

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
O serviço de vinho é cerimonioso. Ele envolve uma verdadeira liturgia, que deve ser praticada diariamente num restaurante de categoria, pelo maitre ou sommelier. Com base nas técnicas de serviços de bar e restaurante, quais os procedimentos corretos ao servir o vinho?
A garrafa deve ir à mesa dentro de um balde (caçamba) com gelo e, após servir o cliente, deve-se retornar à adega para que a mesma mantenha a sua temperatura conservada.
Enfiar o saca-rolhas bem no centro da rolha, a fim de evitar uma possível quebra do gargalo da garrafa.
Apresentar a garrafa sempre pelo lado direito do cliente numa posição tal que o rótulo possa ser perfeitamente identificado e abrir a garrafa sem esperar, na apresentação, a confirmação do cliente.
Em situações em que a qualidade do vinho é contestada, não há como substituí-la, pois a garrafa já foi aberta.
Esperar o copo secar completamente para, somente depois, fazer a reposição da bebida no mesmo.