Questões de Concurso sobre Briófitas e Pteridófitas

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
209 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

O ciclo de vida com alternância de gerações, que ocorre em quase todos os grupos vegetais, excetua da sua abrangência o grupo das pteridófitas.


C
Certo

E
Errado

Numa aula de Ciências, os alunos construíram um terrário. Sobre terra úmida colocaram pedaços de xaxim umedecidos e, com um estilete, rasparam sobre eles soros de uma folha de samambaia. Cobriram o terrário com uma placa de vidro, colocaram-no em local iluminado e, regularmente, pulverizaram água sobre o xaxim, para manter a umidade. Usando microscópio quando necessário, puderam observar a seguinte seqüência de etapas do ciclo de vida das samambaias:


A

esporo → prótalo → gametângios → esporófito


B

esporo → esporófito → gametângios → prótalo


C

esporo → gametângios → prótalo → esporófito


D

esporófito → prótalo → gametângios → esporo


E

esporófito → esporo → gametângios → prótalo

A espécie mencionada no texto é exemplo de pteridófita, como a samambaia-açu, de porte elevado e grande utilidade econômica.


C
Certo

E
Errado

O estudo e identificação dos seres do Reino Metaphyta é primordial em diversos tipos de perícias. Leia e julgue os itens a seguir a respeito deste Reino.

I - As briófitas possuem vasos condutores ao contrário de outros representantes do Reino Metaphyta. Através do entrelaçamento dos rizóides as briófitas mantêm firmes as encostas, minimizando a erosão.

II - As plantas vasculares atuais englobam as pteridófitas, gimnospermas e angiospermas; este grupo é chamado de traqueófita pela presença de vasos condutores de seiva.

III - As gimnospermas e as angiospermas são os únicos vegetais que formam frutos.

IV - A única fonte de variabilidade genética na reprodução assexuada é a ocorrência de mutações casuais, podendo levar a diferenças individuais entre as plantas de uma população.

V - Na reprodução sexuada é grande a chance de surgir variação genética entre os descendentes, devido à meiose e a fecundação.

VI - A propagação vegetativa dos vegetais superiores é um processo de reprodução assexuada, de onde o homem aprendeu o plantio da cana-de-açúcar, batata, mandioca e roseira.

VII - As angiospermas: cerejeira, mogno, peroba, cedrinho são usadas na construção de casas e móveis. Várias fibras como algodão, linho e sisal e ainda óleos de babaçu e de mamona, além da cera de carnaúba são derivados das angiospermas. Estão corretos apenas os itens:


A

( ) I, II, III, IV e VII


B

( ) I, II, V e VII


C

( ) II, III, IV, V e VI


D

( ) II, IV, V, VI e VII


E

( ) II, IV, V e VII

A fase haplóide e a fase diplóide, do ciclo reprodutivo de plantas como as pteridófitas, ocorrem, respectivamente, em estruturas denominadas:


A

esporófito e gametófito;


B

megásporo e micrósporo;


C

esporângios e soros;


D

anterozóide e oosfera;


E

gametófito e esporófito.

O reino de plantas é formado por uma variedade muito grande organismos. Sobre os principais grupos vegetais, leia as proposições abaixo:

Imagem associada para resolução da questão


A

Apenas a proposição I é incorreta.


B

Apenas a proposição II é incorreta


C

Apenas a proposição III é incorreta.


D

Apenas a proposição IV é incorreta


E

Todas as proposições são incorretas.

   
Gerar simulado