Questões de Concurso de Eventos (Tipologia, Planejamento, Organização) - Comunicação Social

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 1160303

Concurso EMDEC Analista de Comunicação - Área: Jornalismo 2019

Questão 31

Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC)

Nível Superior

Matias (2001) sugere que antes de organizar um evento, é importante que a ideia seja incorporada por alguns empreendedores, que começarão a lhe dar forma mediante o levantamento do maior número possível de elementos. Nesse sentido, assinale a alternativa incorreta.

  • A. Reconhecimento das necessidades do evento e listagem dos resultados indesejados
  • B.

    Elaboração de alternativas para suprir as suas necessidades, estabelecimento de diretrizes e elaboração dos contornos do projeto

  • C.

    Identificação dos objetivos específicos e estimativas de exequibilidade econômica e técnica

  • D.

    Coleta de informações sobre os participantes, patrocinadores, entidades e outras instituições em potencial e estimativas de tempo e recursos necessários

Questão de Concurso - 1106082

Concurso TJ PA Analista Judiciário - Área Comunicação Social 2014

Questão 49

Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível Superior

Cleuza G. Gimenes Cesca (Organização de Eventos) afirma que “para ter os objetivos plenamente atingidos, é fundamental que se faça um criterioso planejamento (do evento), que envolve: objetivos, públicos, estratégias, recursos, implantação, fatores condicionantes, acompanhamento e controle, avaliação e orçamento”. Para a autora, fatores condicionantes

  • A.

    são todas as variáveis humanas, materiais e físicas que serão utilizadas no evento.

  • B.

    correspondem à descrição dos procedimentos, desde a aprovação do projeto até o seu término.

  • C.

    são fatos, decisões e acontecimentos aos quais o projeto fica dependente para a sua realização.

  • D.

    são aqueles que consistem nos fatos que devem servir de atração para o público de interesse do evento.

  • E.

    referem-se às ações que interferem em todo o processo da organização do evento e de como ela será feita.

Questão de Concurso - 1106087

Concurso TJ PA Analista Judiciário - Área Comunicação Social 2014

Questão 50

Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível Superior

Entre os vários tipos de evento, é correto afirmar:

  • A.

    a convenção se realiza durante vários dias, tem encontros menores inclusos em sua programação e atividades sociais para os participantes.

  • B.

    o seminário tem vários expositores que são coordenados por um moderador. O seu objetivo não é debater, mas intercambiar informações sobre o tema.

  • C.

    no painel, os expositores são coordenados por um moderador que estipula um tempo para a participação de cada um deles e a plateia pode encaminhar perguntas à mesa.

  • D.

    o workshop caracteriza-se por ser um encontro de profissionais, de âmbito regional, para discutir assuntos de interesse do grupo e da profissão.

  • E.

    o conclave caracteriza-se por ter caráter religioso e, em geral, abordar temas de ordem ética e moral.

Questão de Concurso - 1106165

Concurso TJ PA Analista Judiciário - Área Comunicação Social 2014

Questão 57

Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível Superior

O Manual da Redação da Folha de S.Paulo afirma que “quanto mais nexos a pauta for capaz de estabelecer entre as notícias e os assuntos, mais rica será a reportagem. Esta precisa utilizá-los de maneira integrada ao texto e articulada a informações essenciais, presumindo que quem irá ler o texto é um grupo heterogêneo de pessoas, não necessariamente informado sobre todos os aspectos da notícia”.


O verbete que corresponde a esse texto é


  • A.

    cozinha.

  • B.

    engajamento

  • C.

    objetividade.

  • D.

    suíte.

  • E.

    contextualização.

Questão de Concurso - 919980

Concurso SEBRAE Analista Técnico I - Área Administração de Empresas 2011

Questão 28

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Um encontro constituído de dois eventos será organizado para um grupo selecionado e reduzido de pessoas, incluindo microempresários de determinada região. No primeiro evento, os participantes discutirão e farão uma análise informal acerca de problema vivenciado pelos referidos empresários. Em seguida, o segundo evento será coordenado por moderador e contará com a participação de diversos especialistas que sustentarão pontos de vista diferentes sobre um tema com a intenção de produzir um relatório conclusivo. Ao final do encontro, os participantes serão convidados para uma recepção gastronômica informal de breve duração para comemorar a conclusão dos trabalhos desenvolvidos.

