No passado, os consumidores ouviam com atenção a transmissão de conteúdos pela mídia tradicional, inclusive a publicidade. Eles simplesmente não tinham escolha. A mídia social mudou isso. Agora, os consumidores têm à disposição um grande volume de conteúdo gerado por outros usuários, o qual eles consideram mais confiável e bem mais atraente do que aquele oferecido pela mídia tradicional.
KOTLER, Philip. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.
Para atrair a atenção e o engajamento do público, as empresas investem cada vez mais no marketing de conteúdo em suas redes sociais.
Caracteriza-se marketing de conteúdo quando há o uso de
vídeos puramente publicitários em que o usuário se sente como se estivesse diante de um comercial tradicional televisivo.
publicações com caráter mais jornalístico, com o intuito apenas de informar sobre as novidades da empresa.
publicações com caráter apenas publicitário, em que a venda é o foco do negócio.
estratégias de engajamento em que o texto é praticamente nulo, tendo como principal destaque a imagem.
brand journalism, “jornalismo de marca”, atrelado ao brand publishing, “publicações de marca”, o que cria conexões mais profundas entre marcas e consumidores.