Questões de Concurso sobre Práticas Laboratoriais

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
5.095 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Os meios de cultura são


A

preparações nutritivas feitas em laboratórios que fornecem os nutrientes para o crescimento e desenvolvimento de microrganismos (como bactérias e fungos) fora do seu habitat natural.


B

insumos sólidos preparados em laboratório para o crescimento irrestrito de bactérias.


C

caldos sem agentes solidificantes que são utilizados para ativação das culturas de microrganismos, exceto vírus.


D

preparações sólidas para crescimento viral que impedem a proliferação de outros microrganismos a fim de estudar especificamente algumas culturas.


E

insumos nutritivos que foram muito utilizados em laboratórios até a década de 1990, porém, atualmente, não são mais considerados seguros e deixaram de ser preparados.

Em testes de coagulação, após a coleta sanguínea por meio de seringa, a agulha deverá ser desacoplada da seringa após esta ser travada com protetor — para se evitar acidente —, o tubo deverá ser aberto e a amostra deverá ser nele introduzida lentamente para não haver hemólise.


C

Certo


E

Errado

Sobre as técnicas de preparo e análise hematológica, analise as alternativas e assinale a INCORRETA:


A

A técnica manual de esfregaço sanguíneo é indicada principalmente para investigações de amostras com anomalias que necessitam de confirmação.


B

Os analisadores hematológicos de 3 partes diferenciam os leucócitos em: linfócitos, células médias (monócitos, eosinófilos e basófilos) e granulócitos.


C

A diferenciação dos leucócitos em 5 partes exige tecnologias ópticas, como laser, para análise de dispersão e difração de luz.


D

Os analisadores hematológicos de 6 partes relatam apenas os cinco tipos de leucócitos, sem identificação de células imaturas.

Um experimento foi cuidadosamente montado em laboratório para investigar os fatores que influenciam a germinação das sementes de feijão. A configuração experimental envolveu cinco tubos de ensaio, numerados de 1 a 5, todos contendo 3 mL de água de cal (hidróxido de cálcio). Um chumaço de algodão seco foi posicionado em cada tubo, de forma frouxa, acima do nível da água. O tubo 1 recebeu apenas água de cal e foi fechado com uma tampa. Nos tubos de 2 a 5, sobre o algodão, foram colocadas três sementes de feijão, previamente tratadas da seguinte maneira:


Tubo 2: sementes não germinadas e não fervidas.

Tubo 3: sementes não germinadas e fervidas.

Tubo 4: sementes germinadas e não fervidas.

Tubo 5: sementes germinadas e fervidas.


Os tubos 2 a 5 foram tampados e todos os tubos foram observados durante cerca de dois dias para avaliar os resultados.


Após esse período, verificou-se o seguinte resultado:


A

tubos 1, 3 e 4: água de cal límpida.


B

tubos 2 e 5: água de cal com bolhas de gás.


C

tubo 3 e 5: água de cal na cor azul.


D

tubo 4: água de cal turva.


E

tubo 2: água de cal na cor amarela.

Em 1864, o alemão Antonin Prandtl (1842 – 1809) desenvolveu o primeiro separador mecânico que usava a força centrífuga, um equipamento rústico que continha baldes presos a hastes conectadas a um rotor de operação manual. A principal aplicação desse equipamento, na época, era separar o leite da nata no processo de produção do queijo. Por volta de 1880, as centrífugas chegam aos laboratórios de ensino e pesquisa, com o objetivo de reduzir o tempo gasto em procedimentos que exigiam etapas de filtração.


FONTE: BASTOS, A. R.; AFONSO, J. C. Separação sólido-líquido: centrífugas e papeis de filtro. Química Nova, v. 38, n. 5, 2015.


Tanto a filtração como a centrifugação são métodos de separação bastante utilizados em laboratório. Sobre tais métodos, está correto o que se afirma na alternativa:


A

Na filtração, os poros dos filtros devem ser maiores que o tamanho das partículas a serem filtradas.


B

Existem diferentes métodos de filtração, sendo o mais tradicional a filtração por ação da gravidade.


