

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Considerando-se que as relações públicas são fundamentais para que as organizações consigam atingir seus objetivos institucionais, é correto afirmar que o planejamento estratégico
tem caráter reativo, voltado a responder crises e demandas externas imprevistas.
se baseia na integração de ações e avaliações contínuas, com foco na construção de relacionamentos estratégicos com os públicos de interesse.
se restringe à elaboração de campanhas publicitárias e à gestão de imagem da marca.
foca, exclusivamente, na divulgação institucional, considerando o relacionamento com os públicos de interesse.
é um processo pontual e voltado exclusivamente à execução de ações táticas de comunicação.
O planejamento em comunicação é um processo contínuo que envolve diagnóstico, definição de objetivos, escolha de estratégias e avaliação de resultados, orientando a atuação das organizações na gestão de sua imagem e na relação com diferentes públicos. A respeito do planejamento em comunicação, assinale a opção correta.
As etapas do planejamento estratégico de comunicação se limitam à elaboração de campanhas publicitárias, sem envolver a análise de contexto, pois essa atividade é vinculada à área de relações públicas.
O público-alvo é definido com base em critérios sociodemográficos (idade, gênero, renda e escolaridade), pois as dimensões psicográficas e comportamentais são irrelevantes para a escolha dos meios de comunicação.
A escolha dos meios e veículos de comunicação eficaz deve priorizar a audiência, independentemente do perfil dos públicos estratégicos e dos objetivos da organização.
O plano de comunicação deve incluir diagnóstico situacional, objetivos, estratégias, táticas, cronograma, orçamento, responsáveis e indicadores de avaliação, funcionando como guia operacional para as ações de comunicação institucional.
O planejamento de comunicação deve ser elaborado apenas após a execução das ações, servindo como instrumento de registro das atividades realizadas e de seus resultados para fins de prestação de contas.
Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna do texto a seguir.
No planejamento estratégico da comunicação, a ferramenta de diagnóstico conhecida como __________ é utilizada para identificar e analisar, de forma integrada, as Forças e Fraquezas, relacionadas aos fatores internos, e as Oportunidades e Ameaças, associadas aos fatores externos da organização.
Matriz BCG
Matriz de Ansoff
Forças de Porter
Análise SWOT
Matriz de McKinsey
A ferramenta 5W2H pode ser útil na implementação de um plano estratégico de comunicação na medida em que utiliza um quadro, com a descrição de todos os pontos chave necessários para alcançar os resultados do planejamento.
As diretrizes representadas nos 2H são:
as etapas e a justificativa da ação.
o responsável pela ação e seu tempo de duração.
a descrição da ação e o local onde será desenvolvida.
a abrangência da ação e quando será iniciada.
os métodos a serem empregados e os custos da ação.
“Todo projeto cultural requer uma elaboração minuciosa: a ideia precisa ser bem planejada, com objetivos e condições bem definidas, um cronograma de ações a ser cumprido pelos responsáveis do projeto, um orçamento que cumpra as realizações da proposta e uma boa equipe de profissionais da área desejada, e sempre ser sustentado em um tripé que estabeleça uma relação entre cultura, educação e cidadania.” A partir desta afirmação da autora Mara Nogueira Porto (2012, pag. 49) podemos concluir que um projeto cultural deve ser planejado considerando os elementos “objetivos, condições, cronograma, orçamento e equipe.” Além destes elementos, quais são outros pontos fundamentais para um bom planejamento e consequente realização de uma ação artística-cultural?
I - Que os objetivos sejam cumpridos sem flexibilização.
II - Ter um bom plano de Comunicação, divulgação e mobilização de público.
III - Implementar indicadores de resultado para avaliação do projeto.
IV - Que o planejamento seja de conhecimento exclusivo do organizador, para um maior controle das ações.
V - Buscar parcerias com outras instituições para viabilizar ações.
Conforme enunciado, compreende-se como CORRETO:
II, III e V, apenas.
I, II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas
I, III e IV, apenas.
I, III e V, apenas.
Didaticamente, os autores André e Gisele Lorenzetti e Eduardo Ribeiro propõem que a elaboração de um planejamento estratégico de relacionamento com a mídia seja dividida em seis fases. Na primeira fase, o planejamento começa com a pesquisa, o mapeamento e o diagnóstico e, na última, termina com a mensuração de resultados
A quarta fase, que prevê o detalhamento do plano, contempla o(a):
definição de táticas e ações que serão implementadas e sua frequência no dia a dia de relacionamento com a mídia;
estabelecimento da missão, visão e valores da organização e levantamentos sobre o seu setor de atuação;
construção de uma matriz SWOT para avaliar as forças e fraquezas do ambiente externo à organização e as oportunidades e ameaças à comunicação interna;
contato com o planejamento estratégico da organização e com o modo como a empresa pretende se posicionar, em linhas gerais, no relacionamento com a mídia;
utilização dos KPIs definidos na primeira fase do planejamento para avaliar mensalmente as ações da assessoria de comunicação e corrigir seus rumos.
