Questões de Concurso de Relações Públicas e Imagem - Comunicação Social

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Questão de Concurso - 1023890

Concurso MPE PE Analista Ministerial - Área Comunicação Social - Jornalismo 2018

Questão 26

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

Entre as várias características das entrevistas coletivas, temos:

I. São indicadas para comunicar assuntos de relevância para a população ou para quem convoca.

II. Dispensam o media trainning para o porta-voz, apostando na sua naturalidade.

III. São programadas com antecedência, o que facilita a sua organização.

IV. Só devem ser convocadas em gerenciamento de crises para esclarecimentos.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, II e III, apenas.
  • B. I e III, apenas.
  • C. II, III e IV, apenas.
  • D. II e IV, apenas.
  • E. I, II, III e IV.

Questão de Concurso - 1035051

Concurso ALE GO Analista Legislativo - Área Comunicador Social 2018

Questão 24

Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)

Nível Superior

Com base no texto e em conhecimentos correlatos, assinale a alternativa correta.

  • A. As assessorias são fontes passivas de informação que, de maneira organizada, amparam os anseios comunicativos nos meios interno e externo, difundindo a boa imagem para a sociedade com o objetivo de conquistar a opinião pública.
  • B. Consultoria de comunicação refere-se a um profissional interno da organização que irá desenvolver as ações de comunicação específica; já o assessor de comunicação presta serviço a uma organização que o contrata por demanda.
  • C. O profissional de comunicação atuante como assessor de comunicação possui as mesmas competências que um profissional dos veículos de massa, pois comunica por meio da mesma linguagem.
  • D. Assessoria de imprensa é, fundamentalmente, o gerenciamento do fluxo de informação e relacionamento entre fontes de informação e imprensa.
  • E. Relações públicas e assessoria de imprensa são áreas completamente distintas. A primeira está focada nas relações entre público e empresa/instituição, e a segunda se refere ao relacionamento entre imprensa e órgão público.

Questão de Concurso - 1035052

Concurso ALE GO Analista Legislativo - Área Comunicador Social 2018

Questão 25

Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)

Nível Superior

Entre as diversas ações comunicacionais presentes na gestão administrativa de órgãos públicos, está o “Alô Senado”, que, desde 1997, por meio da Secretaria Especial de Comunicação Social do Senado Federal, é um serviço de atendimento ao cidadão que tem possibilitado uma aproximação direta do parlamento com a sociedade.


Tendo como base o exemplo apresentado, assinale a alternativa correta em relação ao papel do assessor de imprensa nos órgãos públicos.

  • A.

    Praticar o jornalismo ao nível dos veículos, para assegurar aos meios de comunicação informação de boa qualidade, sob o ponto de vista da técnica jornalística e da relevância social. A assessoria de imprensa, tal como é entendida, deve existir somente em instituições públicas.

  • B.

    Ocupar-se exclusivamente dos aspectos em relação à opinião pública.

  • C.

    Abrir canais de comunicação com os públicos; a opinião pública e a sociedade em geral deve ser parte primordial de uma política de comunicação dos sistemas e das assessorias de comunicação dos órgãos públicos.

  • D.

    Limitar-se à esfera da divulgação de informações do governo e da assessoria de imprensa como mecanismo de autopromoção dos governantes e das respectivas ações.

  • E.

    Assessorar parlamentares e políticos.

Questão de Concurso - 1035054

Concurso ALE GO Analista Legislativo - Área Comunicador Social 2018

Questão 27

Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)

Nível Superior

O release tem mais de 100 anos de existência; pode-se afirmar que é uma das técnicas mais reconhecidas na assessoria de imprensa. Esse artifício impacta a agenda setting. Acerca dessa afirmação, assinale a alternativa correta.
  • A. O release tem como objetivo chamar a atenção do jornalista, por isso deve utilizar-se de linguagem extravagante.
  • B. A agenda setting é o modo como os jornalistas irão selecionar e publicar a notícia.
  • C. Os releases são textos longos, semelhantes a grandes reportagens e contendo detalhamento.
  • D. O modelo de pirâmide invertida não cabe ao release.
  • E. Como se trata de um resumo, o release não exige título, apenas um pequeno sutiã.

Questão de Concurso - 972159

Concurso ALE SE Analista Legislativo - Área Comunicação Social - Especialidade: Jornalismo 2018

Questão 37

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

Você é o assessor de comunicação de uma instituição pública estadual e foi encarregado de informar sobre um programa de regularização de documentos para a população idosa carente. A verba é limitada e há necessidade de produzir um único veículo de divulgação.

