Questões de Concurso sobre Edição

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
25 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Para criar um logotipo que será aplicado tanto em um pequeno cartão de visitas quanto em um outdoor de grandes dimensões, é necessário utilizar tecnologias gráficas adequadas à escalabilidade e à preservação da qualidade visual.


Considerando esse contexto, avalie as afirmativas a seguir.


I. Softwares de edição de imagens raster, como o Adobe Photoshop, são os mais indicados para a criação de logotipos, pois trabalham com alta resolução e permitem impressão em grandes formatos sem perda de qualidade.

II. Imagens vetoriais são construídas a partir de equações matemáticas, o que permite sua ampliação ou redução em qualquer escala sem ocorrência de pixelização ou perda de definição

III. O Adobe Illustrator é indicado para a criação de logotipos, pois utiliza gráficos vetoriais, garantindo flexibilidade de uso em diferentes mídias e tamanhos.

IV. A conversão de um arquivo raster para o modo de cor CMYK e resolução de 300 DPI elimina limitações de escala e substitui a necessidade de gráficos vetoriais.

V. Softwares de apresentação, como o PowerPoint, oferecem recursos equivalentes aos programas vetoriais profissionais para o desenvolvimento de identidades visuais institucionais.


Está correto o que se afirma em


A

I e IV.


B

II e III.


C

II e V.


D

III e IV.


E

I e V.

O artista design está desenvolvendo peças gráficas, ajustando imagens de produtos e criando ilustrações digitais para redes sociais e materiais impressos. Considerando as ferramentas disponíveis, assinale a alternativa que apresenta o programa MAIS ADEQUADO para esse tipo de trabalho.


A

Premiere


B

Photoshop


C

AutoCAD


D

SketchUp


E

Excel

A arte-finalização é a etapa de encerramento de um arquivo. Nesse estágio de produção, não vamos, então, mais editar o texto, nem editar ou criar as imagens, nem diagramar o conteúdo. Vamos apenas organizar e finalizar a arte para que ela fique de forma segura, pronta para ser enviada à gráfica nas especificações necessárias.


PERUYERA, Matias Sebastião. Processos de diagramação e editoração. 1. ed. São Paulo: Contentus, 2020. p.262. Adaptado.


Sobre a arte-final e o fechamento de arquivo para impressão, analise se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F).


( ) As marcas de corte não devem fazer parte da arte, elas direcionam o refile (corte) e devem ter uma distância, de no mínimo, 3mm, entre si.

( ) A resolução de um arquivo de imagem para uma impressão de qualidade é de, no máximo, 150 dpi.

( ) As fontes de texto de uma arte-final, para que saiam exatamente como enviadas, devem ser convertidas em curvas antes do fechamento do arquivo.

( ) A configuração de cor do documento deve ser ajustada conforme o sistema de impressão utilizado, caso as cores do documento estejam em RGB, essa alteração não será necessária.

( ) O arquivo final de livros impressos devem conter um número total de páginas que seja múltiplo de três.


A sequência correta é


A

V, F, V, F, F.


B

F, V, V, V, F.


C

V, F, F, F, V.


D

V, V, V, V, F.


E

F, V, F, F, V.

Um diretor revisa a timeline de um editor e aponta um problema de workflow: a timeline está saturada com dez trilhas de vídeo (V1 a V10), mas muitas delas contêm apenas um único clip placeholder (um clip vazio ou de referência). O editor justifica que isso facilita a futura inserção de gráficos de movimento.


A respeito das desvantagens de longo prazo desse excesso de trilhas vazias, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.


( ) O software de edição renderiza automaticamente todas as trilhas vazias, gerando arquivos maiores e desperdício de espaço no disco.

( ) Trilhas vazias aumentam o risco de a mídia vinculada ao projeto ficar offline durante a edição.

( ) O excesso de trilhas vazias pode causar poluição visual e dificultar a navegação e o gerenciamento da timeline. Uma prática mais eficiente é manter a organização em bins e criar trilhas apenas quando forem realmente necessárias.


As afirmativas são, respectivamente,


A

F – F – V.


B

F – V – V.


C

V – F – F.


D

V – V – F.


E

F – V – F.

Com base nos conhecimentos básicos em edição de imagens, analise as afirmativas abaixo marcando V para verdadeiro ou F para falso e assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.


( ) O corte é um recurso voltado à redução do tamanho da imagem, sem impacto relevante na composição visual.

( ) Um dos efeitos do corte é permitir o reposicionamento do tema central da imagem, ajustando o enquadramento.

( ) Cortes muito drásticos podem diminuir significativamente a resolução da imagem original.

