortantes devem ser substituídos ou esvaziados manualmente com luvas de proteção quando o nível de preenchimento atingir metade da capacidade ou de acordo com as instruções dos fabricantes desses recipientes.
O Ministério da Saúde, junto à agência de vigilância sanitária, criou a Norma Técnica de Biossegurança para Laboratórios de Saúde Pública com o objetivo de definir os requisitos gerais de Biossegurança para a competência em realizar atividades laboratoriais e é aplicável a todas as unidades laboratoriais integrantes do Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública (SISLAB), que realizam atividades de vigilância em saúde, independentemente do número de pessoas ou da extensão do escopo das atividades. O termo Biossegurança é definido como:
a condição de segurança alcançada por um conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, reduzir ou eliminar os fatores de risco inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, animal e vegetal, o meio ambiente e a qualidade do trabalho realizado.
conjunto de operações que estabelece, em condições especificadas, a relação entre valores de grandezas indicados por um instrumento ou sistema de medição, ou valores representados por medida materializada ou material de referência e os correspondentes valores realizados por padrões.
conjunto formado por procedimentos, equipamentos e instalações, utilizados para o manejo de agentes de risco, objetivando a redução ou eliminação de riscos à saúde humana, animal e vegetal, o meio ambiente e a qualidade do trabalho realizado.
processo pelo qual é identificado o nível de contenção mais apropriado para o trabalho seguro em um laboratório, em função das características dos agentes de risco: biológicos, químicos, físicos, ergonômico e de acidentes, bem como do procedimento analítico utilizado.
equipamento ou produto de uso individual, utilizado pelo trabalhador, destinado a proteger a sua saúde dos riscos inerentes às atividades laboratoriais.
Dentro do processo de desinfecção podemos utilizar outras substâncias químicas como, por exemplo, compostos biclorados, fenóis, peróxidos de hidrogênio e compostos iodados.
A opção que melhor descreve a aplicação e a ação do composto iodado é:
Trata-se de um agente solubilizante, ou carreador que mantém as propriedades desinfetantes sem características tóxicas ou irritantes. O composto penetra a parede celular dos microrganismos, rompendo a estrutura, inibindo a síntese das proteínas e do ácido nucleico.
Um agente desinfetante de alto nível e quimio esterilizadores. Ao utilizar como solução aquosa precisa de pH alcalino para eliminar esporos bacterianos. Age alterando os ácidos desoxirribonucleico e ribonucleico.
Atua como veneno protoplasmático, penetrando e rompendo a parede celular por precipitação de proteínas. Quando em baixas concentrações, causa morte celular por inativação dos sistemas enzimáticos essenciais à manutenção da integridade da parede celular.
Trata-se de um desinfetante ou esterilizante nas formas gasosa ou líquida. É comumente encontrado sob a diluição aquosa a 37%. Ele é bactericida potente, fungicida, agindo também contra vírus, bacilos da tuberculose e esporos bacterianos.
Apresenta amplo espectro de atividade antimicrobiana, com baixo custo e ação rápida. São fatores que levam à sua decomposição, interferindo em suas propriedades: temperatura, concentração, presença de luz e pH.
A biossegurança diz respeito aos princípios, tecnologias e práticas de contenção implementados para evitar a exposição não intencional a agentes biológicos ou sua liberação inadvertida. Sobre esse tema, analise as assertivas abaixo:
I. As atividades de biossegurança laboratoriais são fundamentais para proteção da força de trabalho laboratorial e da comunidade em geral contra exposições ou liberações não intencionais de agentes biológicos patogênicos.
II. Os requisitos essenciais de biossegurança para manuseio de resíduos contaminados exigem que sejam adotados processos de identificação e segregação de materiais contaminados antes da descontaminação e/ou descarte.
III. Nem toda equipe da organização que tem acesso ao espaço do laboratório ou aos agentes biológicos no estabelecimento é responsável por apoiar e contribuir para um programa de biossegurança.
IV. Mesmo seguindo todos os requisitos de biossegurança, incidentes podem ocorrer durante trabalhos de baixo risco. Para minimizar a exposição ou liberação de agentes biológicos e reduzir as consequências desses incidentes, é necessário desenvolver um plano de contingência com Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) específicos para emergências que possam surgir no ambiente de trabalho.
Quais estão corretas?
Apenas I e II.
Apenas I e III.
Apenas I, II e IV.
Apenas II, III e IV.
I, II, III e IV.
De acordo com a RDC nº 306 de 2004 da Anvisa, a identificação dos resíduos de serviços de saúde deve ser feita nos locais de acondicionamento, coleta, transporte e armazenamento. Esta identificação deve ser em local de fácil visualização e com simbologia conforme a NBR 7500 da ABNT. Observe o símbolo a seguir.

(ABNT NBR 7500)
Assinale a alternativa que identifica corretamente o símbolo da imagem:
Materiais radioativos.
Substância infectante.
Corrosivo.
Substância tóxica.
Oxidante.