

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O depoimento de um membro da Advocacia Geral da União, entrevistado para um programa de televisão, precisa de edição de áudio, tanto para adequar a fala ao tempo disponível como para retirar conteúdo redundante ou desnecessário. Em procedimento subsequente, o áudio será sincronizado à imagem. No jargão profissional dos jornalistas, a técnica implementada com a finalidade de identificar por intermédio do in cue e do out cue, ou seja das deixas, os trechos selecionados de fala é conhecida como:
retrocronometragem;
decupagem;
captura;
timecode;
fade in e fade out.
Acerca do uso de vinhetas em rádio, assinale a alternativa correta.
As vinhetas são utilizadas exclusivamente em programas musicais e de variedades.
As vinhetas são sempre rimadas.
Assim como os jingles, vinhetas bem elaboradas tendem a cair no gosto popular e podem ser lembradas por décadas.
O uso de vinhetas é um recurso exclusivo do rádio.
As vinhetas não ajudam a marcar a identidade de emissoras e programas.
Considerando os microfones utilizados em rádio, assinale a alternativa correta.
O bom microfone transforma energia acústica em energia elétrica com grande precisão.
Os microfones hipercardioides tendem a ressaltar o som vindo das laterais.
Os microfones bidirecionais captam com a mesma qualidade sons emitidos por todos os lados.
Os microfones do tipo lapela são os mais comuns em entrevistas de rádio e televisão.
A escolha do microfone independe das características do estúdio e da programação.
No que se refere à respiração e às pausas na locução, assinale a alternativa correta.
Uma fonação tranquila depende do limite máximo de ar que o locutor é capaz de inspirar. Quanto mais ar, melhor.
Os locutores devem ler até expirar todo o ar armazenado. O “reabastecimento” deve ser feito, em média, a cada 30 segundos.
É preciso ler e falar sem se apressar. Ritmo e entusiasmo não podem ser confundidos com a pressa.
Evitar o relaxamento corporal é indispensável para a respiração adequada.
As leituras são facilitadas quando não há interpretação do texto. Deve-se optar pela leitura automática, aquela que simplesmente decodifica a mensagem.
Inicialmente, o jornalismo de televisão copiou o formato do rádio. As primeiras notícias eram lidas diante da câmera, mas logo se notou a importância do apresentador, que demonstrava o jornalismo por meio da aparência, da expressão facial e da entonação. Algum tempo depois, surgiram as imagens que, no início, não possuíam som, até se chegar ao que se tem hoje: matérias gravadas ou ao vivo com o uso de uma câmara gravadora e transmissão de imagens via satélite. Acerca desse tema, é correto afirmar que, para noticiar as hard news,
deve-se enfatizar a sonora do entrevistado, repetindo-a se necessário.
é aconselhável não deixar a sonora muito longa. Por exemplo, a matéria ganha ritmo quando se edita uma frase de efeito com poucos segundos.
o sobe som deve ser evitado.
recursos, como os efeitos de transição, são bem-vindos.
as imagens devem ser preteridas pela sonora, no detalhamento de alguma cena.
Quanto ao uso de sonoplastia e à formação de sonoplastas, assinale a alternativa correta.
Os efeitos de sonoplastia eram contraindicados no auge das radionovelas.
As séries e matérias especiais de radiojornalismo não devem lançar mão de recursos de sonoplastia.
É preciso utilizar os efeitos sonoros com parcimônia. O exagero pode causar efeitos cômicos indesejados.
A formação de profissionais especializados em sonoplastia radiofônica está acelerado no País. Cursos de graduação específicos são oferecidos na maioria das universidades federais.
As peças publicitárias de rádio raramente utilizam sonoplastia.
Assinale a alternativa que indica os fatores que auxiliam na locução.
O controle da respiração e o treinamento para pronúncia correta dos sons da fala.
A empostação e a valorização das palavras terminadas com a letra “r”.
A busca pelos tons mais graves possíveis e a fala com entusiasmo.
A escolha de vocabulário adequado e a elaboração de frases com rimas.
O respeito às pontuações gráficas e a ênfase em termos aleatórios.
O tempo, a melodia, o uso de sons complementares e de silêncios e as inflexões de voz são elementos importantes da linguagem radiofônica.