( ) O corte não modifica a proposta visual da imagem e mantém sua intenção estética original.


A

V – V – V – F


B

F – F – V – V


C

F – V – F – F


D

F – V – V – F


E

V – F – F – V

Considere a imagem a seguir:



(Arquivo pessoal; imagem usada com autorização)


No editor de imagens digitais Adobe Photoshop, a redução de tons intermediários da imagem esquerda, produzindo o efeito apresentado na imagem do lado direito, pode ser feita por meio do menu Image -> Adjustment ->


A

Black & White.


B

Equalize.


C

Levels.


D

Posterize.


E

Threshold

L.U.T. é uma sigla para “Look Up Table”. Que significa uma tabela de valores com o objetivo de alterar matematicamente um valor RGB de entrada para um novo valor.


Ao aplicar um LUT criativo, certas áreas de exposição da imagem podem ultrapassar o limite de espaço de cor, fazendo com que “estourem “ou “enterrem”, ou seja, se tornem preto ou branco absoluto.


Para evitar isso o editor terá que


A

utilizar LUTs de conversão para ajustar as imagens brutas.


B

acionar a leitura automática para que não haja necessidade de ajuste individual clipe a clipe.


C

garantir que todos os takes tenham sido gravados com a mesma câmera e exposição semelhantes.


D

fazer um tratamento primário anterior a aplicação do LUT, seja adicionando um nó anterior no DaVince Resolve ou aplicando um novo Lumetri acima do que possui o LUT no Premiere.


E

ajustar o White Balance antes de aplicar o LUT.

No software de edição de imagens Adobe Photoshop, o uso de camadas de ajuste (Adjustment Layers) permite


A

arquivar operações de edição das imagens em arquivos de metadados.


B

fazer uma edição não destrutiva da imagem.


C

salvar arquivos com camadas e transparência no formato JPG.


D

salvar seleções e máscaras em arquivos JPG.


E

produzir arquivos simultaneamente nos modos RGB e CMYK.

O preço do livro é determinado pela combinação de diversos custos, entre eles, os direitos autorais, os custos editoriais, os custos industriais, despesas administrativas, reserva para perdas diversas, lucro da editora, margem para livrarias e distribuidores. Em relação à incidência de impostos e taxas, é correto afirmar que, por conta do artigo 150 da Constituição Federal de 1988, atualmente os livros


A

são onerados somente por impostos estaduais.


B

estão isentos somente do IPI.


C

estão isentos de todos os impostos.


D

têm incidência somente do PIS e do Cofins.


E

devem pagar impostos somente sobre o lucro apurado pela editora.

Para realizar a edição de som de um vídeo, é necessário compreender alguns aspectos da acústica. Por exemplo, quando o som, ou parte dele, atravessa a superfície e surge, mais ou menos atenuado, do outro lado dela, é chamado de transmissão. Nesse sentido, qual é o nome dado ao fenômeno que acontece quando a superfície funciona, para o som, da mesma maneira que uma parede branca fosca age para a luz: as ondas não são absorvidas, e sim espalhadas para todas as direções?


A

Absorção.


B

Construção.


C

Difusão.


D

Direção.


E

Medição.

Existem critérios básicos para a elaboração de índices. Assinale a alternativa que apresenta a definição e o significado correto do elemento constituinte do índice.


A

Indicativo: é a palavra ou símbolo que determina a entrada.


B

Cabeçalho: corresponde a palavras ou frase que remete às informações do texto.


C

Entrada: unidade do índice que consiste em cabeçalho e indicativo de sua localização no texto.


D

Remissiva: elemento que possibilita o leitor encontrar a informação em outro local.


E

Subcabeçalho: elemento formado por duas ou mais palavras em que uma tem significado próprio.

Considera-se esgotada a edição quando restarem em estoque, em poder do editor, exemplares em número inferior a dez por cento do total da edição. Em casos semelhantes,


A

havendo necessidade de atualização do texto, se o autor se negar a fazê-la, a obra não poderá ser reeditada e o autor responderá por danos.


B

partes da obra, não superior a cinco por cento, poderão ser copiadas, mas o receptor das cópias deverá pagar direitos autorais à editora que repassará parte do valor ao autor ou seus descendentes.


C

a obra será considerada de domínio público até sua reedição ou reimpressão, podendo ser, nesse ínterim, reproduzida livremente.


D

se o editor tiver direito a fazer outra edição e não a publicar, poderá o autor notificá-lo para que o faça em certo prazo, sob pena de perder o direito, além de responder por danos.