No que se refere à estratégia para essa divulgação,

  • A. a segmentação é a opção mais adequada, pois permite gerar identidade com o público. Assim, pode-se optar por produzir boletim informativo com linguagem específica voltada aos idosos.
  • B. deve-se optar por produzir um informativo direcionado a todos cidadãos do estado, independentemente de classe social ou idade, pois a função da comunicação pública é dar amplo acesso à informação, mesmo que esse tipo de publicação fique mais onerosa.
  • C. segmentar a publicação apenas para os idosos seria discriminar a população de terceira idade, o que é proibido na comunicação pública. Portanto, a publicação deveria ser massificada.
  • D. como a verba é pequena, a segmentação para a população carente é recomendada e pode ser feita utilizando redes sociais, notadamente o Instagram que não sofre os bloqueios de perfil do Facebook.
  • E. mesmo com a verba pequena, é possível fazer a massificação da divulgação ao adotar o uso das redes sociais, principalmente o Instagram e o Facebook, que são as redes mais populares e que podem viralizar o conteúdo.

Questão de Concurso - 972162

Concurso ALE SE Analista Legislativo - Área Comunicação Social - Especialidade: Jornalismo 2018

Questão 40

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

Considere:

O assessor de imprensa consegue emplacar no veículo de maior circulação da cidade, durante as férias de julho, uma informação considerada de baixo valor-notícia se analisada pelos critérios de noticiabilidade definidos por Nelson Traquina.

I. Graças ao valor-notícia equilíbrio, assuntos que teriam menor valor-notícia, por outros critérios, ganham espaço.

PORQUE

II. O valor-notícia equilíbrio tem relação com a quantidade de notícias sobre um determinado assunto que já existe ou que tenha sido publicado há pouco tempo.

As asserções

  • A. I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
  • B. I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
  • C. I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
  • D. I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
  • E. I e II são proposições falsas.

Questão de Concurso - 1035070

Concurso ALE GO Analista Legislativo - Área Comunicador Social 2018

Questão 43

Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)

Nível Superior

Planejar, implantar e desenvolver o processo total da comunicação, por meio de eventos e relações interpessoais e interinstitucionais, como recurso estratégico com os diferentes públicos, para gerar um conceito favorável quanto à organização, capaz de despertar no público credibilidade, boa vontade para com ela, as respectivas atividades e os respectivos produtos. Essas informações representam, dentro de uma organização, o setor de
  • A. Marketing.
  • B. Jornalismo.
  • C. Administração.
  • D. Relações Públicas.
  • E. Assessoria de Imprensa.

Questão de Concurso - 1044790

Concurso UFSC Jornalista 2018

Questão 48

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Nível Superior

Uma das principais ferramentas de assessoria de imprensa é o release. Sobre essa ferramenta, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

( ) O termo release vem do inglês press release e significa “material liberado para a imprensa”.

( ) No Brasil, durante o Regime Militar, o release teve uso amplamente disseminado nos órgãos públicos.

( ) O release deve ter um bom texto, na estrutura jornalística (título, lide e formato de pirâmide invertida).

( ) Devem-se elaborar releases exclusivos para cada veículo jornalístico em todas as situações em que for necessário ampliar a divulgação da organização assessorada.

( ) A qualidade do release está relacionada ao interesse que possa gerar no público do veículo.

  • A. V – V – V – F – V
  • B. F – V – V – V – F
  • C. V – F – V – F – F
  • D. F – F – F – V – V
  • E. V – V – F – V – F

Questão de Concurso - 994363

Concurso MPE AL Analista do Ministério Público - Área Comunicação Social 2018

Questão 60

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível Superior

Sobre as atitudes dos assessores de imprensa em sua relação com os jornalistas dos veículos noticiosos, espera-se que
  • A. verifiquem as pautas e as matérias antes de sua publicação.
  • B. tenham o feeling da notícia adequada para cada veículo, antecipando-se às demandas.
  • C. privilegiem os veículos nacionais em detrimento dos regionais e locais.
  • D. entrem em contato com os editores quando houver qualquer conflito com os jornalistas.
  • E. distribuam os releases e façam o follow up, presencialmente, nos horários de fechamento das edições.

Questão de Concurso - 975551

Concurso BANESTES Analista de Comunicação 2018

Questão 63

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível Superior

Um evento com risco de dano consistente à imagem institucional de uma empresa pública veio à tona. De acordo com os manuais de gerenciamento de crise, é necessário tomar a dianteira e abastecer a mídia com informações, a fim de evitar boatos, bem como atuar com transparência e agilidade. A área de Comunicação Organizacional Integrada avaliou que é importante convocar para as próximas horas uma coletiva de imprensa. Normalmente, o presidente da empresa pública atua como portavoz. Contudo, por motivo de saúde, ele está impossibilitado de comparecer à coletiva. Também não há tempo hábil para qualquer media training. Nesse caso, a tarefa de participar da coletiva e preservar a imagem institucional deve ser delegada:
  • A. ao responsável pela área jurídica da empresa;
  • B. a uma celebridade midiática;
  • C. ao trainee da área de Comunicação Organizacional;
  • D. à área da ouvidoria;
  • E. ao assessor de imprensa.