Questões de Concurso sobre Técnicas e Práticas do Jornalismo

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
219 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Faz parte do processo de editoração eletrônica a preparação de originais, que envolve tratamentos e correções, no caso de imagens (fotos), e correções de problemas gramaticais, coesão e coerência, no caso de textos.


C

Certo


E

Errado

Assinale a opção correta a respeito de requisitos que devem ser observados na elaboração de um release.


A

Quando mais detalhes são necessários, é comum escrever releases longos, facilitando a leitura da audiência.


B

O release não necessita de autor responsável por ser texto impessoal.


C

O título do release tem corpo de tamanho igual ao restante do texto.


D

Em um release, título e lead bem-feitos devem ter a essência de uma informação jornalística relevante, para atrair a atenção de quem o lê.


E

Deve-se enviar o release mais de uma vez para a mesma editoria ou veículo, para maior ser a chance de se conseguir atingir o objetivo.

De acordo com Squarisi (2011), como se denomina o recurso que realça passagens-chave (bem escolhidas) da matéria que provocam o leitor e despertam nele a vontade de ir além?


A

Texto-legenda.


B

Olho.


C

Sutiã.


D

Abertura.


E

Insert.

Um bom release deve ser objetivo, claro e direcionado a quem realmente possa ser atraído por seu conteúdo, sendo, portanto, o mais personalizado possível.


C

Certo


E

Errado

A revista apresenta o que se chama no jornalismo de “texto redondo”, que faz o leitor ter a sensação de estar bem informado.


C

Certo


E

Errado

Acerca de lead, assinale a opção correta.


A

O lead se caracteriza pela subjetividade e pelo desenvolvimento da informação.


B

Existem seis perguntas elementares que devem ser feitas: “quem?”, “quanto?”, “onde?”, “quais?”, “de que forma?” e “por quê?”.


C

Algumas informações do lead podem ser transpostas para o nariz de cera, que vem logo após o parágrafo inicial.


D

O uso do lead permite hierarquizar a história, colocando as informações em ordem decrescente quanto à sua importância.


E

A origem do lead está relacionada à tradição literária.

Na ancoragem ao vivo, o apresentador deve ter alguns cuidados para com o público.


Sobre esse assunto, assinale a afirmativa correta.


A

Deve-se evitar a interatividade, pois isso pode atrapalhar a própria concentração.


B

Quando se anuncia que algo vai acontecer e o tempo estourar, impossibilitando o assunto de ir ao ar, não se deve falar nada para a audiência não perceber a desorganização.


C

Ao repetir uma reportagem que tenha entrado no ar em outro programa, é preciso agir como se o material tivesse sido produzido exclusivamente para o próprio programa.


D

A participação da reportagem no programa nunca deve ser ao vivo para não atrapalhar o espelho da atração.


E

O contato com pessoas, empresas ou entidades citadas durante uma entrevista deve ser imediato. Ouvir todos os lados é primordial no jornalismo.

A etnografia é entendida como um método de pesquisa qualitativa e empírica que apresenta características específicas. Ela exige um “mergulho” do pesquisador, ou seja, não é um tipo de pesquisa que pode ser realizada em um período excessivamente curto e sem preparo. É fundamental, como etapa anterior à etnografia propriamente dita, realizar um levantamento bibliográfico sobre o tema, a partir da leitura dos clássicos e de estudos contemporâneos sobre o assunto de que trata a pesquisa.


TRAVANCAS, I. Fazendo etnografia no mundo da comunicação. In: DUARTE, J.; BARROS, A. (Orgs.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2005, p. 98-109 (adaptado).


Considerando a etnografia como uma das metodologias utilizadas na pesquisa das práticas jornalísticas, verifica-se que o objetivo de sua utilização é analisar


A

as histórias de vida dos jornalistas para, a partir delas, compreender aspectos do campo profissional jornalístico, relações entre os jornalistas nas redações, dos jornalistas com as fontes e com o público, e também a maneira como esses profissionais lidam com problemas da rotina de trabalho.