E

quando o autor, em virtude de revisão, tiver dado à obra versão definitiva, as versões anteriores poderão ser copiadas livremente.

A técnica de edição de vídeos que consiste na retirada de parte de uma cena gerando dois planos, com a intenção de aumentar o impacto durante a transição entre planos para surpreender, assustar ou divertir o espectador é chamada de


A

Jump cut.


B

Hot spot.


C

Split screen.


D

Zoom out.


E

Final cut.

Assinale a alternativa que só tem os elementos pós-textuais de um trabalho acadêmico.


A

Agradecimentos, errata, sumário, índice e referências.


B

Apêndice, anexo, glossário, índice e referências.


C

Resumo em língua estrangeira, epígrafe, dedicatória, agradecimentos e sumário.


D

Anexo, apêndice, errata, lista de símbolos e referências.


E

Índice, epígrafe, glossário e lista de abreviaturas e siglas.

Considere a seguinte hipótese:


Um editor vai reeditar um livro do século XVII. Para recriar “o clima” da época, haverá uma página que irá recuperar a página de apresentação da obra, com o título, lugar de impressão, impressor, data e um retrato do autor do texto.


O nome técnico dessa página é


A

folha de guarda.


B

falso rosto.


C

frontão.


D

frontispício.


E

falsa capa.

Sumário é a enumeração das divisões, seções e outras partes de um documento, na mesma ordem e grafia em que a matéria nele se sucede. O Sumário


A

deve ser incluído como último elemento pós-textual da obra.


B

das publicações periódicas deve estar localizado no anverso da folha de guarda, em todos os volumes.


C

dos fascículos deve ser impresso na quarta capa, em todos os volumes.


D

de uma monografia, com mais de um volume, deve ser elaborado considerando a totalidade da obra.


E

composto de seções, deve ter estes elementos gráficos alinhados à direita da página em que for impresso.

Um artigo, incluído nos anais da Academia Americana de Ciências Políticas e Sociais, de 1975, afirma que “um editor é um homem de negócios, um intelectual, um agente publicitário, um gramático e, se possível, a longo prazo, um professor.” E conclui que o editor tem considerável “controle sobre o tipo de conhecimento que estará disponível em uma sociedade”. Essa descrição dos poderes do editor está vinculada à teoria


A

do gatekeeper.


B

dos definidores primários.


C

do agenda setting.


D

do espelho.


E

funcionalista.

Em um site jornalístico, foi publicado seguinte texto:


Título: Lula retoma o crédito rural


O deputado federal Elvino Bohn Gass (PT-RS) afirmou que o Plano Safra do governo Bolsonaro disponibilizou apenas R$ 19,8 bilhões para o BNDES usar em mais de 10 programas, entre eles o Crédito Rural. “Todo mundo sabia que este montante era insuficiente, a demanda histórica sempre foi muito maior”, afirmou.

Segundo o deputado, o governo Lula aportou R$2,9 bilhões adicionais, possibilitando que as cooperativas e produtores rurais reabrissem os contratos e consumissem os recursos em poucos dias.

(Brasil 247. Adaptado)


O editor do site criticou o título do texto porque ele é


A

um título sensacionalista.


B

um título sem expressão, não chamativo.


C

um título que não condiz com o assunto da matéria.


D

um título encampado.


E

um título anafórico.

Com relação aos equipamentos de captação de imagens digitais, é correto afirmar que


A

em fase de edição imagens salvas em formato RAW permitem ajuste posterior do balanço do branco.


B

a escala de reprodução da imagem independe da distância focal e da distância do assunto.


C

ao utilizar a câmera no modo “Prioridade de abertura”, é necessário definir manualmente a duração do tempo de exposição em que obturador da câmera fica aberto.


D

ao variar a resolução da imagem, a câmera fotográfica aumenta a distância focal, característica conhecida como fator de corte.


E

lentes de distância focal fixa não permitem variação na abertura do diafragma.

Em relação ao uso de faixas de destino na edição de áudio e vídeo em um software de edição,


A

ao adicionar clipes a uma sequência por meio de colagem (ou atalhos de teclado), é necessário criar uma linha do tempo para definir as faixas de destino.


B

os clipes de áudio podem ser adicionados a múltiplas faixas de áudio que correspondem à configuração de canal do clipe de origem, como mono, estéreo ou 5.1.


C

quando se realiza uma edição de inserção ou substituição arrastando um clipe para a sequência, as faixas de destino são definidas automaticamente, sem a necessidade de especificá-las previamente.


D

os clipes com vídeo e áudio vinculados aparecem como uma única unidade na faixa de destino, independentemente das configurações das faixas.

 
 
Gerar simulado