Questões de Concurso de ITIL - Ciência da Computação

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Questão 754498

Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) 2014

Cargo: Analista Administrativo - Área Arquitetura de Soluções de Tecnologia da Informação / Questão 44

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Julgue os próximos itens, a respeito do ITIL v3. O gerenciamento de operações de TI, uma das funções da operação de serviço, está relacionado às áreas e equipes que possuem experiência e conhecimento técnico para dar suporte à operação.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 754499

Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) 2014

Cargo: Analista Administrativo - Área Arquitetura de Soluções de Tecnologia da Informação / Questão 45

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Julgue os próximos itens, a respeito do ITIL v3. Os estágios do ciclo de vida de serviço incluem a transição de serviço, para a qual está estabelecida a política de maximização da reutilização de processos e sistemas já existentes.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 791232

Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão (MPOG) 2015

Cargo: Analista em Tecnologia da Informação / Questão 69

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Acerca do ITIL, julgue os itens a seguir. O gerenciamento de incidente deve garantir que a operação normal de um serviço seja restaurada o mais rápido possível de modo que o impacto no negócio seja minimizado. Além disso, deve-se certificar de que métodos e procedimentos padronizados sejam aplicados para resposta rápida e eficiente, com gerenciamento contínuo e relatórios de incidentes.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 799199

Ministério da Educação (MEC) 2015

Cargo: Atividades Técnicas de Complexidade Gerencial - Área Gerente de Projetos / Questão 70

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

A respeito do ITIL V3, julgue os itens seguintes. O gerenciamento da demanda integra o conjunto de processos da publicação desenho de serviço.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 610513

Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) 2013

Cargo: Analista - Área Redes / Questão 106

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

A ITIL versão 3 possui práticas que ajudam a implantar e a manter um gerenciamento de serviços de TI focado em pessoas, processos e recursos. Com base na ITIL versão 3, julgue os itens que se seguem.

O gerenciamento de mudanças é estático e realizado de forma independente do gerenciamento da configuração; portanto, mesmo após a implantação de uma mudança, é dispensável a atualização do sistema que realize o gerenciamento da configuração.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 781656

Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN) 2015

Cargo: Agente Penitenciário Federal - Área 7 / Questão 113

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

ITIL (Information Technology Infrastructure Library) refere-se a um conjunto de diretrizes e práticas que visam estruturar pessoas, processos e tecnologia para o aumento da eficiência no gerenciamento de serviços. A partir dessas informações, julgue os itens seguintes, referentes ao ITIL, versão 3. Para o ITIL, a segurança da informação aparece como uma função do livro Service Estrategy.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 781657

Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN) 2015

Cargo: Agente Penitenciário Federal - Área 7 / Questão 114

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

ITIL (Information Technology Infrastructure Library) refere-se a um conjunto de diretrizes e práticas que visam estruturar pessoas, processos e tecnologia para o aumento da eficiência no gerenciamento de serviços. A partir dessas informações, julgue os itens seguintes, referentes ao ITIL, versão 3. Os livros Service Estrategy e Service Transition compõem o ITIL.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 705807

Tribunal Regional Federal / 3ª Região (TRF 3ª) 2014

Cargo: Analista Judiciário - Área Informática / Questão 31

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

É um conjunto especializado de habilidades organizacionais para fornecer valor aos clientes na forma de serviços. As capacidades assumem a forma de funções e processos para gerir serviços ao longo de um ciclo de vida, com especializações em estratégia, design, transição, operação e melhoria contínua.

De acordo com o ITIL v3, o texto acima é a definição de

  • A. Transição de Serviços.
  • B. Estratégia de Serviços.
  • C. Gerenciamento de Serviços.
  • D. Arquitetura de Serviços.
  • E. Operação de Serviços.

Questão 729571

Tribunal Regional do Trabalho / 16ª Região (TRT 16ª) 2014

Cargo: Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Tecnologia da Informação / Questão 41

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

De acordo com a ITIL v3, as requisições de serviço
  • A. são gerenciadas pelo processo Cumprimento de Requisições, normalmente em conjunto com o controle de operações de TI, do estágio Desenho de Serviços.
  • B. são uma declaração formal de um usuário em relação àquilo que é necessário, por exemplo, um requisito de nível de serviço, um requisito de projeto ou os entregáveis necessários para um processo.
  • C. são requeridas para implementar uma mudança padrão e elas são registradas e rastreadas usando um PPO (Procedimento Padrão de Operação).
  • D. podem estar vinculadas a uma requisição para mudança como parte do processo Cumprimento de Requisições, do estágio Operação de Serviço.
  • E. possuem tipos de categorias que são usadas para distinguir as requisições feitas a uma central de serviços, como evento, falha, requisição de mudança, reclamação e pedido de instalação de software.

Questão 1038996

Secretaria da Fazenda do Estado - RS (SEFAZ/RS) 2019

Cargo: Auditor Fiscal da Receita Estadual / Questão 55

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Em determinado órgão, foi identificada a necessidade de solucionar os seguintes problemas:

(a) ausência de gerenciamento dos softwares desenvolvidos internamente, quanto a versão, recursos e arquiteturas;

(b) falhas na entrega de informações que deveriam ser precisas, na perspectiva de serem corretas, para a pessoa certa, no momento certo.

De acordo com a ITIL v3, esses problemas podem ser resolvidos com a implantação

  • A. da função gerenciamento de aplicativo, para (a), e do processo gerenciamento de conhecimento, para (b).
  • B. do processo gerenciamento de problemas, para ambos.
  • C. do processo gerenciamento de configuração, para (a), e da função central de serviço, para (b).
  • D. do processo gerenciamento da liberação, para ambos.
  • E. do processo gerenciamento de nível de serviço, para ambos.