B

o campo de trabalho, as lógicas de produção, as pressões do tempo e da elaboração de editoriais, a relação com as fontes, o emprego de recursos tecnológicos pelos jornalistas e o modo como esses profissionais lidam com a diversidade de assuntos do mundo contemporâneo.


C

as imagens fotográficas ou em movimento produzidas pelos veículos de comunicação, para compreender mensagens e formas expressivas visuais que integram as publicações de conteúdos jornalísticos pelos meios de comunicação.


D

os discursos produzidos por emissoras de televisão e rádio, jornais, revistas ou pelo jornalismo on-line a partir da fala de repórteres, apresentadores e fontes de informação que constem na publicação dos textos jornalísticos.


E

os conteúdos veiculados ou publicados por jornais, revistas, portais na internet, emissoras de televisão ou rádio ou por outras plataformas, classificando-os para fazer inferências a respeito do que foi transformado em notícia.

Devido à chegada de novos equipamentos, fez-se necessário treinar os funcionários para as novas rotinas de operação. Assim, foi produzida pela assessoria de imprensa uma publicação técnica. Sabe-se que ela se destina a um público restrito e não apresenta periodicidade regular.


A publicação técnica é a ferramenta de comunicação a ser escolhida quando:


A

não se dispõem de recursos financeiros para produzir um vídeo de caráter institucional;


B

a circulação do material é sigilosa, pois envolve questão de segurança de dados corporativos;


C

o público-alvo é capaz de compreender o repertório utilizado, isto é, os códigos e sinais ali expostos;


D

o manual de instruções de máquinas e/ou equipamentos é impresso em outro idioma;


E

os funcionários são incapazes de aplicar as mudanças técnico-operacionais no chão de fábrica dado o seu baixo nível de instrução.

No jornalismo brasileiro, a crônica é um formato que se vale de fatos do cotidiano e assume o modo opinativo, diferenciando-se de outros formatos pelo tom lírico e pelo apelo ao entretenimento.


C

Certo


E

Errado

Qual conjunto reúne procedimentos usados por jornalistas para reduzir o risco da parcialidade?


A

Distinguir opinião de notícia e empregar citações diretas com a devida citação da fonte.


B

Descrever o contexto e evitar fontes contraditórias.


C

Distinguir opinião de notícia.


D

Informar de modo desapaixonado.


E

Selecionar palavras neutras.

Desde que o jornalismo passou de sua fase artesanal para a fase industrial, as empresas jornalísticas passaram a ter a preocupação de conciliar interesses comerciais e, ao mesmo tempo, garantir a independência editorial dos veículos. Essas empresas dependem dos anúncios publicitários para se manterem financeiramente, e, para que o anunciante opte por anunciar seus produtos e serviços em determinado veículo, conta com a sua credibilidade. Dessa forma, infere-se que as empresas jornalísticas devem


A

atuar de forma isenta, sem compromisso com interesses comerciais dos veículos de comunicação, com vistas a ganhar a confiança do público.


B

se limitar à cobrança por conteúdos, tal como a venda de assinaturas, para que o veículo não dependa de anunciantes.


C

encontrar um ponto de equilíbrio que garanta sua sustentabilidade econômica, mas sem que afete a credibilidade editorial, por se tratar de veículo de interesse público.


D

restringir os anúncios do governo e publicidade oficial, no intuito de contribuir com a imparcialidade editorial.


E

defender os interesses dos anunciantes, garantindo que estes não sejam prejudicados pelos conteúdos editoriais.

Difere-se do chamado jornalismo comercial, em que o foco da empresa é a obtenção de lucro. Não é apenas a questão financeira que o define, mas também a seleção de pautas, por meio das quais se busca romper com o cerco das agendas de fontes oficiais, pela plena referência na produção das informações no sujeito cidadão e não no sujeito-consumidor. O enunciado refere-se ao


A

jornalismo alternativo.


B

jornalismo comunitário.


C

jornalismo literário.


D

jornalismo on-line.


E

jornalismo popular.

O editor selecionou determinada matéria para figurar na escalada de um radiojornal e solicitou ao responsável pela função que compusesse o título. Sabe-se que tanto a escalada como os títulos que a compõem apresentam especificidades.


