

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Leia o caso a seguir.
Um estudante de audiovisual está montando um sistema de som para um evento ao ar livre. Ele tem à disposição um amplificador de áudio e várias caixas de som e deseja que o som seja equilibrado e nítido em todas as áreas do local. |
Para alcançar esse objetivo, o estudante precisa
posicionar todas as caixas de som em um único ponto central, para melhorar a distribuição do som.
colocar todas as caixas de som em uma única extremidade do local, para alcançar maior potência de som.
usar apenas uma caixa de som de alta potência para cobrir todo o local e evitar desequilíbrios de som.
distribuir uniformemente as caixas de som em diferentes áreas do local e ajustar o volume de cada uma conforme necessário.
Se durante a edição de áudio de um documentário, o editor desejar criar uma transição suave entre duas faixas de áudio gravadas em locais diferentes, ele usará a técnica de
cortar abruptamente a primeira faixa e iniciar a segunda faixa.
adicionar um som de transição artificial entre as duas faixas.
aumentar o volume da primeira faixa e diminuir o volume da segunda faixa gradualmente.
usar um efeito de fade-in na primeira faixa e um fade-out na segunda faixa.
Após a edição de um filme, inicia-se a etapa de finalização. Assinale a alternativa que contenha processos pertencentes à finalização de um filme.
Correção de cor e ensaio.
Pré-light e visita técnica.
Mixagem de som e correção de cor.
Roteiro e mixagem de som.
Dublagem e pré-light.
Com relação ao recurso comumente conhecido como phantom power é correto afirmar que trata-se de um (a)
forma de alimentação elétrica necessária para o funcionamento de microfones do tipo dinâmico e transferida pelo cabo balanceado do microfone.
forma de alimentação elétrica necessária ao funcionamento de qualquer tipo de microfone com uma corrente de 48 volts.
forma de alimentação elétrica necessária para os microfones de tipo condensador e transferidos pelo cabo desbalanceado do microfone.
recurso encontrado exclusivamente em consoles de mixagem.
forma de alimentação elétrica necessária para o funcionamento de microfones do tipo condensador e transferida pelo cabo balanceado do microfone.
No processo de edição de áudio, a ação indicada pela expressão cross-fade refere-se à transição de áudio
na qual duas fontes de áudio são mixadas, em que o volume da primeira vai decrescendo e o volume da segunda vai crescendo.
entre duas fontes de áudio na qual o volume decresce até o zero seguido do crescimento da segunda desde o zero até o volume normal.
em que a primeira fonte de áudio segue com seu volume normal, e a segunda fonte é inserida em BG.
em que o volume de uma fonte de áudio vai desaparecendo até o zero.
em que mais de duas fontes de áudio são mixadas com distintos volumes.
“Meio de comunicação de massa, contemporâneo ao telefone, que propaga informações pelo som.” Trata-se de:
Rádio.
Celular.
Televisão.
Computador.
Há um tipo de microfone que suporta pressões sonoras elevadas e são usados para gravar caixa de bateria e guitarras porque têm diafragma formado por uma bobina magnética, resistente a altas pressões sonoras.
Esse microfone é do tipo
condensador.
dinâmico.
condensador de cápsula pequena.
de fita.
Lavalier.
Chamamos ‘Acústica’ o comportamento de um espaço em relação ao som produzido em seu interior. E ‘isolamento acústico’ é a capacidade de um ambiente fechado (ou semi-fechado) de evitar a passagem de som do interior para fora ou vice-versa. Quando uma onda sonora encontra uma superfície, alguns fenômenos podem acontecer. Sobre o tema, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1
1. Reflexão.
2. Absorção.
3. Difusão.
4. Transmissão.
Coluna 2
( ) O som, ou parte dele, atravessa a superfície e surge, mais ou menos atenuado, do outro lado dela.
( ) A onda não é absorvida pela superfície, sendo refletida de volta para o ambiente com ângulo igual ao ângulo de incidência.
( ) A onda é absorvida pela superfície, e não retorna energia sonora para o ambiente.
( ) A superfície funciona, para o som, da mesma maneira que uma parede branca fosca age para a luz: as ondas não são absorvidas, e sim espalhadas para todas as direções.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
1 – 3 – 4 – 2.
2 – 4 – 1 – 3.
3 – 1 – 2 – 4.
4 – 2 – 1 – 3.
4 – 1 – 2 – 3.
É INCORRETO afirmar que a audição humana envolve a capacidade de perceber
as perspectivas de profundidade com base em diferenças de intensidades de fontes sonoras.
os parâmetros de timbre, altura, intensidade e duração, sem que a percepção de um parâmetro afete o outro.
a espacialidade das fontes sonoras.
a complexidade de timbres das fontes sonoras.
a duração relativa de eventos sonoros.
“Em uma mesa de som existem em geral, dois tipos de botões. Os _________ são botões que podem deslizar verticalmente e costumam ser utilizados para controlar o ganho (referente à intensidade do som) do sinal do canal. Por outro lados, os __________ são redondos e giratórios, utilizados para controlar a maioria das demais funções das mesas de som (principalmente as analógicas).” Completa corretamente as lacunas, respectivamente:
faders; knobs.
phantoms; subwoofers.
tips; rings.
toslinks; outlinks.
Atualmente a gravação de áudio pode ser realizada de duas diferentes formas:
em câmeras de captação de áudio e vídeo.
em redes sociais digitais e câmeras de vídeo.
em programas online e em gravadores externos.
em vídeo cassete e programas online.
em gravadores externos e vídeo cassete.
