

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Várias instituições estão envolvidas nos processos que estabelecem as normas de como devem ser administrados os resíduos dos serviços de saúde. Cada uma delas possui, respectivamente, uma sigla que as identifica. A que está INCORRETAMENTE identificada abaixo é:
CNEN– Comissão Nacional de Energia Nuclear.
RSS– Resíduos Seguros e Saudáveis.
FUNASA – Fundação Nacional de Saúde do Ministério da Saúde.
IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais.
OPAS– Organização Panamericana de Saúde.
A coleta de lixo contaminado das clínicas odontológicas deverá ser separada daquela referente ao lixo comum.
O lixo do consultório odontológico pode ser separado em vários tipos. A associação INCORRETA dos itens aos respectivos tipos é
geral: papéis, caixas, restos alimentares.
patológico: tecidos órgãos, dentes e partes do corpo humano.
farmacêutico: soluções para desinfecção e/ou esterilização química do instrumental, soluções desinfetantes de consultório.
infeccioso: gaze, algodão, pontas de sucção descartáveis, luvas, máscaras, avental descartáveis.

O lixo que fica a céu aberto tem um papel importante na transmissão de doenças provocadas por vários organismos que vivem nele ou são atraídos por ele.
A quantidade de lixo doméstico produzida nas cidades é menor em bairros mais ricos, pois o maior poder aquisitivo produz mais conciência em relação à produção do lixo.
O destino adequado do lixo doméstico não deve ser responsabilidade da população, mas do poder público, que deve implantar os serviços de coleta e tratamento de lixo.
O lixo orgânico é mais prejudicial ao meio ambiente porque não pode ser reutilizado nem reciclado, ficando acumulado nos lixões, ao contrário do que ocorre com os produtos recicláveis.
No tratamento de esgoto usando lodo ativado são explorados alguns processos ecológicos como
o crescimento populacional de microrganismos aeróbios e a decomposição de matéria orgânica por bactérias anaeróbias.
a competição interespecífica entre populações de microrganismos aeróbios e anaeróbios por matéria orgânica.
a produtividade primária, a produtividade secundária e a decomposição por bactérias aeróbias.
a perda gradual de energia sob forma de calor ao longo dos níveis tróficos na cadeia alimentar.
a decomposição da matéria orgânica por leveduras e a sucessão ecológica secundária.
A reciclagem é o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados. As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidade de resíduos que necessita de tratamento final, como aterramento, ou incineração. Neste sentido assinale a alternativa que não representa um material passível de ser reciclado:
Aço.
Alumínio.
Restos de alimentos e material orgânico.
Plásticos.
Sobre a destinação do lixo, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas
. ( ) O lixão é apenas a disposição do lixo a céu aberto, em terrenos baldios, sem critérios sanitários de proteção ao ambiente.
( ) A contaminação de águas subterrâneas é muito comum em aterros controlados, pois não possuem impermeabilização dos solos.
( ) O aterro sanitário segrega o material orgânico do lixo transformando-o em adubo para a agricultura.
A sequência está correta em
V, V, F
F, V, F
V, F, V
F, F, V
V, V, V
Em uma sociedade de consumo como a nossa, é cada vez maior a produção de materiais que são descartados diariamente, trazendo uma série de problemas que interferem diretamente na qualidade de vida. O Decreto Estadual n.º 38.356/98, que regulamenta a Lei Estadual de Resíduos Sólidos n.º 9.921/93 (In: Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, 2003), estabelece um modelo de gestão que combina várias técnicas para o manejo dos diferentes componentes do fluxo de resíduos, e baseia-se em alguns princípios que visam a diminuição do desperdício, do volume de resíduos, proporcionam economia de recursos naturais e de energia, assim como reduzem a poluição do solo, da água e do ar.
