

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Fraturas, definidas como interrupções na continuidade do osso acometido, constituem emergência tráumato-ortopédica que requer boa orientação no atendimento, calma e tranquilidade por parte do socorrista.
Entre os equipamentos obrigatórios, o extintor de incêndio automotivo deve ser do tipo ABC, pois esse tipo extingue incêndios em materiais sólidos combustíveis, líquidos combustíveis e materiais elétricos energizados.
Quando um agente de segurança emprega arma de fogo, deve considerar os principais fundamentos do tiro, que são empunhadura, posição, visada, respiração e acionamento da tecla do gatilho.
Estevão é vigia da prefeitura do município onde mora. Sempre que algum colega de trabalho lhe pede ajuda, Estevão só o faz se receber algo em troca, como lanches, gorjetas, presentes, etc. A atitude de Estevão é:
Ética, pois ninguém faz favores de graça.
Ética, pois é uma fonte de renda a mais.
Anti-ética, pois ser prestativo com os companheiros de trabalho é característica de um bom profissional.
Anti-ética, pois Estevão deve sempre cobrar pelos favores feitos aos companheiros de trabalho.
Considere que um agente de segurança perceba que um agressor, portando um pedaço de pau, caminhe em sua direção, com a intenção de acertar-lhe a cabeça. Nessa situação, para evitar a agressão, o referido agente deve encurtar a distância em relação ao agressor, segurar o seu braço e aplicar-lhe um contra-ataque simultâneo, surpreendendo-o.
No que se refere à escolta a pé, o tipo de escolta que proporciona melhor segurança aproximada é representado por uma formação em losango em torno da autoridade, sendo um agente posicionado à frente dela, um ao lado esquerdo, um ao lado direito e um à retaguarda.
Para realizar uma busca pessoal, ainda que o revistado esteja deitado sobre o solo, o agente de segurança não poderá algemá-lo para não lhe causar constrangimento.
Se o agente de segurança necessita fazer uso de arma de fogo, antes de usá-la, o primeiro grupo de pessoas a ser considerado é o público presente.
Para facilitar o convívio com colegas de trabalho e com o público que freqüenta o seu local de trabalho, o profissional deve:
Ser atencioso e mal-humorado.
Ser indiferente e arrogante.
Mostrar-se superior a todos.
Ser prestativo e educado.
Considere que, durante ronda em viatura oficial, um agente suspeite de determinado carro parado em uma rua e decida fazer uma abordagem. Nessa situação, o referido agente deve parar a viatura oficial atrás do veículo suspeito, à distância aproximada de dois metros, ou à esquerda do veículo, a um metro e meio, e nunca defronte ou ao lado do veículo suspeito.
De acordo com as regras de segurança, não se deve atirar em água, em rocha ou em quaisquer superfícies nas quais os projéteis possam ricochetear.
Em um ambiente de trabalho, é importante que as pessoas cuidem de sua integridade física, tal integridade pode ser garantida com:
Uso de máquinas e equipamentos sem proteção.
Uso de equipamentos de proteção adequados para a atividade que será exercida.
Uso de luvas, somente.
Uso de capacete, somente.
Em eventos públicos de que participem autoridades, a equipe de vistoria é responsável pela verificação de pontos críticos, pelo estabelecimento de contato com o organizador do evento e pelo policiamento ostensivo, incluindo-se escolta e batedores.
Em um ambiente de trabalho organizado podemos encontrar:
Ferramentas espalhadas pelo chão para facilitar que estas sejam encontradas pelos funcionários.
Caixas empilhadas nos corredores obstruindo a passagem dos funcionários.
Objetos e ferramentas guardados em lugares adequados, evitando acidentes de trabalho.
Pilhas de papéis antigos em cima das mesas.
Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) servem para combater os acidentes de trabalho. O vigia, durante seu turno de serviço, em alguns casos terá de usar alguns deles. A alternativa que apresenta os EPI’s que mais provavelmente serão usados pelo profissional de vigilância é:
Capacete e cinto de segurança.
Capacete e óculos.
Colete a prova de balas e porta-lanterna.
Luvas e abafadores de ruídos.
Para prevenir acidentes o funcionário deve sempre:
Usar Equipamentos Individuais de Segurança de maneira correta, sem improvisos.
Usar ferramentas antigas em todas atividades exercidas.
Usar somente luvas em qualquer atividade exercida.
Improvisar instalações elétricas.
Nas repartições públicas o fluxo de pessoas com e sem veículos é sempre muito grande. Em casos de visitantes com veículos, a melhor forma de agir como vigia do local é:
Deixar sempre o portão aberto, para evitar aborrecimento do público que por ali transita;
Deixar que o visitante entrar e escolher o melhor local para estacionar, anotando somente a placa do carro;
Manter os portões fechados e aguardar que o visitante se dirija ao portão principal, se anuncie e identifique-se;
Abrir o portão sempre que chegar algum visitante e sem importuná-lo com perguntas indicar-lhe onde pode estacionar;
.Independente do cargo que exerça, um trabalhador deve ter um bom relacionamento com todos com quem convive. Respeito, cordialidade, disponibilidade, são apenas algumas características que um bom companheiro de trabalho deve apresentar. Tais características fazem com que:
A convivência entre os funcionários se torne agradável.
Os trabalhadores não criem laços de afinidade.
Cada funcionário exerça somente a função do outro.
Prevaleça a desarmonia no ambiente de trabalho.
Os agentes de segurança devem ter uma postura preventiva, profissional e agir conforme procedimentos operacionais definidos, pois uma boa postura é fator inibidor e, frequentemente, a simples presença do agente evita que a segurança seja comprometida.
Paulo é o novo vigia de uma repartição pública de sua cidade, certo dia uma pessoa que se identificou como funcionário da prefeitura, pediu-lhe permissão para entrar e pegar uns armários antigos no depósito. O melhor que Paulo tem a fazer é:
Procurar o Diretor ou responsável pelo seu setor para que lhe dê um visto de autorização para a saída do material;
Deixar que suposto funcionário entre e ajudá-lo a carregar os armários;
Não atender o suposto funcionário, pois pode ser alguém com más intenções;
Liberar o material e avisar posteriormente ao Diretor ou responsável pelo setor;