A partir da situação acima apresentada, julgue os itens subsecutivos.

O painel é adequado para o primeiro evento.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 864725

Concurso IFAP Jornalista 2016

Questão 39

Fundação Universa (FUNIVERSA)

Nível Superior

A conferência é um evento mais formal e é definida como
  • A. reunião na qual um especialista ou representante de uma empresa, entidade ou governo se coloca à disposição de jornalistas para responder perguntas.
  • B. reunião promovida por entidades associativas com o objetivo de debater assuntos de um ramo profissional específico.
  • C. reunião fechada cujo objetivo é esclarecer determinado tema ou tomar alguma decisão.
  • D. apresentação de um tema informativo (geral, científico ou técnico) por uma autoridade em determinado assunto para um grande número de pessoas.
  • E. exibição pública de produção técnica, artística, industrial ou científica.

Questão de Concurso - 1057749

Concurso IBRAM Analista I - Área Relações Públicas 2010

Questão 54

Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

Nível Superior

Gilda Fleury define “Evento” como um instrumento institucional e promocional utilizado na comunicação dirigida, com a finalidade de criar conceito e estabelecer a imagem de empresas, produtos, serviços, ideias e pessoas por meio de um acontecimento previamente planejado, a ocorrer em um único espaço de tempo com a aproximação entre os participantes, quer seja física, quer seja por meio de recursos da tecnologia. Pelo exposto, verifica-se que um dos principais benefícios do planejamento e da organização deumevento é:
  • A. incentivar a venda da imagem pessoal da alta administração.
  • B. dificultar o acesso de novos funcionários à empresa.
  • C. promover a autoimagem do mestre de cerimônia.
  • D. aproximar as pessoas, promover o diálogo, criar emoções, marcar presença.
  • E. propiciar a transmissão de informações sigilosas.

Questão de Concurso - 1058637

Concurso TRENSURB Analista de Gestão - Área Relações Públicas 2006

Questão 22

CONESUL Fundação de Desenvolvimento (CONESUL)

Nível Superior

Eventos de nicho

1 destinam-se ao grande público como nos espetáculos.

2 são segmentados com objetivos restritos e focados.

3 ocorrem em ambientes fechados e selecionados.

Está (ão) correta(s)

  • A. apenas a 1.
  • B. apenas a 2.
  • C. apenas a 1 e a 2.
  • D. apenas a 2 e a 3.
  • E. a 1, a 2 e a 3.

Questão de Concurso - 56912

Concurso BHTRANS Jornalista 2003

Questão 10

Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC)

Nível Superior

Em relação à organização de eventos institucionais, todas as afirmativas abai-xo são verdadeiras, EXCETO:

  • A.

    O evento é um veículo de grande importância no mix da comunicação e é utilizado para a divulgação de informações dirigidas e para a sensibiliza-ção de públicos específicos.

  • B.

    Na organização de eventos, a ideal utilização dos meios de comunicação e um amplo sistema de sinalização no local do evento são fatores impor-tantes para o convencimento do público.

  • C.

    Para se fazer o planejamento estratégico de um evento, em primeiro lu-gar, devem ser elaboradas as mensagens que podem ser informativas ou motivacionais, seguidas da identificação e segmentação do público ao qual se destina.

  • D.

    Os instrumentos de comunicação mais utilizados na divulgação de even-tos são a mala-direta, cartazes e a assessoria de imprensa, sendo que outdoors e anúncios são utilizados mais esporadicamente, principalmente, devido ao alto custo que representam.

Questão de Concurso - 32247

Concurso Analista - Área Comunicação Social 2003

Questão 14

Serviço Nacional de Seleção Pública (SENASP)

Nível Superior

Que tipo de evento é ideal para captar novos e variados clientes?

  • A.

    Palestra

  • B.

    Workshop

  • C.

    Show

  • D.

    Feira

  • E.

    Passeata