Questões de Concurso de Área: Helicóptero - Conhecimentos Específicos de um determinado Cargo/Área

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Questão de Concurso - 1058076

Concurso PC RJ Piloto Policial - Área Classe Singular 2011

Questão 71

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível Médio

A respeito do helicóptero AS 350 ESQUILO B3, é correto afirmar que:
  • A. por ser bimotor, tem melhor desempenho que o modelo AS 355.
  • B. o seu peso máximo de decolagem é por volta de 3.500 kgf.
  • C. o seu rotor principal é tripá.
  • D. na versão high density, pode acomodar 1 piloto e 7 passageiros.
  • E. como todo helicóptero, foi certificado pelos requisitos FAR- 23.

Questão de Concurso - 1058077

Concurso PC RJ Piloto Policial - Área Classe Singular 2011

Questão 72

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível Médio

O helicóptero AS 350 ESQUILO B3, segundo o fabricante, é oferecido em quatro diferentes configurações. Sobre a versão utilitária (utility configuration) adequada às missões policiais, é correto afirmar que:
  • A. é recomendado o uso de trens de pouso com pneus.
  • B. o uso de controles duplos para economizar espaço no interior da fuselagem não é recomendado.
  • C. o interior da cabine deve receber acabamento acústico (comfort layout with sound-proofing).
  • D. o uso de limpador de pára-brisas não é recomendado.
  • E. o helicóptero pode carregar uma carga externa máxima de 1.400 kgf.

Questão de Concurso - 1058078

Concurso PC RJ Piloto Policial - Área Classe Singular 2011

Questão 73

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível Médio

A respeito do rotor principal do AS 350 B3, assinale a afirmativa incorreta.
  • A. O raio do rotor é um pouco maior que 5 metros.
  • B. Pelo fato do rotor ser articulado no cubo do rotor, as pás são perfeitamente rígidas.
  • C. Durante o voo à frente, além de girar, cada pá pode vibrar tanto no plano do disco do rotor quanto perpendicular a este plano.
  • D. A velocidade de rotação nominal do rotor é em torno de 40 rad/s.
  • E. A frequência de rotação nominal do rotor situa-se entre 6 e 7 Hz.

Questão de Concurso - 1058079

Concurso PC RJ Piloto Policial - Área Classe Singular 2011

Questão 74

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível Médio

O helicóptero AS 350 ESQUILO B3 tem um estabilizador horizontal invertido no cone de cauda que serve para:
  • A. estabilizar o voo à frente devido ao momento picador do rotor principal.
  • B. aumentar a sustentação no voo à frente.
  • C. estabilizar o helicópero no voo pairado.
  • D. aumentar a rigidez à flexão do cone de cauda.
  • E. melhorar o escoamento aerodinâmico no rotor de cauda.

Questão de Concurso - 1058080

Concurso PC RJ Piloto Policial - Área Classe Singular 2011

Questão 75

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível Médio

A respeito do motor Turbomeca Arriel 2 empregado no helicóptero AS 350 ESQUILO B3, assinale a afirmativa incorreta.
  • A. Tem 847 shp de potência nominal para decolagem.
  • B. Tem FADEC (Full Authority Digital Engine Control).
  • C. Tem sequência automática de partida.
  • D. Permite ao piloto monitorar seu funcionamento através do VEMD (Vehicle and Engine Multifunction Display).
  • E. Tem sistema de controle mecânico de otimização do motor com as condições externas de operação.

Questão de Concurso - 1058081

Concurso PC RJ Piloto Policial - Área Classe Singular 2011

Questão 76

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível Médio

A respeito do grupo moto-propulsor e sistemas associados do helicóptero AS 350 ESQUILO B3 (baseline), assinale a afirmativa incorreta.
  • A. Existe um sistema de combustível, que inclui um tanque de combustível de 340 litros de capacidade.
  • B. Existe um controle back-up do motor para o caso de pane dos dois canais do FADEC.
  • C. Existe um sistema de lubrificação do motor e resfriamento do óleo.
  • D. Existe um sensor de medida de torque.
  • E. Existe um controle para redução do motor em caso de pane do rotor de cauda e para treinamento de auto-rotação.

Questão de Concurso - 1058082

Concurso PC RJ Piloto Policial - Área Classe Singular 2011

Questão 77

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível Médio

Com relação aos rotores do helicóptero AS 350 ESQUILO B3, assinale a afirmativa correta.
  • A. O rotor principal é do tipo articulado.
  • B. O rotor principal tem 4 pás, distribuídas no plano a 90 graus entre si.
  • C. Devido ao seu projeto moderno, não há sistema de transmissão entre o motor e o rotor principal.
  • D. Os rotores principal e de cauda são mecanicamente conectados entre si.
  • E. O rotor de cauda tem 5 pás.

Questão de Concurso - 1058083

Concurso PC RJ Piloto Policial - Área Classe Singular 2011

Questão 78

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível Médio

Com relação aos rotores e controles de voo do helicóptero AS 350 ESQUILO B3, é correto afirmar que:
  • A. os rotores principal e de cauda são feitos em material metálico aeronáutico de alta resistência à fadiga.
  • B. a compensação de torque do rotor principal é feita com um rotor de cauda carenado do tipo fenestron.
  • C. o rotor principal tem 6 unidades servo-hidráulicas.
  • D. o rotor de cauda tem uma unidade servo-hidráulica para cada pá, o que dispensa o emprego de compensadores de carga.
  • E. o rotor principal é do tipo starflex com rolamentos de empuxo esféricos.

Questão de Concurso - 1058084

Concurso PC RJ Piloto Policial - Área Classe Singular 2011

Questão 79

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível Médio

Os sistemas elétricos listados a seguir, estão presentes no helicóptero AS 350 ESQUILO B3 (baseline), à exceção de um. Assinale-o.
  • A. Um motor de partida / gerador.
  • B. Uma bateria de níquel-cádmio.
  • C. Luzes de aterrissagem.
  • D. Um sistema de ar condicionado.
  • E. Uma conexão para fonte de força terrestre.

Questão de Concurso - 1058085

Concurso PC RJ Piloto Policial - Área Classe Singular 2011

Questão 80

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível Médio

A respeito do sistema de transmissão de potência do helicóptero AS 350 ESQUILO B3, assinale a afirmativa correta.
  • A. O sistema não possui freio do rotor (rotor brake).
  • B. O sistema possui alertas tanto para alta quanto para baixa rotação do rotor principal.
  • C. O sistema possui alerta apenas para baixa rotação do rotor principal, de forma a prevenir o piloto em manobra de autorotação.
  • D. O sistema possui porta de inspeção para endoscópio no rotor principal, mas não possui para o rotor de cauda.
  • E. A caixa de transmissão do rotor principal, por ser de alta tecnologia, dispensa a montagem anti-vibração.