Questões de Concurso de Planejamento Estratégico de Comunicação - Comunicação Social

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 1101035

Concurso MPC Analista Ministerial - Área Comunicação Social 2019

Questão 35

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Com relação à elaboração de um plano estratégico de comunicação, julgue os seguintes itens.

I A proposta básica de um plano estratégico de comunicação consiste em estabelecer as diretrizes, as estratégias e as orientações para a prática da comunicação integrada.

II É de responsabilidade do profissional de relações públicas o desenvolvimento do plano estratégico de comunicação, incluindo as vertentes ligadas ao mercado e ao produto, e as ações administrativas internas e institucionais.

III O desenvolvimento do plano estratégico de comunicação cabe à alta direção da organização, uma vez que deve ser pensado a partir da tomada de decisões.

Assinale a opção correta.

  • A.

    Nenhum item está certo.

  • B.

    Apenas o item I está certo.

  • C.

    Apenas o item II está certo.

  • D.

    Apenas o item III está certo.

  • E.

    Todos os itens estão certos.

Questão de Concurso - 1101036

Concurso MPC Analista Ministerial - Área Comunicação Social 2019

Questão 36

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Se, em uma organização, houver vontade política e decisão dos gestores em produzir um plano de comunicação institucional, então, nesse caso, para que esse plano se concretize, as etapas fundamentais consistem em

  • A.

    identificar a missão da organização, definir o público-alvo e proceder à análise do ambiente.

  • B.

    analisar os ambientes interno, externo e setorial.

  • C.

    pesquisar e construir o diagnóstico, planejar a comunicação e a gestão estratégica e implementar o plano de comunicação.

  • D.

    analisar o ambiente, estabelecer um cronograma e mensurar os resultados.

  • E.

    realizar os diagnósticos interno, externo e de avaliação.

Questão de Concurso - 1109528

Concurso IFTO Jornalista 2019

Questão 42

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)

Nível Superior

Kunsch (2003, p. 248) diz que, partindo-se do pressuposto de que já exista uma vontade política e uma decisão dos gestores superiores em produzir um plano de comunicação institucional, o processo de planejamento, em sentido mais amplo, deve ser subdividido em três etapas, que respectivamente são:

  • A.

    Diagnóstico estratégico, planejamento estratégico, gestão estratégica.

  • B.

    Gestão estratégica, planejamento estratégico, diagnóstico estratégico.

  • C.

    Planejamento estratégico, diagnóstico estratégico, gestão estratégica.

  • D.

    Pré-diagnóstico, gestão estratégica, planejamento estratégico.

  • E.

    Gestão estratégica, pré-diagnóstico, planejamento estratégico.

Questão de Concurso - 1190093

Concurso PGDF Analista Jurídico - Área Jornalismo 2011

Questão 44

Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)

Nível Superior

Saber planejar a comunicação de uma organização relaciona-se com o direito que todos possuem a informação. Julgue os itens a seguir quanto as características de uma boa política de comunicação organizacional.


I - A política de comunicação organizacional começa e termina na área de comunicação social da organização, e deve estar alicerçada em necessidades como o aumento da visibilidade da organização na mídia e o melhor relacionamento com os públicos de interesse.

II - A política de comunicação é feita de boas intenções que se manifestam e são flexíveis na sua realização, dependendo da aceitação no ambiente externo, sem necessidade de resultados positivos práticos.

III - Uma política de comunicação serve exclusivamente para a área de comunicação social. Cada setor organizacional desenvolve a sua própria política.

IV - Uma política de comunicação requer uma metodologia específica, que exige a realização de diagnósticos internos e externos para definir quais as melhores ações.


A quantidade de itens certos é igual a


  • A.

    0

  • B.

    1

  • C.

    2

  • D.

    3

  • E.

    4

Questão de Concurso - 1103999

Concurso DPE TO Analista em Gestão Especializado - Jornalismo 2012

Questão 69

Comissão permanente de Seleção da Universidade Federal de Tocantins (COPESE/UFT)

Nível Superior

Etapa do plano estratégico de comunicação que, segundo Margarinda Kunsch (2003), busca conhecer a organização como um todo, reunindo elementos fundamentais que permitam sua identificação e apresentação geral:

  • A.

    Análise do ambiente relevante ou setorial.

  • B.

