

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A comunicação telefônica analógica ainda é amplamente utilizada, especialmente em áreas rurais, devido à sua confiabilidade e qualidade de áudio superior.
Certo
Errado
A técnica de imobilização conhecida como “chave de braço” envolve a aplicação de pressão nas articulações do cotovelo, ombro e pulso para controlar um agressor.
Certo
Errado
Um plano de evacuação deve incluir rotas de fuga, pontos de encontro e procedimentos de comunicação, em caso de evacuação.
Certo
Errado
A detecção de movimento em câmeras de segurança é um recurso eficaz para economizar espaço de armazenamento, pois grava apenas quando há atividade detectada.
Certo
Errado
Fazem parte dos meios utilizados pela segurança física:
I – barreiras físicas.
II – iluminação de proteção.
III – animais.
IV – sistemas eletrônicos de segurança.
Apenas o item I é verdadeiro.
Apenas os itens I e III são verdadeiros.
Apenas os itens I, II e IV são verdadeiros.
Apenas os itens II, III e IV são verdadeiros.
Todos os itens são verdadeiros.
Assinale a alternativa que não apresenta um objetivo específico relacionado à Guarda Patrimonial:
prevenir e proteger instalações.
aumentar as ameaças que coloquem em risco o bom funcionamento dos sistemas.
prevenir perdas.
contribuir para a continuidade das atividades dos negócios da organização.
proteger pessoas, edificações e ativos.
Qual a finalidade da competência para a realização do monitoramento pelo sistema de vídeo realizado pelas Guardas Municipais?
Reduzir as despesas de salários com os servidores.
Coordenar atividades em eventos esportivos.
Fornecer imagens para investigação de delitos ou crimes.
Fazer arquivo para publicidade.
Esse sistema não é de competência das Guardas Municipais.
O Código Q tornou-se universal com os anos, existem pessoas que utilizam as siglas até para trocar e-mails. Esse código é amplamente utilizado por Vigias em radiocomunicadores. No Código Q, a sigla utilizada para "na escuta" ou "estou na escuta" é representada por:
QNE.
QEN.
QAP.
QAR.
O circuito fechado de televisão é um sistema de câmeras que se utiliza para fazer o acompanhamento dos locais remotamente, no qual se consegue verificar diversos locais ao mesmo tempo.
Certo
Errado
Com relação às noções e conceitos de segurança pública, assinale a alternativa incorreta:
Pode ser definida como conjuntos de medidas e dispositivos para assegurar que a população esteja livre de perigos, riscos e danos à vida e ao patrimônio.
É um conjunto de processos jurídicos e políticos destinados a garantir a ordem pública na convivência pacífica entre os indivíduos da sociedade.
Se trata isoladamente de medidas repressivas e de vigilância.
Inicia-se com a prevenção e finaliza com a reparação aos danos, a partir do tratamento das causas e com a reinserção do autor do ilícito à sociedade.
Além das medidas repressivas e de vigilância, conta com um sistema integrado e otimizado que envolve instrumentos de coação, justiça, defesa dos direitos e outros.
Considerando o conceito de Forças Armadas e Auxiliares, analise as proposições a seguir e assinale a alternativa correta:
( ) As Forças Auxiliares foram criadas para manter a ordem e defender a pátria em tempos de guerra ou de paz.
( ) As Forças Armadas atuam diariamente para atender à sociedade em situações cotidianas a exemplo disso são as Polícias Militares e Bombeiros Militares.
( ) Os Bombeiros Militares se referem a um grupo das Forças Auxiliares cuja função está associada a situações de socorro, prevenção e combate de incêndios e outras situações de perigo eminente ou ocorridos.
( ) A Polícia Militar faz parte das Foças Auxiliares atuando em situações cotidianas com papel ostensivo.
( ) São as Forças Armadas limitadas a Exército, Marinha e Força Aérea.
V, V, V, F, F
F, V, F, V, V
F, F, V, V, V
F, F, V, V, F
V, F, V, F, V
Os sensores de abertura ou magnético são sensores utilizados diretamente nas portas ou janelas, funcionando através do contato elétrico com um imã. Esses sensores podem ser com fio ou sem fio, podendo ser instalados embutidos ou aparentes.
