

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.

Considerando a leitura do medidor representado nessa figura, assinale a alternativa que apresenta a medição correta.
0959 kWh.
9489 kWh.
9580,5 kWh.
9849 kWh.
9849,5 kWh.
Com relação ao fator de potência, assinale a alternativa correta.
A correção do fator de potência tem por objetivo a especificação de potência reativa necessária para a elevação do fator de potência da instalação.
O fator de potência, utilizado pelas concessionárias de energia como referência, é de 0,98.
O cálculo do fator de potência pode ser feito de duas formas distintas: por avaliação anual ou por avaliação semestral.
Não é considerada uma causa de baixo fator de potência o nível de tensão acima da nominal.
Não é considerada uma causa de baixo fator de potência transformadores operando a vazio ou com pequenas cargas.
Considerando os erros de medição e conceitos de metrologia, assinale a alternativa correta.
O erro de medição não pode ser definido como o resultado de uma medição menos o valor verdadeiro (convencional) do mensurando.
Mensurando pode ser definido como objeto da medição, ou seja, a grandeza específica a ser submetida à medição.
Erro aleatório é a diferença entre a média de um número infinito de medições do mesmo mensurando e o valor verdadeiro quando são obedecidas as condições de repetitividade.
Erro grosseiro é a diferença entre o resultado de uma medição e a média de um número infinito de medições do mesmo mensurando sob condições de repetitividade.
Erro sistemático acontece quando se atribui falta de cuidado ou maus hábitos, como leitura imprópria do instrumento, anotação dos resultados diferente dos valores lidos, entre outros.

Quanto à leitura do medidor dessa figura, a medição correta é
04,600 kWh.
046,00 kWh.
00640 kWh.
04600 kWh.
046000 kWh.

Com relação à leitura do medidor da figura apresentada, assinale a alternativa que indica a medição correta.
0,5246 kWh.
0,6425 kWh.
5246,0 kWh.
6425,0 kWh.
52460 kWh.
A respeito da comunicação e do relacionamento interpessoal, assinale a alternativa correta.
Relacionamento interpessoal não pode ser considerado como fator diferencial no atendimento ao cliente.
O estilo relacional passivo é observado por meio de comportamentos de ataque contra as pessoas e diante de certos acontecimentos.
O estilo agressivo não abrange as relações interpessoais, pois esquiva-se dos encontros e não se envolve diretamente com as pessoas nem nos acontecimentos.
O estilo assertivo ou autoafirmativo passivo afasta-se ou submete-se; não age. Torna-se geralmente uma pessoa ansiosa, que apresenta dores de cabeça com frequência e sofre de insônias.
O estudo dos relacionamentos interpessoais está diretamente ligado ao estudo da comunicação eficaz, uma vez que, para se fazer uso das ferramentas disponibilizadas por esse estudo, é necessário conhecer o outro.
No que se refere à ocorrência de fraudes em medidores de energia elétrica, assinale a alternativa correta.
Constatada a ocorrência de irregularidade, entre outras providências, deverá ser emitido o Termo de Ocorrência de Irregularidade (TOI).
A concessionária não pode suspender o fornecimento quando verificar a ocorrência de ligação clandestina ou religação à revelia.
A violação em medidores para obtenção de registro menor à quantidade de energia consumida não é considerada crime.
A concessionária não pode suspender o fornecimento em caso de impedimento ao acesso de empregados e prepostos da concessionária para fins de leitura e inspeções necessárias.
Não existem procedimentos previstos oficialmente em caso de rompimento de lacres ou selos nos medidores de energia elétrica.
No que se refere à verificação das ligações dos medidores, é correto afirmar que, para a comprovação dessas ligações, são necessários o fasímetro,
o decibelímetro, o voltímetro, o wattímetro e o luxímetro.
o amperímetro, o voltímetro, o wattímetro e o luxímetro.
o amperímetro, o voltímetro, o wattímetro e o cronômetro.
o decibelímetro, o voltímetro, o luxímetro e o cronômetro.
o amperímetro, o voltímetro, o decibelímetro e o cronômetro.
Quanto ao princípio de funcionamento dos medidores de energia elétrica, assinale a alternativa correta.
O medidor representado na figura é o tipo ponteiro.

A velocidade de rotação do disco é proporcional à potência da carga.
Não existe fenômeno de interação eletromagnética no princípio de funcionamento de um medidor de energia elétrica.
O medidor dessa figura é o tipo ciclométrico.

