Questões de Concurso de Internet - Comunicação Social

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 1061706

Concurso SLU Analista de Gestão de Resíduos Sólidos - Área Comunicação Social - Jornalismo 2019

Questão 118

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

No que se refere às mudanças estruturais ocorridas no jornalismo com a digitalização das rotinas produtivas, julgue os itens subsecutivos. A passagem do jornalismo analógico para o digital revolucionou a imprensa em termos de velocidade e apresentação simultânea da notícia, o que resultou na mudança do paradigma denominado few to many (poucos para muitos) na Web 1.0 para o many to many (muitos para muitos) na Web 2.0 e sucedâneas.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1060417

Concurso IFGO Jornalista 2018

Questão 37

Instituto Federal de Goiás (IFGO)

Nível Superior

Sobre o período histórico e o contexto de advento da internet no Brasil, do qual trata o texto, é CORRETO afirmar:

  • A. O primeiro jornal feito exclusivamente para a web foi o Universo Online (UOL), criado e mantido pelo Grupo Folha.
  • B. Inicialmente a versão impressa era transposta para a internet, sendo uma conversão de uma plataforma de mídia para outra.
  • C. Graças à Nova Economia, as novidades foram prontamente recebidas e assimiladas por jornalistas e consumidores.
  • D. Para não perder leitores, as empresas jornalísticas migraram em ritmo acelerado para a plataforma digital.

Questão de Concurso - 430158

Concurso ECT Analista de Correios - Especialidade: Técnico em Comunicação Social - Atuação: Jornalismo 2011

Questão 76

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

A respeito das novas tecnologias de comunicação e de sua importância para os meios de comunicação, julgue os itens seguintes.

A despeito da convergência tecnológica, a Internet não rompeu com o conceito tradicional de meio de comunicação ou com a sua dependência de um aparelho-função, já que o acesso à rede mundial de computadores ainda depende de um dispositivo específico, nesse caso, de natureza computacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 430163

Concurso ECT Analista de Correios - Especialidade: Técnico em Comunicação Social - Atuação: Jornalismo 2011

Questão 81

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Com a Web 2.0, novas possibilidades em matéria de comunicação online e mídias digitais se apresentam, tanto no que se refere aos produtores de conteúdos quanto aos usos e compartilhamentos. Considerando esse novo cenário de tratamento da informação e interatividade, julgue os itens subsequentes.

Sítios-espelhos e discos-espelhos são úteis em situações de acidentalidades (incêndio, enchente etc.) ou de ruína física de equipamentos, podendo evitar a perda de investimentos e a frustração de internautas fidelizados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 430164

Concurso ECT Analista de Correios - Especialidade: Técnico em Comunicação Social - Atuação: Jornalismo 2011

Questão 82

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Com a Web 2.0, novas possibilidades em matéria de comunicação online e mídias digitais se apresentam, tanto no que se refere aos produtores de conteúdos quanto aos usos e compartilhamentos. Considerando esse novo cenário de tratamento da informação e interatividade, julgue os itens subsequentes.

Um dos recursos proporcionados pela denominada computação em nuvens (cloud computing) é a recuperação de acervos em caso danos aos computadores.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1071609

Concurso EsFCEx Oficial - Área Comunicação Social 2011

Questão 45

Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx)

Nível Superior

Na caracterização da Internet, Castells (2003) observa que é preciso distinguir entre produtores/usuários e consumidores/usuários. Analise as alternativas a seguir e assinale aquela que explicita características distintivas desses dois conjuntos de usuários.

  • A.

    Produtores/usuários referem-se àqueles cuja prática é difundida em todos os domínios da sociedade, condicionando os consumidores/usuários, que são atingidos por essa distribuição aberta de informações tecnológicas.

  • B.

    Produtores/usuários referem-se àqueles cuja prática da Internet é diretamente reintroduzida no sistema tecnológico; consumidores/usuários são os beneficiários de aplicações e sistemas que não interagem diretamente com o desenvolvimento do sistema.

  • C.

    Produtores/usuários são aqueles que desenvolveram a cultura hacker, a cultura comunitária virtual e a cultura empresarial; consumidores/usuários são aqueles que desenvolveram a cultura tecnomeritocrática, incorporando normas e valores da rede.

  • D.

    Produtores/usuários são aqueles que desenvolveram valores, normas e crenças que operacionalizam a rede; consumidores/usuários são aqueles que desenvolveram um vínculo primordial com valores, normas e crenças emanadas da rede.

  • E.

    Produtores/usuários são simplesmente criadores de softwares que operacionalizam a rede; enquanto consumidores/usuários são utilizadores desses softwares, gerando efeitos agregados sobre a evolução do sistema.

Questão de Concurso - 1071611

Concurso EsFCEx Oficial - Área Comunicação Social 2011

Questão 47

Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx)

Nível Superior

As tecnologias da comunicação e informação são, atualmente, componentes indispensáveis na estrutura social e política da humanidade. A rede faz parte dessa nova percepção da realidade. Analise as afirmativas a seguir, colocando entre parênteses a letra "V", quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra "F", quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

( ) Uma das vantagens da rede, como ferramenta de relacionamento organizacional, é uma inversão do rígido modelo comunicacional que se baseava na direção emissor-receptor para um modelo dialético e mais horizontalizado.

( ) Permite que os profissionais e os próprios usuários segmentem seus públicos por meio de listas de discussão, newsgroups, listas de e-mail, blogs, assuntos de interesse.

( ) Pode substituir outras mídias e é adequada a todos os públicos.

( ) No cenário da web 2.0 as expressões de comunicação ocorrem de forma mais complexa se comparadas ao cenário da web 1.0.

( ) Pesquisas e enquetes feitas através da rede atingem um publico muito maior e tem mais credibilidade.

  • A.

    F - V - F - V - V

  • B.

    V - V - F - V - F

  • C.

    F - V - V - F - V

  • D.

    V - F - V - V - F

  • E.

    V - F - V - F - V

Questão de Concurso - 1057729

Concurso IBRAM Analista I - Área Publicidade 2010

Questão 54

Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

Nível Superior

A Internet, mais do que ser considerado um meio de comunicação, vem se posicionando como uma plataforma de comunicação. Écaracterística da Internet:
  • A. alta segmentação.
  • B. baixo CPM.
  • C. alta rentabilidade.
  • D. baixa diversidade de formatos.
  • E. comunicação de massa.

Questão de Concurso - 1060184

Concurso IBRAM Analista I - Área Publicidade 2010

Questão 54

Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

Nível Superior

A Internet, mais do que ser considerado um meio de comunicação, vem se posicionando como uma plataforma de comunicação. Écaracterística da Internet:
  • A. alta segmentação.
  • B. baixo CPM.
  • C. baixo CPM.
  • D. baixa diversidade de formatos.
  • E. comunicação de massa.

Questão de Concurso - 7331

Concurso IPEA Assessor Especializado 2004

Questão 79

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

A internet revolucionou a circulação de informações no final do século XX, estabelecendo uma nova lógica na maneira de encarar a leitura da notícia. Esta nova tecnologia NÃO é

  • a.

    interativa.

  • b.

    multimídia.

  • c.

    globalizada.

  • d.

    linear.

  • e.

    virtual.