Proposta por Karhawi e Terra (2021), a sequência das etapas para o Planejamento Estratégico em Comunicação Digital é:
monitoramento da reputação da organização, identificação do público, análise de concorrentes, objetivos de comunicação, seleção de mídias digitais, produção de conteúdo relevante, mensuração e análise de resultados.
identificação do público, análise de concorrentes, objetivos de comunicação, monitoramento da reputação da organização, seleção de mídias digitais, produção de conteúdo relevante, mensuração e análise de resultados
seleção de mídias digitais, produção de conteúdo relevante, identificação do público, objetivos de comunicação, análise de concorrentes, monitoramento da reputação da organização, mensuração e análise de resultados.
produção de conteúdo relevante, identificação do público, análise de concorrentes, objetivos de comunicação, seleção de mídias digitais, mensuração e análise de resultados, monitoramento da reputação da organização.
A respeito de planejamento estratégico, julgue os itens seguintes.
O diagnóstico estratégico envolve o conhecimento do contexto interno da organização a partir da análise de suas forças e potencialidades, bem como de suas fragilidades e fraquezas, visando às oportunidades de realização de seus objetivos.
Certo
Errado
A comunicação estratégica em empresas atua diretamente na manutenção de sua imagem, reputação e relacionamento com diversos stakeholders. Dessa forma, considere uma instituição de ensino superior pública e centenária, com profundo enraizamento na sociedade, que decide lançar uma ampla campanha em múltiplos canais – incluindo emissoras de rádio, plataformas digitais de mídia social, painéis de publicidade exterior e grandes portais de notícias. O slogan central da iniciativa é: “Educação que transforma vidas, ciência que impulsiona o futuro do Brasil”. A campanha detalha os investimentos da universidade em pesquisa de ponta, desenvolvimento de inovações tecnológicas e seu impacto social e econômico no país.
Considerando as distintas tipologias da comunicação organizacional e seus objetivos primários, essa iniciativa da universidade se enquadra predominantemente como uma ação de:
Comunicação Mercadológica, com a finalidade precípua de atrair matrículas para novos cursos e, assim, otimizar o fluxo de receita institucional.
Comunicação Institucional, concebida para valorizar a imagem pública da organização, consolidar sua reputação e reafirmar sua identidade, missão e relevância social perante a coletividade.
Comunicação Interna, direcionada especificamente para fortalecer o engajamento e a coesão entre seu corpo docente, técnico-administrativo e discente.
Comunicação de Crise, implementada como resposta urgente à disseminação de informações negativas ou a ataques reputacionais que ameacem a credibilidade da instituição.
A respeito de planejamento estratégico, julgue os itens seguintes.
O trinômio que orienta o planejamento estratégico das organizações em busca de vantagens, capacidades e competências distintas das concorrentes é formado por missão, sucessos e conquistas.
Certo
Errado
Em um ambiente de alta volatilidade econômica, a manutenção das metas de vendas fixas definidas no início do ano garante a estabilidade do planejamento estratégico.
Certo
Errado
O planejamento estratégico é essencial para a avaliação e mensuração de resultados em comunicação, alinhando metas e objetivos às necessidades de cada área. Acerca desse tema, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
(__)No Jornalismo, o planejamento estratégico prioriza exclusivamente o impacto visual das publicações, sem considerar métricas como alcance e engajamento.
(__)Em Relações Públicas, a avaliação contínua dos resultados permite aprimorar ações e fortalecer a reputação institucional, considerando indicadores como percepção da marca e qualidade dos relacionamentos.
(__)Em Publicidade e Propaganda, a mensuração de resultados utiliza métricas como ROI, taxas de conversão e impacto nas vendas para avaliar a eficácia das campanhas.
(__)O planejamento estratégico direciona a criação de campanhas publicitárias alinhadas aos objetivos de marketing, otimizando recursos e resultados.
A sequência está correta em:
V − V − V − F.
V − F − F − V.
F − V − V − V.
F − F − V − V.
O planejamento estratégico de comunicação é fundamental para orientar as ações comunicacionais de uma organização, garantindo que suas mensagens sejam claras, coerentes e alinhadas aos seus objetivos, além de permitir melhor uso dos recursos, definição de prioridades, antecipação de crises e fortalecimento da relação com seus diferentes públicos. A partir dessa informação, é correto afirmar que essa ferramenta de gestão deve
ser elaborado apenas após a execução das ações.
definir objetivos, públicos, mensagens e canais de forma integrada.
focar exclusivamente em ações de mídia paga.
ignorar a identidade institucional.
ser feito de maneira improvisada.
A respeito de planejamento estratégico, julgue os itens seguintes.
No nível operacional do planejamento estratégico, deve-se medir o erro a partir do feedback, ou seja, deve-se considerar a diferença entre o valor planejado e o valor real obtido.
Certo
Errado
Para Elisa Ferrareto e Luiz Ferrareto (2009), o planejamento tem papel decisivo na assessoria de imprensa e pode ser definido como “um processo abrangente, que define metas, objetivos, públicos‑alvo da instituição e, acima de tudo, as políticas de comunicação a serem adotadas”.
Tendo em vista que o planejamento é composto por políticas, planos e estratégias de comunicação, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando a descrição com seu respectivo conceito, tal como apresentado pelos autores.