C

A temperatura da solução e o tipo de precipitado não interferem na velocidade da filtração.


D

A centrifugação é utilização na separação de sólidos em suspensão em líquidos, mas não separa líquidos imiscíveis entre si.


E

As centrífugas variam em tamanho mas não em velocidade, pois seu uso depende da quantidade de substâncias a serem separadas.

O hemograma é um dos exames laboratoriais mais solicitados na prática clínica, sendo essencial na triagem, diagnóstico e acompanhamento de diversas condições de saúde. Para garantir a acurácia dos resultados, o técnico deve dominar tanto o uso adequado dos equipamentos quanto a interpretação inicial dos parâmetros obtidos. Dessa forma, assinale a alternativa correta


A

Um valor de hematócrito aumentado pode ser indicativo de anemia ferropriva.


B

A contagem de plaquetas aumentada sugere comumente a ocorrência de púrpura trombocitopênica idiopática.


C

A linfocitose presente em crianças deve ser considerada um achado anormal e preocupante em qualquer situação.


D

Hemoglobina abaixo dos valores de referência indica, necessariamente, uma resposta inflamatória sistêmica.


E

Um número elevado de leucócitos pode estar relacionado à presença de infecção bacteriana aguda.

No contexto do laboratório clínico, o principal objetivo do uso de destiladores no processo de purificação da água é


A

remover apenas contaminantes orgânicos, como proteínas e carboidratos.


B

garantir que a água atinja um pH neutro de 7,0.


C

eliminar exclusivamente partículas sólidas em suspensão.


D

substituir completamente a necessidade de outros métodos de purificação, como a deionização, por exemplo.


E

remover contaminantes inorgânicos, orgânicos voláteis, microrganismos e endotoxinas, garantindo água de alta pureza.

O êxito na condução das pesquisas e na qualidade dos resultados experimentais depende da garantia da presença mínima de estresse no cotidiano do modelo experimental. A presença de diversos fatores, tais como: animais saudáveis, seu manuseio correto, preocupação constante com seu bem-estar, além de conhecimento e treinamento adequados aos responsáveis pelo uso desses animais são condições para a qualidade de dados obtidos de pesquisa com animais de laboratório.


São parâmetros que indicam possíveis desconfortos para o animal, EXCETO.


A

Olhos brilhantes e umidificados.


B

Medo repentino.


C

Aumento de comportamentos de autolimpeza (grooming).


D

Isolamento.

Um dos procedimentos laboratoriais tecnicamente aprovado consiste no congelamento de concentrado de eritrócitos em condições apropriadas. A conservação das hemácias em temperatura igual ou inferior a 65º Celsius negativos é realizada adicionando substâncias citoprotetoras como:


A

amido hidroxilado e xilitol


B

xilitol e fosfato monobásico


C

glicerol e amido hidroxilado


D

fosfato monobásico e glicerol

Em diversas situações das práticas laboratoriais, é necessária a utilização de soluções de concentrações padronizadas. Os volumes necessários de uma solução de cloreto de sódio (NaCl) a 20% e de água destilada para o preparo de 50 mililitros de uma solução de cloreto de sódio 0,9% (soro fisiológico) são correspondentes a:


A

1,8mL de solução NaCl 20% + 50,0mL de água destilada


B

1,8mL de solução NaCl 20% + 48,2mL de água destilada


C

2,25mL de solução NaCl 20% + 50,0mL de água destilada


D

2,25mL de solução NaCl 20% + 47,75mL de água destilada

Em muitos laboratórios de análises clínicas são preparadas soluções químicas que servem como reagentes utilizados em procedimentos analíticos. A quantidade em gramas necessária para preparar 50 mililitros de uma solução de hidróxido de sódio 5 molar é de aproximadamente:


Dado – Peso molecular NaOH=40g/mol


A

1


B

5


C

8


D

10

“A gestão laboratorial é essencial para garantir a qualidade e confiabilidade nos resultados analíticos” (Tietz, 2015). Durante uma auditoria em um laboratório clínico, foi identificado que os valores dos controles internos frequentemente não estão dentro das faixas aceitáveis. Qual ação é mais apropriada para corrigir essa falha?


