Questões de Concurso de ITIL - Ciência da Computação

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Questão 781656

Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN) 2015

Cargo: Agente Penitenciário Federal - Área 7 / Questão 113

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Médio

ITIL (Information Technology Infrastructure Library) refere-se a um conjunto de diretrizes e práticas que visam estruturar pessoas, processos e tecnologia para o aumento da eficiência no gerenciamento de serviços. A partir dessas informações, julgue os itens seguintes, referentes ao ITIL, versão 3. Para o ITIL, a segurança da informação aparece como uma função do livro Service Estrategy.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 781657

Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN) 2015

Cargo: Agente Penitenciário Federal - Área 7 / Questão 114

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Médio

ITIL (Information Technology Infrastructure Library) refere-se a um conjunto de diretrizes e práticas que visam estruturar pessoas, processos e tecnologia para o aumento da eficiência no gerenciamento de serviços. A partir dessas informações, julgue os itens seguintes, referentes ao ITIL, versão 3. Os livros Service Estrategy e Service Transition compõem o ITIL.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 791232

Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão (MPOG) 2015

Cargo: Analista em Tecnologia da Informação / Questão 69

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Acerca do ITIL, julgue os itens a seguir. O gerenciamento de incidente deve garantir que a operação normal de um serviço seja restaurada o mais rápido possível de modo que o impacto no negócio seja minimizado. Além disso, deve-se certificar de que métodos e procedimentos padronizados sejam aplicados para resposta rápida e eficiente, com gerenciamento contínuo e relatórios de incidentes.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 799199

Ministério da Educação (MEC) 2015

Cargo: Atividades Técnicas de Complexidade Gerencial - Área Gerente de Projetos / Questão 70

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

A respeito do ITIL V3, julgue os itens seguintes. O gerenciamento da demanda integra o conjunto de processos da publicação desenho de serviço.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 705807

Tribunal Regional Federal / 3ª Região (TRF 3ª) 2014

Cargo: Analista Judiciário - Área Informática / Questão 31

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

É um conjunto especializado de habilidades organizacionais para fornecer valor aos clientes na forma de serviços. As capacidades assumem a forma de funções e processos para gerir serviços ao longo de um ciclo de vida, com especializações em estratégia, design, transição, operação e melhoria contínua.

De acordo com o ITIL v3, o texto acima é a definição de

  • A. Transição de Serviços.
  • B. Estratégia de Serviços.
  • C. Gerenciamento de Serviços.
  • D. Arquitetura de Serviços.
  • E. Operação de Serviços.

Questão 729571

Tribunal Regional do Trabalho / 16ª Região (TRT 16ª) 2014

Cargo: Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Tecnologia da Informação / Questão 41

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

De acordo com a ITIL v3, as requisições de serviço
  • A. são gerenciadas pelo processo Cumprimento de Requisições, normalmente em conjunto com o controle de operações de TI, do estágio Desenho de Serviços.
  • B. são uma declaração formal de um usuário em relação àquilo que é necessário, por exemplo, um requisito de nível de serviço, um requisito de projeto ou os entregáveis necessários para um processo.
  • C. são requeridas para implementar uma mudança padrão e elas são registradas e rastreadas usando um PPO (Procedimento Padrão de Operação).
  • D. podem estar vinculadas a uma requisição para mudança como parte do processo Cumprimento de Requisições, do estágio Operação de Serviço.
  • E. possuem tipos de categorias que são usadas para distinguir as requisições feitas a uma central de serviços, como evento, falha, requisição de mudança, reclamação e pedido de instalação de software.

Questão 754498

Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) 2014

Cargo: Analista Administrativo - Área Arquitetura de Soluções de Tecnologia da Informação / Questão 44

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Julgue os próximos itens, a respeito do ITIL v3. O gerenciamento de operações de TI, uma das funções da operação de serviço, está relacionado às áreas e equipes que possuem experiência e conhecimento técnico para dar suporte à operação.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 754499

Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) 2014

Cargo: Analista Administrativo - Área Arquitetura de Soluções de Tecnologia da Informação / Questão 45

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Julgue os próximos itens, a respeito do ITIL v3. Os estágios do ciclo de vida de serviço incluem a transição de serviço, para a qual está estabelecida a política de maximização da reutilização de processos e sistemas já existentes.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 731097

Tribunal de Justiça do Ceará   - CE (TJ/CE) 2014

Cargo: Analista Judiciário - Área Técnico-Administrativa / Questão 65

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

De acordo com o modelo ITIL v3, o gerenciamento do portfólio de serviços da estratégia de serviço incorpora uma metodologia composta das seguintes etapas:
  • A. captação; seleção; avaliação e implementação.
  • B. levantamento; análise; seleção; oficialização.
  • C. definição; análise; aprovação; oficialização.
  • D. captação; seleção; implementação.
  • E. levantamento; seleção; oficialização.

Questão 723531

Superintendência da Zona Franca de Manaus - AM (Suframa/AM) 2014

Cargo: Analista Técnico Administrativo / Questão 61

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Julgue os itens a seguir acerca dos fundamentos da ITIL v3. Um dos benefícios da adoção do ciclo de vida de serviço da ITIL consiste na obtenção de maior clareza na demonstração do retorno acerca dos investimentos (ROI) e do valor dos investimentos (VOI) nos serviços de TI.
  • C. Certo
  • E. Errado