Questões de Concurso de O Contratualismo de Thomas Hobbes - Ciência Política

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 786228

Concurso IJSN Especialista em Estudos Governamentais - Área Ciências Socias 2010

Questão 89

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Acerca dos pensamentos de Thomas Hobbes, julgue os itens seguintes. A ausência de um Estado controlador e repressor incita a guerra contra os outros indivíduos, por ser essa uma atitude mais racional.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 44418

Concurso

Questão 44

Nível

Acerca do pensamento de Hobbes, assinale a opção correta.

  • A.

    O Estado foi instituído quando, a fim de vive- rem em paz uns com os outros e serem pro- tegidos dos agressores, todos os homens pactuaram, cada um com todos os outros, que renunciariam ao uso privado da força, transferindo-o para uma pessoa artificial.

  • B.

    O pacto que institui a sociedade política ba- seia-se na crença acerca da soberania po- pular, da qual derivam todos os direitos e faculdades do Estado, cabendo ao povo so- berano opção de seguir ou não as decisões deste.

  • C.

    No estado de natureza, caracterizado como um estado de guerra de todos contra todos, os homens viviam em perfeita liberdade, po- dendo livremente se dedicar ao comércio, às artes e à ciência.

  • D.

    Pelo pacto, o direito de representar a pessoa de todos é conferido ao soberano, cujos atos e decisões são autorizados tal como se fos- sem praticados e tomados por cada um dos homens, desde que não impliquem violação do direito à propriedade e aos frutos do tra- balho.

  • E.

    Os súditos podem libertar-se do pacto com o seu soberano. Assim, basta que um indivíduo decida desfazer o pacto com o soberano para que esse deixe de existir.