Imagem de fundo

Uma entidade deve estabelecer controles adequados para o...

Uma entidade deve estabelecer controles adequados para o acompanhamento dos itens reconhecidos em seu patrimônio. No caso de um recurso registrado como ativo, este é considerado desvalorizado quando seu valor contábil excede seu valor recuperável. Essa constatação é aplicável tanto para ativos tangíveis como intangíveis.


Em relação ao teste de redução ao valor recuperável para ativos intangíveis, à luz das normas contábeis, os responsáveis pela contabilidade em uma entidade devem considerar que:


A

o teste de redução ao valor recuperável de um ativo intangível com vida útil indefinida deve ser efetuado, quando for exigido pela auditoria externa;


B

em uma combinação de negócios deve-se, anualmente, efetuar o teste de redução ao valor recuperável para o ágio pago por expectativa de rentabilidade futura;


C

um ativo intangível ainda não disponível para uso deve ser testado apenas quando for colocado como disponível para uso;


D

um ativo intangível ainda não disponível para uso deve ser testado, no mínimo, bienalmente, devido aos prazos dos projetos serem de dois anos;


E

não é necessário efetuar o teste de redução ao valor recuperável para ativos intangíveis com vida útil indefinida, mas apenas para aqueles com vida útil definida.