    Análise do ambiente externo

  • C.

    Pesquisa e construção de diagnóstico estratégico.

  • D.

    Análise do ambiente interno.

Questão de Concurso - 1104000

Concurso DPE TO Analista em Gestão Especializado - Jornalismo 2012

Questão 70

Comissão permanente de Seleção da Universidade Federal de Tocantins (COPESE/UFT)

Nível Superior

Etapa do plano estratégico de comunicação em que, segundo Margarida Kunsch (2003), se analisa as variáveis econômicas, políticas, sociais, legais, tecnológicas, culturais, demográficas e ecológicas relevantes para a organização e que podem exercer maiores influências para a sua atuação e sobrevivência na sociedade:

  • A.

    Análise do ambiente relevante ou setorial.

  • B.

    Análise do ambiente externo.

  • C.

    Pesquisa e construção de diagnóstico estratégico.

  • D.

    Análise do ambiente interno.

Questão de Concurso - 1104001

Concurso DPE TO Analista em Gestão Especializado - Jornalismo 2012

Questão 71

Comissão permanente de Seleção da Universidade Federal de Tocantins (COPESE/UFT)

Nível Superior

Na etapa de análise do ambiente externo de um plano estratégico de comunicação, utiliza-se uma técnica que verifica os pontos fortes, os pontos fracos, as oportunidades e as ameaças a que estão sujeitas uma organização. Esta técnica, segundo Margarida Kunsch (2003), é conhecida por:

  • A. swot.
  • B. briefing.
  • C. threats.
  • D. outputs.

Questão de Concurso - 1058608

Concurso TRENSURB Analista de Gestão - Área Publicitário 2006

Questão 23

CONESUL Fundação de Desenvolvimento (CONESUL)

Nível Superior

O Planejamento Estratégico orientado para o mercado é o processo gerencial de desenvolver e manter um ajuste viável entre os objetivos, experiências e recursos da organização e suas oportunidades de mercado mutantes (Kotler, 1998). Ele pode ser dado em vários níveis da organização. Dentre as alternativas abaixo, qual estabelece a ordem correta de prioridade na definição de planejamento entre os níveis da organização?
  • A. Planejamento corporativo; planejamento do negócio; planejamento do produto; planejamento divisional.
  • B. Planejamento do negócio; planejamento corporativo; planejamento do produto; planejamento divisional.
  • C. Planejamento corporativo; planejamento divisional; planejamento do negócio; planejamento do produto.
  • D. c) Planejamento corporativo; planejamento divisional; planejamento do negócio; planejamento do produto.
  • E. Planejamento do negócio; planejamento divisional; planejamento do produto; planejamento corporativo.

Questão de Concurso - 1058609

Concurso TRENSURB Analista de Gestão - Área Publicitário 2006

Questão 24

CONESUL Fundação de Desenvolvimento (CONESUL)

Nível Superior

A matriz SWOT, ou matriz de análise de ambientes, é uma ferramenta bastante utilizada pelas empresas no momento de detectar o que pode vir a ser favorável ou desfavorável no cenário em que atua, principalmente se levado em conta aquilo em que ela é forte ou aquilo em que ela tem dificuldades. De acordo com a matriz, como seria chamado um fator externo dado pelo ambiente, digamos, político, e que pode afetar a participação de mercado de uma empresa?
  • A. Oportunidade.
  • B. Lobbing.
  • C. Fraqueza.
  • D. Vulnerabilidade.
  • E. Ameaça.

Questão de Concurso - 1058610

Concurso TRENSURB Analista de Gestão - Área Publicitário 2006

Questão 25

CONESUL Fundação de Desenvolvimento (CONESUL)

Nível Superior

O Boston Consulting Group (BCG), importante empresa de consultoria de administração, desenvolveu e popularizou a matriz crescimento-participação, a partir da qual as empresas podem definir de maneira estratégica a alocação de recursos para unidades específicas de negócios, conforme o seu potencial, taxa de crescimento e participação relativa de mercado. Dentre os elementos da matriz, que nome damos àqueles que operam em mercados de alta taxa de crescimento, mas com participações de mercado relativamente baixas?
  • A. Abacaxis.
  • B. Vacas leiteiras.
  • C. Estrelas.
  • D. Disparados.
  • E. Oportunidades.