Assinale a alternativa correta quanto à combinação de negócios e ao tratamento contábil do ágio por expectativa de rentabilidade futura (goodwill), nos termos do Pronunciamento Técnico CPC 15.
Ágio por expectativa de rentabilidade futura (goodwill) é um ativo que representa benefícios econômicos futuros resultantes de outros ativos adquiridos em uma combinação de negócios, os quais são individualmente identificados e conjuntamente reconhecidos.
Um grupo de indivíduos deve ser considerado como controlador de uma entidade quando, pelo resultado de acordo contratual, eles individualmente têm o poder para governar suas políticas financeiras e operacionais de forma a obter os benefícios de suas atividades.
Antes de reconhecer o ganho decorrente de compra vantajosa, o adquirente deve promover uma revisão para se certificar de que todos os ativos adquiridos e todos os passivos assumidos foram corretamente identificados e, portanto, reconhecer quaisquer ativos ou passivos adicionais identificados na revisão.
A extensão da participação de não controladores em cada entidade da combinação, antes ou depois da combinação de negócios, é relevante para determinar se a combinação envolve entidades sob controle comum.
É relevante para determinar se uma combinação envolve entidades sob controle comum o fato de uma das entidades da combinação ser uma controlada e ter sido excluída das demonstrações contábeis consolidadas.