A segmentação de mercado é uma estratégia crucial para os profissionais de marketing alcançarem o sucesso em um ambiente altamente competitivo. Compreender as nuances dos diferentes grupos de consumidores pode levar a campanhas de marketing mais eficazes e um maior envolvimento do público-alvo. No entanto, essa abordagem nem sempre foi a preferida pelos gestores, que, muitas vezes, optaram por uma estratégia de marketing de massa. Considerando o exposto, assinale a afirmativa correta.
A segmentação de mercado e o marketing de massa são estratégias complementares que, dependendo das características do produto ou serviço oferecido, podem ser aplicadas de forma independente.
A segmentação psicográfica é uma estratégia de segmentação de mercado que divide os consumidores em grupos com base em seus traços psicológicos, valores, estilos de vida, personalidade, estado civil, tamanho da família e ocupação.
A segmentação demográfica é uma estratégia de segmentação de mercado que divide os consumidores em grupos com base em características demográficas específicas, como idade, sexo, renda, escolaridade, estado civil, comportamentos e interesses.
A segmentação de mercado e o marketing de massa buscam alcançar o maior número possível de consumidores com uma mensagem única e uniforme, envolvendo a criação de um único produto ou serviço que atenda a todas as necessidades e preferências dos consumidores