No contexto de equipamentos para gravação e reprodução de áudio com conexão analógica (cabo XLR) ou conexão digital (cabo HDMI), as conexões digitais
transmitem, como as analógicas, sinais de áudio de alta qualidade.
oferecem maior capacidade de transmissão de dados.
são mais suscetíveis a interferências.
são utilizadas devido à sua capacidade de transmitir sinais de áudio de alta qualidade.
A produção sonora de um programa audiovisual segue etapas que envolvem, desde o planejamento à organização dos recursos técnicos e humanos. Nas ações específicas voltadas à edição de áudio, no ato da masterização, o editor deve preocupar-se em verificar
a sincronização entre as imagens e os sons correspondentes, com destaque à introdução de músicas, efeitos sonoros e falas, entre outras expressividades.
discrepâncias entre o som captado e o som transmitido, que devem permanecer em volume diferenciado para não causar sobreposição em relação às imagens.
a valorização da edição das imagens e o uso massivo de efeitos visuais, uma vez que o som tem menor relevância na produção e, portanto, não precisa ser priorizado.
o repertório musical disponível à sonorização da obra, levando em conta a relação entre o tema abordado no roteiro e as músicas de maior apelo popular.
a definição dos prazos de edição e dos softwares de áudio que serão usados, pois a inobservância desses tópicos acarretará prejuízos econômicos e atraso na produção.
Dentre os diversos processamentos dos arquivos de som produzidos, pode-se afirmar que a equalização do áudio:
É um tipo de processamento do sinal de áudio utilizada principalmente para manter certa homogeneidade na intensidade/ amplitude do sinal para determinado trecho ou canal. Funciona pela compressão dos sons mais intensos, de modo que eles aproximem-se, em intensidade, dos mais fracos.
É feita para adequar a intensidade/ amplitude de cada faixa de frequências (altura, portanto) a certo padrão estético, seja ele de mercado, técnico ou mesmo pessoal. No geral pode-se separar equalizadores em quatro categorias: paramétrico, semi-paramétrico, não-paramétrico e gráfico.
É a mudança artificial da duração de um certo trecho.
Possui função de ajustar a amplitude de onda (ganho de sinal) ao valor determinado. O procedimento é iniciado pela fixação do ganho máximo pretendido. Depois, um escaneamento do trecho selecionado é feito, de modo que a maior amplitude de onda do trecho seja encontrada.
Com relação à hierarquia entre imagem e som nas obras e suportes audiovisuais, avalie as afirmações a seguir e informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma.
( ) No cinema mudo a seleção musical era feita pelos músicos responsáveis pela sala de exibição a partir do princípio associativo entre imagem e som.
( ) Depois do cinema mudo, a maior parte da produção de cinema tradicional tratou o som a partir de uma sincronia temporal entre eventos musicais e eventos visuais, destinada a integrar-se ao produto final.
( ) Na primeira geração de videoclipes utilizou-se da imagem como suporte da música, invertendo a hierarquia imagética em relação às outras produções audiovisuais, especialmente o cinema.
( ) Na arte cinematográfica e mesmo em telenovelas, telejornais, programas infantis, seriados e publicidade, as produções se utilizam da imagem apenas como forma de enriquecer a narrativa do som.
De acordo com as afirmações, a sequência correta é
V, V, F, F.
V, F, F, F.
V, V, V, F.
V, V, V, V.
F, V, V, V.
Quando um podcast é gravado, várias pessoas podem estar conversando ao mesmo tempo em volta de uma mesa, ou através de uma reunião virtual pela internet. No entanto, quando o episódio final é lançado nas plataformas de áudio, ele só tem 2 canais de áudio (stereo).
Qual o pipeline mais provável de ter sido utilizado pela equipe que produziu esse podcast?
Captação, mixagem, edição, masterização.
Gravação, edição, mixagem, masterização.
Gravação, masterização, mixagem, edição.
Captação, edição, masterização, mixagem.
Gravação, masterização, edição e mixagem.
Qual a função primordial de um compressor no contexto de processamento de áudio?
Atenuar o sinal de entrada quando este ultrapassa um certo limiar definido pelo usuário.
Amplificar o sinal de entrada quando este é muito baixo.
Separar os diferentes canais de áudio de uma gravação estéreo.
Atuar na modulação da freqüência do sinal de áudio.
Durante a montagem de um sistema de som para um evento, é fundamental tomar precauções para evitar panes e falhas no equipamento. Com base nesse contexto, qual das seguintes opções NÃO é uma causa comum de pane em sistemas de som?
Exposição dos componentes eletrônicos à umidade, levando a curto-circuitos.
Uso de um equalizador com configurações personalizadas para ajustar a qualidade sonora.
Interferência causada por dispositivos eletrônicos próximos ou outras redes sem fio.
Conexões defeituosas ou cabos soltos, interrompendo a transmissão do sinal sonoro.
A grandeza que quantifica da intensidade com que ouvimos os Sons, cuja variação proporcional à perturbação de pressão, na atmosfera que as ondas sonoras denomina-se:
tessitura.
amplitude.
frequência.
periodo.
Com relação à técnica de Foley, é INCORRETO afirmar que
é responsável pela gravação de áudio no momento da captura do material bruto em vídeo e garantir que o produto audiovisual seja verossímil quanto aos ruídos e demais elementos sonoros presentes no ambiente retratado.
é realizado a partir da captação direta e sincronizada de sons similares ou que nos influenciam a considerar que o que está retratado na imagem produz determinado ruído.
é um processo de gravação em salas especialmente montadas cheias de aparatos e utensílios, além de uma microfonação detalhada.
preenche com camadas de sons o que ficava de fora da captação dos diálogos, ou seja: ruídos externos e internos produzidos no momento da ação da cena.
é usada atualmente de forma independente ou combinada com os efeitos sonoros.