Questões de Concurso de Ferramentas de Assessoria - Comunicação Social

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 1061675

Concurso SLU Analista de Gestão de Resíduos Sólidos - Área Comunicação Social - Jornalismo 2019

Questão 87

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

No que concerne a assessoria de imprensa, julgue os próximos itens. O conceito de position paper refere-se à seleção de matérias relativas à determinada organização que tenham sido publicadas em meios de comunicação.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1061676

Concurso SLU Analista de Gestão de Resíduos Sólidos - Área Comunicação Social - Jornalismo 2019

Questão 88

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

No que se refere ao trabalho desempenhado em uma assessoria de imprensa, julgue os itens subsequentes. Release é a denominação de documento elaborado pela assessoria de imprensa de uma instituição com o propósito de distribuir a jornalistas e seus veículos de comunicação sugestão de pauta ou de veiculação gratuita a ser publicada.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1061677

Concurso SLU Analista de Gestão de Resíduos Sólidos - Área Comunicação Social - Jornalismo 2019

Questão 89

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

No que se refere ao trabalho desempenhado em uma assessoria de imprensa, julgue os itens subsequentes. A pauta aberta é um roteiro de captação de material que possibilita ao repórter uma combinação de perguntas e sugestões sobre determinado tema, além da descrição de situações e abordagens.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1061678

Concurso SLU Analista de Gestão de Resíduos Sólidos - Área Comunicação Social - Jornalismo 2019

Questão 90

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

No que se refere ao trabalho desempenhado em uma assessoria de imprensa, julgue os itens subsequentes. Antes de realizar uma entrevista coletiva, os veículos de comunicação devem encaminhar antecipadamente à assessoria de imprensa do entrevistado as perguntas que lhe serão feitas, dando-lhe tempo para estudá-las, evitando, com isso, imprevistos no momento da entrevista.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1061679

Concurso SLU Analista de Gestão de Resíduos Sólidos - Área Comunicação Social - Jornalismo 2019

Questão 91

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

No que se refere ao trabalho desempenhado em uma assessoria de imprensa, julgue os itens subsequentes. Entre outros critérios, o assessor de imprensa pode utilizar os valores-notícia para selecionar, conforme o fazem os jornalistas, os acontecimentos de rotina da instituição assessorada e transformá-los em notícias.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1061691

Concurso SLU Analista de Gestão de Resíduos Sólidos - Área Comunicação Social - Jornalismo 2019

Questão 103

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Acerca de press release e outras produções de assessorias de imprensa, julgue os itens seguintes. A principal diferença entre release e nota oficial consiste no caráter promocional do primeiro instrumento e na formalidade do segundo, o qual é reservado à comunicação de informações desmentidas ou contraditórias.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1061692

Concurso SLU Analista de Gestão de Resíduos Sólidos - Área Comunicação Social - Jornalismo 2019

Questão 104

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Acerca de press release e outras produções de assessorias de imprensa, julgue os itens seguintes. As assessorias de comunicação de organizações públicas e privadas adotam o release como uma ferramenta estritamente institucional e, por isso, devem evitar difundi-lo por mídias online, por serem estas fortemente marcadas por intervenções informais e imprecisas.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1061693

Concurso SLU Analista de Gestão de Resíduos Sólidos - Área Comunicação Social - Jornalismo 2019

Questão 105

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Acerca de press release e outras produções de assessorias de imprensa, julgue os itens seguintes. As novas tecnologias direcionadas para o acompanhamento de tendências facilitam o trabalho das assessorias na elaboração do clipping e dos respectivos relatórios, devido aos sistemas automatizados de busca e monitoramento de notícias por assunto.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1061694

Concurso SLU Analista de Gestão de Resíduos Sólidos - Área Comunicação Social - Jornalismo 2019

Questão 106

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Acerca de press release e outras produções de assessorias de imprensa, julgue os itens seguintes. Denomina-se briefing a ocasião na qual a autoridade máxima de uma organização é acompanhada de seu porta-voz a uma coletiva de imprensa, para que ambos respondam a indagações de jornalistas acerca de fatos graves envolvendo a organização.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1101021

Concurso MPC Analista Ministerial - Área Comunicação Social 2019

Questão 27

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

No que se refere à assessoria de imprensa e a seus produtos, assinale a opção correta.

  • A.

    O release é um documento estruturado na forma de texto jornalístico e enviado para publicação às redações dos órgãos da imprensa que atendam públicos de interesse das organizações, sendo o órgão remunerado pela sua publicação.

  • B.

    A credibilidade da fonte, o interesse do público, a disponibilidade de informações complementares e a exclusividade figuram entre os principais critérios para o aproveitamento de um release por um órgão da imprensa.

  • C.

    O press kit é um conjunto de materiais criado por uma organização e entregue ao público em geral, composto usualmente por textos informativos, cartazes, catálogos, fotos e outros documentos.

  • D.

    As entrevistas coletivas devem ser utilizadas pelas organizações em circunstâncias como o lançamento de produtos, a comemoração de algum resultado de destaque para a empresa ou a informação sobre assuntos de seu interesse.

  • E.

    A organização de entrevistas coletivas consiste em apenas selecionar e convidar os jornalistas de interesse da organização e agendar o local da entrevista.