COLUNA I
1. Estratégias
2. Políticas
3. Planos
COLUNA II
( ) São o conjunto de normas que fundamentam a atividade de comunicação institucional; suas perspectivas devem ser traçadas dentro de um objetivo bem definido e norteador.
( ) São as táticas que precisam ser aplicadas eventualmente, quando determinada situação envolve o assessorado e exige ações especiais do jornalista.
( ) São aquilo que define que tipo de atitude será adotada no cotidiano da assessoria para que as metas sejam atingidas; são as providências a serem tomadas com base no planejamento.
Assinale a sequência correta.
3 2 1
2 1 3
2 3 1
1 3 2
Ao tratar do planejamento estratégico no relacionamento com a imprensa e outras mídias, os autores André e Gisele Lorenzetti e Eduardo Ribeiro propõem um processo composto por seis fases, a saber:
Fase I – Pesquisa, mapeamento e diagnóstico;
Fase II – Análise e interpretação;
Fase III – Planejamento macro;
Fase IV – Descer ao detalhamento;
Fase V – Cronograma geral;
Fase VI – Mensuração de resultados.
O levantamento da missão, visão, valores da organização e do histórico de repercussão e posicionamento da organização e seus concorrentes na mídia deve ser feito na
Fase I.
Fase II.
Fase III.
Fase IV.
Fase V.
Sobre Planejamento Estratégico, Margarida Kunsch afirma que
ele permite às organizações encontrar o melhor caminho para direcionar suas atividades, tendo por base as oportunidades e as ameaças detectadas no ambiente externo, o reconhecimento de suas competências, as vantagens competitivas internas e externas e a capacidade de planejar, administrar e decidir durante o cumprimento da missão e da visão empresarial.
trata-se de um processo de gestão do relacionamento de uma empresa com o seu ambiente. Compreende, também, o planejamento de potencialidades e gestão de mudanças. Preocupa-se com o estabelecimento de objetivos e metas para a organização e suas relações com o ambiente.
corresponde a uma forma estruturada, sistêmica e intuitiva que busca consolidar um conjunto de princípios, normas e funções para alavancar harmoniosamente o processo desejado pela empresa.
deve ser entendido como a busca de programas estratégicos inovadores que se preocupa com mudanças políticas e analisa o desenvolvimento do potencial para mudança de desempenhos futuros.
procura assegurar mudanças organizacionais para a implantação e participação dos vários níveis organizacionais envolvidos em seu processo decisório. As ações estratégicas e organizacionais visam integrar a capacidade interna ao ambiente externo.
A principal responsabilidade da organização anunciante ao elaborar um briefing para orientar o trabalho de planejamento de comunicação mercadológica é
fornecer informações básicas e superficiais para que a agência possa explorar somente a criatividade.
fornecer informações da agência aos clientes para orientar seu trabalho de planejamento.
limitar a quantidade de dados sobre o produto e o mercado para não sobrecarregar a agência.
garantir que o briefing contenha todas as informações relevantes sobre o produto, a empresa, a concorrência e o mercado de forma precisa e detalhada.
delegar totalmente à agência a responsabilidade de levantar informações sobre o produto e o mercado.
Em relação ao planejamento publicitário e ao planejamento de comunicação integrada, julgue os próximos itens.
I Planejamento é um processo administrativo, sistemático, com o objetivo de coordenar a atuação da empresa ou organização, para atingir o máximo de resultados com otimização de recursos humanos e financeiros.
II O planejamento de comunicação tem propósitos específicos e se apresenta como um material independente do planejamento publicitário e do planejamento de marketing.
III A metodologia de avaliação de um planejamento consiste em definir sistemas de medição para avaliar se o executado estará dentro do previsto ou não; caso ocorram desvios, estes devem ser desconsiderados da análise.
IV Descentralização e uniformidade são características fundamentais dos textos e campanhas publicitários; assim, no planejamento, prevalece a elaboração complexa, especializada, e com aspectos subjetivos.
Assinale a opção correta.
Apenas o item I está certo.
Apenas o item II está certo.
Apenas o item IV está certo.
Apenas os itens III e IV estão certos.
Apenas os itens I, II e III estão certos.
O planejamento estratégico de comunicação é uma prática essencial para garantir que uma organização se comunique de maneira eficaz com seus diversos públicos. Este planejamento envolve a definição de objetivos claros, identificação de públicos-alvo, escolha de canais e criação de mensagens adequadas. Sobre o planejamento estratégico de comunicação, pode-se afirmar que:
I. A definição de objetivos claros é fundamental para medir o sucesso das ações de comunicação.
II. A escolha de canais de comunicação deve considerar as características e preferências dos públicos-alvo.
III. Mensagens padronizadas devem ser usadas, abundantemente, para todos os públicos e canais para garantir consistência.
IV. A avaliação e o monitoramento contínuo das ações são etapas essenciais para ajustar a estratégia conforme necessário.
Estão CORRETAS:
Apenas I, II e IV.
Apenas I e III.
Apenas II e III.
Todas as assertivas.