Questões de Concurso de CMMI e MPS-BR - Ciência da Computação

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão 754639

Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) 2014

Cargo: Analista Administrativo - Área Desenvolvimento de Sistemas de Informação / Questão 75

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Tendo como referência o modelo CMMI (capability maturity model integration), versão 1.3, e o guia geral de serviços de melhoria de processos do software brasileiro (MPS.BR), versão 2012, julgue os itens seguintes. Uma das origens da distinção entre os níveis de maturidade 3 e 4 do CMMI diz respeito à previsibilidade do desempenho de processo, uma vez que, no nível 4, as previsões são parcialmente fundamentadas em análises estatísticas dos dados do processo refinado.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 754640

Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) 2014

Cargo: Analista Administrativo - Área Desenvolvimento de Sistemas de Informação / Questão 76

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Tendo como referência o modelo CMMI (capability maturity model integration), versão 1.3, e o guia geral de serviços de melhoria de processos do software brasileiro (MPS.BR), versão 2012, julgue os itens seguintes. Para alcançar o nível de maturidade D (largamente definido) do MPS.BR, a unidade organizacional precisa satisfazer aos atributos dos processos de desenvolvimento do sistema de serviços (DSS) e orçamento e contabilização de serviços (OCS).
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 754641

Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) 2014

Cargo: Analista Administrativo - Área Desenvolvimento de Sistemas de Informação / Questão 77

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Tendo como referência o modelo CMMI (capability maturity model integration), versão 1.3, e o guia geral de serviços de melhoria de processos do software brasileiro (MPS.BR), versão 2012, julgue os itens seguintes. Na análise de desempenho, para que a unidade organizacional se mantenha no nível de maturidade A (em otimização) do MPS.BR, uma das exigências é de que, em pelo menos um dos processos selecionados, sejam implementados os atributos de processo executado e gerenciado.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 754644

Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) 2014

Cargo: Analista Administrativo - Área Desenvolvimento de Sistemas de Informação / Questão 80

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Tendo como referência o modelo CMMI (capability maturity model integration), versão 1.3, e o guia geral de serviços de melhoria de processos do software brasileiro (MPS.BR), versão 2012, julgue os itens seguintes. Comparando-se os quatro níveis de capacidade da representação contínua do CMMI com os cinco níveis de maturidade no modelo de representação por estágio, conclui-se que apenas dois níveis possuem o mesmo nome.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 657786

Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) 2013

Cargo: Analista Administrativo - Área Desenvolvimento de Sistema da Informação / Questão 56

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Acerca do CMMI-DEV 1.2, julgue os itens subsecutivos.

A abordagem contínua no CMMI tem estrutura compatível com a ISO/IEC n.º 15.504 e trata de níveis de capacidades que, ao serem atingidos, representam o alcance de um determinado patamar de melhoria, caracterizado pela satisfação de um conjunto de práticas genéricas e específicas em determinada área de processo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 657787

Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) 2013

Cargo: Analista Administrativo - Área Desenvolvimento de Sistema da Informação / Questão 57

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Acerca do CMMI-DEV 1.2, julgue os itens subsecutivos.

Todas as áreas de processos abordadas na representação contínua, são também, abordadas na representação por estágios, onde uma área de processo é um conjunto de práticas relacionadas que, ao serem implementadas conjuntamente, satisfazem a um conjunto de metas consideradas importantes para a realização de melhorias naquela área. Nesse caso, infere-se que, para se atingir um nível de maturidade, é necessário possuir um grau de melhoria de processo em um conjunto predefinido de áreas de processo nas quais todas as metas devem ser satisfeitas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 657789

Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) 2013

Cargo: Analista Administrativo - Área Desenvolvimento de Sistema da Informação / Questão 59

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Acerca do CMMI-DEV 1.2, julgue os itens subsecutivos.

Caso determinada organização afirme possuir nível de maturidade 3, o processo gestão de contrato com fornecedor e o processo gestão de riscos, ambos da categoria gestão de projetos, serão entendidos e descritos em padrões para a organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 657790

Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) 2013

Cargo: Analista Administrativo - Área Desenvolvimento de Sistema da Informação / Questão 60

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Acerca do CMMI-DEV 1.2, julgue os itens subsecutivos.

O CMMI possui as representações por estágio e contínua. A representação por estágio tem cinco níveis e não possui equivalência com o nível 0 da representação contínua, que tem 6 níveis.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 657791

Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) 2013

Cargo: Analista Administrativo - Área Desenvolvimento de Sistema da Informação / Questão 61

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Julgue os próximos itens, a respeito do MPS.BR, versão 2012.

O guia geral MPS.BR de software descreve sete níveis de maturidade acumulativos, que estabelecem patamares de evolução de processos. Essa escala se inicia no nível G e progride até o nível A, não havendo, nesse guia, abordagem de níveis de capacidade dos processos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 657792

Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) 2013

Cargo: Analista Administrativo - Área Desenvolvimento de Sistema da Informação / Questão 62

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Julgue os próximos itens, a respeito do MPS.BR, versão 2012.

O modelo de referência MPS.BR para serviços, que é um dos quatro componentes do MPS.BR, está em consonância com a ISO/IEC n.º 20.000/2011, e seu nível de maturidade G é composto, entre outros fatores, pelos processos entrega de serviços, gerência de incidentes e gerência de nível de serviços.

  • C. Certo
  • E. Errado