Pode-se sintetizar esses princípios, na seguinte ordem:não geração ou redução/minimização; reutilização/ reaproveitamento; reciclagem; tratamento adequado e correta disposição final.
não geração ou redução/minimização; compostagem; reciclagem; reutilização/reaproveitamento.
geração ou aumento/maximização; reutilização/reaproveitamento; reciclagem; correta disposição final.
não geração ou redução/minimização; reutilização/ reaproveitamento; incineração; correta disposição final.
geração; reciclagem; compostagem; tratamento adequado e correta disposição final.
Uma das tecnologias para o tratamento de resíduos sólidos industriais é a incineração. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
O sistema de tratamento térmico não necessita de equipamentos que reduzam a emissão de poluentes.
Durante o processo de tratamento térmico, deve ser realizado o monitoramento de material particulado, dioxinas e furanos.
Os gases gerados no processo de tratamento dos incineradores e lançados na atmosfera, ainda que sem tratamento, não causam impactos negativos ao meio ambiente.
A incineração é uma tecnologia que consiste no tratamento térmico do resíduo à temperatura máxima de 100 ºC.
Uma das funções dos aterros sanitários é receber pilhas e baterias descartadas.
A coleta seletiva solidária, definida como o processo de utilização de materiais passíveis de retorno ao seu ciclo produtivo, rejeitados pelos órgãos e pelas entidades da administração pública federal direta e indireta, minimizaria o problema acima exposto.
Com o atual desenvolvimento tecnológico, inexiste possibilidade de remediação, ainda que parcial, do solo contaminado por resíduos inorgânicos.
Promover o evento Dia Mundial de Limpeza de Praias, no terceiro sábado de setembro, em que voluntários vão às praias coletar o lixo depositado pelos usuários locais ou trazido pelo mar, está em consonância com os princípios estabelecidos na Lei n.º 6.938/1981.
Na natureza não há produção de lixo, pois nada se ganha, nada se perde, tudo se transforma.
A partir do estudo acima apresentado, podem ser estabelecidas diretrizes para a escolha de locais adequados à instalação de áreas de disposição final de lixo municipal, que devem localizar-se longe das costas e praias.
A partir das informações apresentadas, é correto inferir que a maioria das unidades da empresa descarta os resíduos de forma inadequada.
O saneamento básico, conjunto de serviços que abrange os sistemas de abastecimento de água, esgotos sanitários, drenagem de águas pluviais e coleta de lixo, constitui medida fundamental para a prevenção das referidas doenças.
Conforme padronização de cores para fins de separação do lixo, os coletores para resíduo químico de laboratório considerado lixo perigoso devem ter a cor vermelha.
No Brasil o valor médio do lixo produzido por habitante é de 180 kg por ano. Manter o lixo distante dos olhos e do nariz é uma iniciativa tradicional na história humana. Entretanto os problemas gerados pelo lixo e as soluções propostas não são tão simples. No Brasil existem diferentes destinações finais para o lixo, que pode conter materiais de difícil e demorada decomposição bem como agentes causadores de doenças.
DESTINAÇÃO FINAL DO LIXO
I - Lixão
II - Aterro Controlado
III - Aterro Sanitário
IV - Usina de compostagem
CARACTERÍSTICAS DO LOCAL E PROCESSOS
A - O lençol freático fica protegido e a decoposição do lixo é mais rápida.
B - Sujeito à acomodação de camadas, comprometendo a construção de casas e prédios.
C - Local de tratamento do lixo pela ação de microrganismos decompositores.
D - Depósito a céu aberto onde o material decomposto por pode gerar substâncias de cheiro desagradável.
E - Depósito de lixo coberto com camada de terra
Assinale a alternativa que relaciona CORRETAMENTE as duas colunas acima.
I-D, II-E, III-B, IV-C
I-B, II-A, III-B, IV-A
I-C, II-B, III-A, IV-D
I-E, II-D, III-C, IV-E
A presença de bactérias acumuladas nos filtros anaeróbios é essencial para a decomposição da matéria orgânica presente no esgoto sanitário.
Desenvolver campanha de conscientização da população na área da gestão de resíduos sólidos, com base no princípio dos 3Rs, priorizando a reciclagem de materiais, pode ajudar a combater a dengue.