Certo
Errado
No contexto da gestão de riscos e planos de emergência, o conceito de “rota de fuga” refere-se ao trajeto a ser percorrido em passo rápido do local onde esteja a pessoa até o ponto de encontro.
Certo
Errado
A criação de planos de contingência não faz parte do programa de medida de ação preventiva, mas visa a minimizar o impacto de eventos imprevistos, como desastres naturais ou crises econômicas.
Certo
Errado
Durante uma entrevista com uma testemunha, é aconselhável fazer perguntas sugestivas para obter informações mais detalhadas.
Certo
Errado
Segurança é um agrupamento coordenado de parâmetros adotado por empresas públicas e privadas para preservar e proteger suas instalações. Sobre o sistema de proteção que compõe as medidas de segurança física de um determinado local, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Em muitas instalações físicas, em decorrência do tamanho da área a ser protegida e/ou por razões de especificações nas atividades de segurança, é necessário que o vigilante saia circulando pela área, fazendo inspeções e averiguações, com objetivos de manutenção do grau de segurança, determinado no plano de segurança. Essa atividade é denominada ronda da vigilância.
( )A sirene eletrônica é utilizada para detectar princípio de incêndio, através da fumaça. Sua aplicação é mais comum em áreas internas, locais com materiais de alta combustão, cozinhas industriais, depósitos, entre outros.
( ) Acerca pulsativa é um equipamento usado para proteção de áreas internas sem variação de temperatura e movimento, pois captam calor em movimento. Seu alcance gira em torno de 12m de distância e 85º de abertura horizontal e vertical. Esse equipamento pode funcionar com ou sem fio, através de um receptor de sinais.
C - C - E.
E - E - C.
C - E - E.
E - C - C.
C - C - C.
As medidas de segurança são medidas necessárias para garantir a funcionalidade do sistema preventivo de segurança. É uma medida de segurança dinâmica:
I. Sinalização entre os integrantes da equipe de segurança em casos com pessoas de atitude suspeita.
Il. Barreiras perimetrais.
III. Catraca eletrônica.
IV. Aparelho de controle de acesso por biometria.
Está(ão) CORRETO(S):
Somente o item l.
Somente o item III.
Somente os itens l e III.
Somente os itens I, II e III.
Somente os itens II, III e IV.
As rondas são serviços móveis de fiscalização e vigilância que tem por finalidade cobrir os espaços vazios existentes entre pontos fixos de segurança. São diligências que o Guarda Patrimonial realiza para verificar irregularidades. Sobre as rondas podemos afirmar que, EXCETO:
Rondas Periféricas: São aquelas realizadas no espaço compreendido entre a área construída e as barreiras perimetrais.
As rondas permitirão ao Guarda patrimonial o efetivo controle das instalações em geral, bem como da observância da circulação interna de pessoas, veículos e materiais.
Durante a ronda o Guarda Patrimonial não se deve abordar qualquer pessoa, independentemente de onde ela esteja circulando.
Rondas Internas: São aquelas realizadas no interior das instalações, nos setores desativados por ocasião do encerramento do expediente.
Leia as afirmativas abaixo.
I. A noite o condutor manterá acesos os faróis do veículo, por meio da utilização da luz baixa.
II. Nenhum condutor deverá frear bruscamente seu veículo, salvo por razões de segurança.
III. Ao regular a velocidade, o condutor deverá observar constantemente as condições físicas da via, do veículo e da carga, as condições meteorológicas e a intensidade do trânsito, obedecendo aos limites máximos de velocidade estabelecidos para a via, além de não obstruir a marcha normal dos demais veículos em circulação sem causa justificada, transitando a uma velocidade anormalmente reduzida.
IV. O condutor que for ingressar numa via, procedente de um lote lindeiro a essa via, tem preferência sobre veículos e pedestres que por ela estejam transitando.
Estão corretas as afirmativas:
III e IV, apenas.
II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
I, II e III, apenas.
Na defesa pessoal é importante saber em que parte do corpo desferir golpes, pensando na gravidade das lesões que serão geradas. A imagem abaixo ilustra alguns pontos:

Em quais desses pontos os danos ocasionados por golpes são de alto risco, devendo o agente de segurança evitar ou somente usar em situações de legítima defesa que justifiquem a opção?
Somente em 1 e 3.
Somente em 1 e 4.
Somente em 3 e 4.
Somente em 1, 3 e 4.
Somente em 2, 4 e 5.