Para tornar o título direto e conciso, é recomendável a utilização de técnicas jornalísticas, a saber:


A

determinação do tempo verbal no presente do modo subjuntivo;


B

utilização de aposto na oração;


C

supressão dos verbos de ação;


D

eliminação de artigos e pronomes possessivos;


E

priorização de hipérboles para prender a atenção dos ouvintes.

Assinale a opção correta a respeito da pirâmide invertida, técnica de redação jornalística que se consagrou em jornais ocidentais após surgimento no século XIX, durante a Guerra de Secessão nos Estados Unidos, para transmitir notícias de batalhas via telégrafo.


A

Nessa técnica, apresenta-se uma estrutura com as informações em ordem cronológica para melhor entendimento dos fatos.


B

A estrutura da pirâmide apresenta-se de acordo com o seguinte critério de temporalidade dos fatos: as informações mais recentes no começo do texto, e as mais antigas no final.


C

A pirâmide apresenta a mesma organização, para atender a diferentes jornais, partindo dos fatos mais amenos para os mais relevantes.


D

A pirâmide invertida é conveniente ao leitor porque apresenta detalhes dos fatos.


E

Nessa técnica, hierarquizam-se em ordem decrescente as informações; as mais importantes no começo do texto, e as dispensáveis no final.

Os signatários da International Fact Checking Network (IFCN), como é o caso da Agência Lupa, especializada na técnica jornalística de fact-checking, se comprometem a


A

manter sob sigilo a metodologia usada para selecionar, pesquisar, escrever, editar, publicar e corrigir as verificações de fatos, especialmente em relação às agencias concorrentes.


B

só é fornecer sua política de correções mediante processo de direito de resposta à checagem, preferencialmente via Lei de Acesso à Informação.


C

manter sigilo sobre formas de financiamento e estrutura da agência de fact-checking, garantindo a privacidade dos jornalistas e o anonimato nas checagens.


D

incentivar os leitores a enviar pedidos de verificação de fatos, garantindo formas de acesso e transparência sobre o porquê e como são feitas as verificações.


E

usar o partidarismo e as metodologias diferenciadas para cada político verificado, a fim de garantir os valores democráticos, mesmo que para isso seja necessário expor as fontes.

No jornalismo, o plano mais utilizado para os repórteres é o plano fechado, enquanto, para os entrevistados, é o contra-plongée, que confere o aspecto de imparcialidade.


C

Certo


E

Errado

Considerando a situação de um profissional de jornalismo ocupado em apurar, redigir e editar matérias para uma publicação institucional, assinale a opção correta.


A

Ao jornalista é permitido assumir outra identidade e ocultar câmeras, por lidar rotineiramente com a apuração de informações de interesse do público.


B

É desnecessário, na apuração, redação e edição, que o jornalista de uma publicação institucional cheque as informações de fontes oficiais.


C

Não compete ao jornalista da casa “traduzir” o jargão dos órgãos públicos, para que não distorça informações técnicas.


D

Cenas de nudez, quando indispensáveis, devem passar por tratamento gráfico protetor, exceto os contextos documentais relativos a saúde, educação e cultura.


E

O merchandising de produtos de estatais pode ser inserido em conteúdos jornalísticos nas publicações de órgãos públicos.

Com base nos diferentes conhecimentos acerca das técnicas de comunicação, a linguagem corporal, se bem observada, pode comunicar muito mais do que a fala. Por exemplo, o gesto de inclinar a cabeça em direção a quem está falando demonstra:


A

cansaço e falta de paciência.


B

desinteresse pelo assunto do diálogo.


C

dificuldade em compreender o assunto tratado.


D

ansiedade para obter respostas.


E

interesse no assunto e abertura para o diálogo.

Há uma técnica de redação jornalística que faz a narrativa dos fatos iniciando com os dados mais importantes. Os demais detalhes são apresentados em ordem decrescente, de forma que a matéria pode ser “cortada pelo pé” sem causar grandes prejuízos ao leitor.


Esse tipo de hierarquização dos elementos que constituem o fato jornalístico é chamado de pirâmide


A

mista.


B

deitada.


C

invertida.


D

normal.


E

aberta.

   
Gerar simulado