

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Se ocorrerem dois acidentes aéreos, um nos Estados Unidos da América e outro na Índia, com o mesmo número de ocupantes e de vítimas fatais, esses dois acidentes constituirão notícias que, devido à objetividade jornalística, ganharão o mesmo destaque nas páginas de um jornal brasileiro.
Noticiabilidade de um assunto é a aptidão que determinado acontecimento tem para ser tratado no formato de notícia, que é um tipo de narrativa, pertencente ao campo do jornalismo.
No Globo online de 21 de abril de 2009, do lado esquerdo e alto da tela, exibia-se a seguinte chamada: "mexicano usa vestido para apalpar passageira". Uma nota detalhava o acontecido: "Um homem de 45 anos foi preso pela polícia mexicana acusado de assediar mulheres no metrô da Cidade do México em vagões femininos, nos quais entrava vestido de mulher" (Globo online, abril de 2009). Uma foto do mexicano ilustrava a situação: ele possuía estatura baixa, estava vestido de mulher e espremido entre dois policiais encapuzados. Recorrendo-se aos critérios de noticiabilidade jornalísticos oferecidos por Erbolato, tal acontecimento pode ser enquadrado como notícia, pois trata-se de um(a)
política editorial do jornal.
interesse humano.
proximidade.
culto de heróis.
raridade.
Acontecimentos midiáticos são consensuais entre editores, daí a freqüência com que as manchetes coincidem em diferentes meios.
Quanto mais improvável é o acontecimento, mais impregnado de valor midiático ele pode estar.
O jornalismo impresso, via de regra, não pode ser completamente planejado, como muitos acreditam. Não há como prever todas as operações jornalísticas. As funções de pauta, fixação de cronograma, distribuição de espaço para a edição, pré-diagramação e definição de alternativas de ação em caso de imprevistos são, em sua maioria, peças de ficção.
Jornalistas são constantemente incentivados a produzir sugestões de assuntos que podem se tornar matérias. Muitas vezes, essas sugestões são anotadas e servem, antes mesmo da confecção da pauta definitiva, para a elaboração do que os jornalistas chamam de:
A execução da pauta leva em consideração informações que são obtidas através de um trabalho exaustivo com as fontes. Em muitas redações, por exemplo, há profissionais encarregados de acompanhar o noticiário das emissoras de rádio. Esse trabalho, que pode subsidiar a produção da pauta, é chamado de:
A passagem dos detalhes recolhidos junto à fonte para a manchete segue uma série de macrorregras que, segundo Van Dijk, são quatro: a supressão, a generalização, a construção e a inversão.
A cidade amanhece com quinze casebres improvisados à base de papelão e de pedaços de madeira, em seu principal acesso, o cartão postal, que liga o centro da cidade ao aeroporto e às rodovias federais. Qual das alternativas abaixo indica o melhor comportamento do repórter em relação ao seu compromisso com a sociedade:
O repórter programa com o prefeito uma visita ao local e mostra o surpreendente surgimento de uma favela na calada da noite e as dificuldades para se removê-la.
O repórter houve segmentos da sociedade que se mobilizam para exigir da Prefeitura a retirada imediata das malocas.
O repórter vai à pequena favela, entrevista as pessoas e descreve o submundo em que vivem adultos e crianças famintas e mostra à sociedade o terror da marginalização social.
O repórter procura a Prefeitura, os empresários, faz uma enquête e exibe a deterioração que sofre a cidade, com dezenas de casebres desfigurando o seu cartão postal.
Quando os jornalistas usam o termo "pauta", eles podem estar querendo falar de duas coisas distintas. "Pauta" pode significar, em primeiro lugar, o planejamento diário de uma edição ou de uma editoria. O segundo significado do termo "pauta" é:
a ordem de serviço para a chefia de reportagem.
a cobertura de um fato pela equipe de reportagem.
a lista de assuntos a serem publicados por editoria.
a tarefa de apuração atribuída a um repórter.
a lista de atividades passada para a editoria de fotografia.
A pauta também pode ser definida como um roteiro para a produção de textos e imagens e deve conter uma série de indicações. Observe a lista abaixo e indique a indicação que não consta de uma pauta jornalística.
Ao narrar suas experiências no dia-a-dia, Ricardo Kotscho diz que o que realmente diferencia um jornal do outro (e, em conseqüência, um repórter do outro) é a sua capacidade de transformar pequenos fatos que fazem o dia-adia da cidade, do país e do mundo em matérias boas de ler.
De acordo com o autor citado, é correto afirmar, EXCETO:
Em média um jornal cobre cem assuntos por dia, e não há pauteiro, por mais genial que seja, capaz de criar cem pautas brilhantes para atender todos os repórteres.
O crescimento dos jornais e das redações tornou necessária a instituição da pauta, principal elo de ligação entre a produção e a edição das matérias.
Apesar da instituição da pauta, cultivar "fontes" e garimpar bons assuntos, além de se manter sempre ligado, são formas de produzir boas matérias.
A pauta deve ser sempre cumprida. Ela contém as perguntas a serem feitas. Você deve evitar sempre fazer perguntas que não constem da pauta.
Edição é um processo que pode ser entendido como:
sumário, editorial, expediente e algum comentário.
pequenas chamadas sobre as matérias de menor importância.
uma perspectiva global do processamento de informação na comunicação coletiva.
Elemento fundamental na realização do trabalho jornalístico, a apuração, por vezes, é negligenciada.
São etapas de uma apuração:
rádio-escuta, produção e redação da matéria
produção da matéria, gravação de cabeça e revisão da matéria
pesquisa dos dados por entrevista, redação da matéria e revisão/edição do texto
investigação documental e por entrevista de uma pauta e saída da equipe de reportagem