Questões de Concurso sobre Saúde

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
2.866 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 
Ano: 2021
Prova: Unifil - Prefeitura - Auxiliar em Saúde Bucal - 2021

São considerados principais métodos de controle da placa bacteriana, exceto:


A

remoção de cárie.


B

controle da dieta.


C

técnicas de evidenciação bacteriana.


D

limpeza e polimento coronário.


E

técnicas de higienização bucal.

A ATF é um procedimento preventivo que tem como objetivo fortalecer os dentes que apresentam risco de cárie. Nesses casos, não se pode fazer uso de


A

bochechos.


B

comprimidos.


C

vernizes.


D

géis.


E

cremes dentais.

Os fatores etiológicos determinantes da cárie dentária, segundo Newbrun (1978), são


A

tempo, substrato, microrganismo e hospedeiro.


B

substrato, microrganismo e hospedeiro.


C

xerostomia, sacarose e hospedeiro.


D

dieta, sacarose, microrganismo e tempo.


E

hospedeiro, microrganismo e tempo.

Ano: 2021
Prova: Unifil - Prefeitura - Auxiliar em Saúde Bucal - 2021

O processamento dos instrumentais deverá ocorrer em um circuito único, chamado de Fluxo Linear, de sujo para limpo. A entrada para o Fluxo Linear inicia-se na Área Contaminada, e podem estar presentes nessa Área, exceto:


A

Soluções de Limpeza.


B

Cuba Ultrassônica.


C

Papel Grau.


D

Descarte de Lixo.


E

Inibidores de Corrosão.

Leia o enunciado e preencha a lacuna conforme a alternativa CORRETA:

O____________têm função de dar forma às restaurações antes do endurecimento do material.


A

Condensador


B

Esculpidor


C

Porta-matriz


D

Brunidor de amálgama

O aparelho de RX é um aparelho para realizar radiografia. A radiografia é um registro fotográfico, obtido pela passagem de raios-X através de um objeto ou tecido, registrando sua densidade relativa em um filme especial que, ao ser revelado, tornará visível a imagem. Em odontologia, a imagem é utilizada para fornecer informações sobre estruturas bucais que os olhos não podem perceber (raízes, osso, por exemplo). O filme radiográfico é o meio mais usado para registrar a imagem do objeto. Os raios-X têm as seguintes propriedades:


A

São invisíveis a olho nu, atravessam os corpos, atacam os sais de prata, presentes no filme radiográfico, excitam a fluorescência de determinadas substâncias, são absorvidos pelo organismo, podendo produzir modificações celulares, tais como: irritabilidade, inibição ou destruição.


B

Atravessam os corpos, atacam os sais de prata, ausentes no filme radiográfico.


C

Excitam a fluorescência de todas substâncias, são absorvidos pelo organismo, podendo produzir modificações celulares, tais como: irritabilidade, inibição ou destruição.


D

São visíveis a olho nu.

O acondicionamento é a última etapa do Reprocessamento de Artigos seguindo o fluxo unidirecional e tem fundamental importância. Sua função é preservar a condição estéril dos artigos processados. Em serviços odontológicos o ideal é o armazenamento das embalagens em gavetas ou armários fechados que:


I- Garantam a integridade da embalagem

II- Tenham área seca, longe de umidade

III- Não estejam superlotados

IV- Não dobrem ou amassem as embalagens


Está correto o que se afirma em:


A

I, apenas


B

II, apenas


C

I, II e III, apenas


D

I, II, III e IV

Assinale a opção que indica as glândulas salivares maiores, cujos dutos excretores são encontrados no assoalho da cavidade bucal.


A

Sublingual e parótida.


B

Submandibular e parótida.


C

Bucal e sublingual.


D

Sublingual e submandibular.


E

Bucal e parótida.

As opções a seguir apresentam exemplos de materiais restauradores diretos, à exceção de uma. Assinale-a.


A

Cimento ionômero de vidro.


B

Amálgama de prata.


C

Dissilicato de lítio.


D

Resina composta.


E

Compômeros.

Assinale a opção que indica as principais formas de flúor presentes nos dentifrícios.


A

Fluoreto estanhoso e fluorfosfato acidulado.


B

Fluoreto de sódio e monofluorfosfato de sódio.


C

Citrato de cálcio e fluoreto de sódio.


D

Cloreto de estrôncio e monofluorfosfato de sódio.


E

Fluoreto de sódio e arginina.

Leia o fragmento a seguir.


“A importância do dentifrício fluoretado no controle da cárie baseia-se na _______ do biofilme pela ação da escova dental, associada com a aplicação tópica do fluoreto em ____ concentração e _____ frequência.”


Assinale a opção cujos termos completam corretamente as lacunas do fragmento acima.


A

eliminação – alta – alta.


B

eliminação – alta – baixa.


C

desorganização – baixa – alta.