A

Substituir os analistas responsáveis pelas análises.


B

Recalibrar os equipamentos e revisar os procedimentos analíticos.


C

Ajustar os valores de referência do controle interno para incluir os resultados fora da faixa.


D

Alterar o método de análise.


E

Reduzir a frequência de execução dos controles internos para minimizar desvios.

A ilustração a seguir representa uma espécie que está preparada para a herborização no laboratório.


Imagem associada para resolução da questão


(https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/ bitstream/doc/315636/1/Doc173.pdf)


No exemplar herborizado, verifica-se que uma parte do caule está dobrado. Isso se deve ao fato de


A

a planta ter sido quebrada por choque mecânico obrigatório durante o transporte até o laboratório.


B

o espécime coletado ter tamanho maior do que o tamanho da cartolina usada na herborização.


C

ter sido realizada a quebra manual do espécime para facilitar a coleta e a herborização.


D

ter sido necessário o dobramento para poder puxar e retirar a planta inteira do solo, com a raiz.


E

a planta ser encontrada dessa forma no solo após ter sido arrancada acidentalmente.

Acerca da lavagem de material em laboratório de análises clínicas, assinale a opção correta.


A

O enxágue de materiais de laboratório deve ocorrer com água destilada, sempre em pequenas quantidades.


B

As técnicas de lavagem de material em laboratórios de análises clínicas visam remover resíduos e incluem a lavagem manual e a lavagem automática, com o uso de detergentes específicos e água, seguidas de enxague e secagem.


C

Os materiais de laboratório de análises clínicas devem ser lavados apenas em máquinas automáticas, de acordo com as boas práticas de higiene laboratorial.


D

As máquinas automáticas de lavagem de materiais de laboratórios atingem até 40 °C, o que, junto aos ciclos de lavagem adequados, permite uma limpeza profunda e a remoção de contaminantes.


E

Na falta de material adequado, os detergentes de uso doméstico podem ser usados na lavagem de materiais de laboratório, desde que tenham boa propriedade de enxágue e alta formação de espuma.

Como é chamado o equipamento utilizado em titulações na medida precisa de volume de líquidos através do escoamento controlado do líquido?


A

Placa de Petri.


B

Bureta.


C

Vidro de Relógio.


D

Cadinho.

Um técnico de laboratório precisa preparar 250 mL de uma solução de NaCl (cloreto de sódio), com concentração de 0,4 M (Molar). A massa molar do NaCl é de aproximadamente 58,5 g/ mol. A massa (em gramas) de NaCl que o técnico deve pesar para preparar essa solução corresponde a:


A

14,625 g


B

1,4625 g


C

2,925 g


D

5,85 g

Em laboratórios de microbiologia, parte da vidraria é lavada e reutilizada. Para garantir confiabilidade dos experimentos, a rotina correta de limpeza desses materiais é:


A

Lavar com água corrente e verter as vidrarias em escorredor de louças para secagem em temperatura ambiente.


B

Lavar com detergente neutro, enxaguar abundantemente com água destilada e esterilizar antes do uso.


C

Lavar com álcool 70% e secar em estufa apropriada.


D

Utilizar hipoclorito de sódio 1% para desinfecção, secar com papel toalha e esterilizar em autoclave.


E

Utilizar detergente ácido sem enxágue, para evitar resíduos e secar com papel toalha estéril.

O resultado de uma análise de plaquetas em lâmina de vidro feita a partir de um esfregaço sanguíneo com sangue sem anticoagulante poderá evidenciar distribuição das plaquetas com formação de pequenos agregados ou mostrar plaquetas individualizadas e homogeneamente distribuídas caso o sangue tenha sido coletado em tubo com anticoagulante EDTA.


C

Certo


E

Errado

Afiltração é um processo de separação que utiliza um meio poroso para reter líquidos de uma mistura. Como exemplo, pode-se citar o aspirador de pó (B), que retém a água presente no ar.


C

Certo


E

Errado

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado