Imagem de fundo

Para compreender as passagens de uma cultura à outra, a autora Lúcia Santaella propõe a...

Para compreender as passagens de uma cultura à outra, a autora Lúcia Santaella propõe a divisão das eras culturais em seis tipos de formações: a cultura oral, a cultura escrita, a cultura impressa, a cultura de massas, a cultura das mídias e a cultura digital.


Para a autora, a cultura digital


A

foi sendo semeada por processos de produção, distribuição e consumo comunicacionais inerentes à cultura do disponível e do transitório, pela autora chamada de cultura das mídias.


B

caracteriza-se por extinguir as culturas que a antecederam representando a emergência de um novo paradigma comunicacional.


C

brotou diretamente da cultura de massas, sendo a cultura das mídias um retrocesso pontual na evolução para o advento do pós-humano.


D

nasceu com o advento de fotocopiadoras, videocassetes e aparelhos para gravação de vídeos e equipamentos de fácil transporte como o walkman e o walktalk.


E

caracteriza-se pela passividade na recepção das mensagens, cuja produção é centralizada por grandes corporações de mídia.