D

desorganização – alta – baixa.


E

desorganização – baixa – baixa.

As opções a seguir apresentam competências do Técnico em Saúde Bucal, à exceção de uma. Assinale-a.


A

Remover suturas.


B

Participar do treinamento e capacitação do ASB.


C

Realizar isolamento do campo operatório.


D

Participar em levantamentos epidemiológicos como operador.


E

Atuar na promoção de saúde.

O estudo de LUZ e BARROS traz importantes reflexões sobre o campo da Saúde Coletiva e a construção do conhecimento em racionalidades médicas e práticas integrativas em saúde. Com base nisso, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


(_) Racionalidades médicas é, assim, todo o sistema médico complexo, construído sobre seis dimensões: uma morfologia humana, uma dinâmica vital, uma doutrina médica (o que é estar doente ou ter saúde), um sistema diagnóstico, uma cosmologia e um sistema terapêutico.

(_) A pesquisa em racionalidades médicas/práticas integrativas em saúde anuncia o alvorecer de um novo paradigma em saúde, permitindo o aprofundamento do estudo comparativo de distintos sistemas médicos e sua aplicabilidade no sistema público de saúde, contribuindo, assim, para o desenvolvimento de um novo modelo de assistência, que promove a integralidade do cuidado e a unilateralidade dos saberes.

(_) O movimento político das racionalidades médicas e práticas integrativas em saúde tem crescido nessas últimas décadas, devido à falta de confiança na medicina contemporânea e à insatisfação no relacionamento médico-paciente. Dessa forma, observa-se, atualmente, uma plena incorporação dessas práticas ao modelo biomédico hegemônico.


A

C - C - E.


B

C - E - E.


C

E - C - E.


D

C - E - C.

Qual dos materiais de moldagem abaixo não deve ser manipulado com luvas de látex, pois a contaminação com enxofre, proveniente das luvas, inibe a cura do material?


A

Cera


B

Godiva


C

Alginato


D

Silicone de Adição


E

Pasta Zinco-Enólica

Qual dos equipamentos listados abaixo é responsável por fornecer ar comprimido para o funcionamento dos vários módulos do consultório, como o sugador e o sistema de alta rotação?


A

Gerador odontológico


B

Fotopolimerizador odontológico


C

Reservatório de água odontológico


D

Jato de bicarbonato odontológico


E

Compressor odontológico

Para evitar bolhas no modelo de gesso no vazamento, é necessário (a):


A

aumentar a quantidade de água, confeccionar uma muralha em cera e agilizar o vazamento;


B

vazar imediatamente á moldagem, aumentar a quantidade de água e espatular manualmente;


C

secar completamente o molde, realizar espatulação e utilizar o vibrador para gesso;


D

acrescentar sal ou raspas de gesso, utilizar vibrador para gesso e utilizar recortador de gesso;

A aplicação tópica de flúor pode ser feita, por exemplo, através de géis e musses fluoretados. Essas aplicações são sempre feitas em consultório.


Assinale a alternativa correta sobre esses métodos preventivos da doença cárie.


A

Não há necessidade do uso do sugador durante a aplicação de flúor em gel ou musse, pois o paciente pode deglutir o excesso.


B

O paciente não deve comer nem beber nada por 30 minutos a uma hora após a aplicação tópica de flúor em gel ou musse.


C

Esses materiais podem ser aplicados na boca do paciente através de pincéis, cotonetes, roletes de algodão ou moldeiras metálicas.


D

Após a aplicação tópica de flúor, deve ser realizada sempre uma profilaxia com pedra pomes e água.


E

O paciente deve estar numa posição deitada e permanecer com a solução de flúor em boca por no mínimo cinco minutos.

Para a realização de uma restauração amálgama de uma Cavidade Classe I (oclusal), no elemento dentário 47, quais instrumentais devem estar na bandeja para a realização do procedimento clínico planejado pelo Cirurgião-Dentista?


A

Espelho, pinça, porta amálgama, calcadores, Hollemback, brunidores.


B

Espelho, pinça, porta matriz/matriz, calcadores, Hollemback, brunidores.


C

Espelho, pinça, porta amálgama, condensadores, jogo de Frahn, espátula Nº 7.


D

Espelho, pinça, espátula lecron, condensadores, Hollemback, brunidores.


E

Espelho, pinça, porta matriz/matriz, espátula Sd2, calcadores, Hollemback.

A perda da superfície dos dentes, ou lesão não cariosa, é um processo fisiológico que ocorre com o envelhecimento, mas que pode ser considerado como patológico quando o grau de destruição cria problemas funcionais, estéticos ou de sensibilidade dentária. Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta a lesão não cariosa causada por alimentos e condições que baixam o pH bucal.


A

atrição


B

abrasão


C

erosão


D

abfração


E

cavitação

   
Gerar simulado