Imagem de fundo

Relativamente aos processos de interação da radiação com a...

Relativamente aos processos de interação da radiação com a matéria, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.


Coluna 1

1. Espalhamento coerente.

2. Efeito Compton.

3. Efeito fotoelétrico.

4. Produção de pares.

5. Fotodesintegração.


Coluna 2

( ) A radiação X incidente interage com um elétron de uma camada externa e o ejeta, deixando o átomo ionizado.

( ) O fóton interage com elétrons fortemente ligados, desaparecendo totalmente, tendo como resultado a expulsão de um elétron, geralmente da camada K.

( ) A radiação incidente tem energia suficiente para escapar da interação com os elétrons e chegar próximo do núcleo, fazendo com que o fóton desapareça, dando lugar a dois elétrons, um positivamente carregado e outro negativamente carregado.

( ) Raios X com energia superior a 10 MeV podem escapar da interação com os elétrons e o campo de força nuclear e serem absorvidos pelo núcleo, com essa interação, o núcleo emite um núcleon ou um fragmento nuclear.

( ) A radiação incidente interage com o átomo do alvo tornando-o excitado, esse átomo libera o excesso de energia na forma de radiação espalhada com comprimento de onda igual ao da radiação incidente e, portanto, a mesma energia.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


A

1 – 2 – 3 – 4 – 5.


B

2 – 3 – 4 – 5 – 1.


C

3 – 4 – 5 – 1 – 2.


D

4 – 5 – 1 – 2 – 3.


E

5 – 1 – 2 – 3 – 4.