A vantagem do medidor de energia elétrica tipo ponteiro é a facilidade de leitura para o leiturista.
Com relação à localização de capacitores para correção de fator de potência, assinale a alternativa correta.
O uso de motores síncronos superexcitados consiste em uma alternativa para a correção do fator de potência.
Não podem ser instalados nos barramentos secundários dos transformadores (tipo centralizado).
Nos barramentos secundários onde exista um agrupamento de cargas indutivas (tipo distribuído), não se pode instalá-los.
A instalação deles não é possível junto às grandes cargas indutivas (tipo individual).
Não podem ser instalados no lado de alta tensão dos transformadores (tipo centralizado).
A respeito das especificações de medidores de energia elétrica, assinale a alternativa correta.
No Brasil, não existe uma tendência para padronização de medidores de energia elétrica.
Os medidores trifásicos suportam apenas a tensão nominal 220 V.
Os medidores monofásicos de mancais mecânicos ou magnéticos não podem ser instalados em correntes menores que 60 A ou 100 A, respectivamente.
Em medidores trifásicos, sempre é necessária a utilização de transformadores para instrumentos.
A chamada “instalação direta” em medidores indica que não há necessidade do emprego de transformadores de instrumento.
Acerca da medição em circuitos elétricos monofásicos, bifásicos e trifásicos, assinale a alternativa correta.
Nos circuitos monofásicos a dois fios, não existe medição.
Não existe medição nos circuitos monofásicos a três fios.
Nos circuitos de duas fases e um neutro, inexiste medição.
Não existe medição nos circuitos trifásicos a quatro fios.
Na medição em alta tensão, é possível tanto a medição no lado primário quanto no lado secundário.
Acerca das condições de aferição de medidores de energia elétrica, assinale a alternativa correta.
Os medidores não podem ser aferidos sobre quaisquer condições de tensão, corrente, frequência e fator de potência.
O medidor de energia elétrica traz, na respectiva placa de identificação, a constante Kd, chamada de “constante do disco”, a qual representa a quantidade de corrente (A) registrada por rotação do disco.
Aferir um medidor é compará-lo com um “medidor padrão”, a fim de determinar os seus erros.
O ensaio de carga nominal não é previsto para aferição de medidores de energia elétrica.
O ensaio de carga indutiva não é previsto para aferição de medidores de energia elétrica.
Considerando as precauções a serem observadas com os transformadores de corrente, assinale a alternativa correta.
O secundário nunca deverá permanecer aberto quando circular corrente pelo primário.
O aquecimento provocado pelo secundário não traz sérias consequências para o pessoal que trabalha com esses instrumentos.
Ao abrir o secundário, diminuirá sensivelmente a densidade de fluxo, e a voltagem no secundário poderá atingir valores seguros para o operador.
A maioria dos transformadores de corrente possui secundários para várias correntes, permitindo uma vasta mudança de alcances.
Os transformadores de corrente trabalham com alta voltagem no secundário.
Considera-se uma vantagem da gestão por meio de indicadores de desempenho de processo:
os fornecedores têm a informação adequada da empresa.
os clientes têm a informação adequada da empresa.
há controle sobre os processos.
há mapeamento dos processos.
a mídia se sente mais atraída pela empresa.
São atores do sistema nacional de avaliação de conformidade:
prefeituras municipais.
secretarias municipais.
laboratórios de ensaio.
governos estaduais.
organizações não governamentais.
Considere os seguintes fatores relevantes para a análise crítica de um certificado de calibração, com o objetivo de avaliação do equipamento do laboratório.
I. Incerteza de medição. II. Erro de medição. III. Valor indicado. Assinale a alternativa que qualifica corretamente os fatores como verdadeiros (V) ou falsos (F), na ordem em que aparecem.V, V, F.
V, F, F.
V, V, V.
F, V, V.
F, F, F.
Validação é a confirmação por exame e o fornecimento de evidência objetiva de que os requisitos específicos para um determinado uso pretendido são atendidos. Para confirmar se o método é apropriado, convém que a técnica usada para validá-lo seja uma das seguintes:
participar de comparações interlaboratoriais.
controlar os documentos em uma lista mestra.
manter os registros de forma adequada.
treinar o pessoal no método.
controlar os insumos a serem utilizados.
Uma organização, ao estabelecer um indicador de desempenho, deve analisá-lo periodicamente. Quando a meta mínima desejada não é atendida, recomenda-se, imediatamente,
manter o registro e aguardar o próximo período.
revisar a meta.
analisar e propor ação corretiva.
avaliar o resultado do próximo período.
buscar outro indicador.
Assinale a alternativa que apresenta a diferença entre ação corretiva e correção.
Ação corretiva para eliminar a causa de uma não conformidade; correção para eliminar uma não conformidade.
Ação corretiva para eliminar a causa do problema potencial; correção para eliminar a causa potencial de um problema.
Ação corretiva para eliminar a causa de uma não conformidade potencial; correção para eliminar uma não conformidade.
Ação corretiva para eliminar a causa de uma não conformidade; correção para eliminar a causa potencial de um problema.
Ação corretiva para eliminar a causa do problema potencial; correção para eliminar uma não conformidade.