

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Depois da data das demonstrações e antes da autorização para emissão, uma decisão judicial fixa o valor de uma ação existente no encerramento com base em fatos já disponíveis. Um devedor entra em insolvência após apresentar grave deterioração financeira na data-base. Uma enchente posterior danifica instalações que estavam íntegras no encerramento.
A contabilização correta consiste em:
manter os saldos da ação e do crédito, reconhecer a enchente na data-base e divulgar os três fatos como eventos conhecidos antes da emissão.
ajustar a obrigação, a perda do crédito e o dano da enchente, pois os três eventos foram conhecidos antes da autorização das demonstrações.
ajustar a obrigação e a perda do crédito, manter o dano fora da data-base e divulgar a enchente quando ela for material.
divulgar a obrigação e a insolvência, reconhecer o dano da enchente na data-base e revisar os três efeitos depois da autorização para emissão.
manter a obrigação pela estimativa anterior, ajustar o crédito pelo recebimento esperado e reconhecer a enchente pelo custo de reposição apurado antes da emissão.
Eventos futuros esperados podem ser particularmente importantes na mensuração de provisões de uma EFPC.
Certo
Errado
Uma empresa S.A. tem como objeto a lavra, o processamento, o comércio e o transporte de petróleo proveniente de poço. Após o encerramento do exercício social de 2025, em 31/12/2025, e antes da data de autorização para emissão das demonstrações contábeis, uma plataforma de petróleo da empresa pegou fogo, gerando danos significativos ao ativo imobilizado.
Considerando-se as informações apresentadas e os preceitos da NBC TG 24 (R2) – EVENTO SUBSEQUENTE, o incêndio
deve ser desconsiderado como um evento subsequente, pois ocorreu fora do período contábil de 2025.
deve ser desconsiderado nas demonstrações contábeis, pois ainda não houve baixa da plataforma incendiada.
é um evento subsequente que representa condição surgida após a data-base, devendo ser divulgado em nota explicativa.
é um evento subsequente que exige ajuste nas demonstrações contábeis, pois evidencia uma condição existente na data-base.
Compreende um exemplo de evento subsequente que concorre para que seja efetuado ajuste nas demonstrações contábeis, de acordo com a regra estabelecida no CPCP 24, o indicado a seguir:
Destruição por incêndio de instalação de produção importante.
Transações importantes, efetivas e potenciais, envolvendo ações ordinárias.
Alterações extraordinariamente grandes nos preços dos ativos ou nas taxas de câmbio.
Descoberta de fraude ou erros que mostram que as demonstrações contábeis estavam incorretas.
Assinale a alternativa que corresponde à convenção contábil fundamentada na neutralidade, imparcialidade e utilização de documentos comprobatórios nos registros dos eventos que envolvem a gestão patrimonial das entidades.
Convenção da Consistência.
Convenção da Objetividade.
Convenção da Prudência.
Convenção da Materialidade.
Convenção da Competência.
Se a probabilidade de entrada ou saída de benefícios econômicos for baixa, as informações acerca da magnitude das possíveis entradas ou saídas, sua época possível e os fatores que afetam a probabilidade de sua ocorrência devem ser reportadas no relatório da administração.
Certo
Errado
O exemplo de evento subsequente ao periodo contábil a que se referem as demonstrações contábeis, que não requer ajuste, mas deve ser divulgado, na medida em que sua não divulgação pode influenciar as decisões econômicas a serem tomadas pelos usuários com base nas demonstrações, é o indicado a seguir:
determinação, após o período contábil a que se referem as demonstrações contábeis, do custo de ativos comprados ou do valor de ativos recebidos em troca de ativos vendidos antes do final daquele período
decisão ou pagamento em processo judicial após o final do período contábil a que se referem as demonstrações contábeis, confirmando que a entidade já tinha a obrigação presente ao final daquele período contábil
início de litígio importante, proveniente exclusivamente de eventos que aconteceram após o período contábil a que se referem as demonstrações contábeis
falência de cliente, ocorrida após o período contábil a que se referem as demonstrações contábeis, pois confirma que houve perda por redução ao valor recuperável no crédito no final do período de relatório
Em relação ao reconhecimento de eventos subsequentes que originam ajustes nas demonstrações contábeis do exercício encerrado, conforme NBC TG 24 (R1), identifique o procedimento técnico correto quando identificada a necessidade de constituição de provisão para contingências em processo judicial:
O reconhecimento da provisão deve ocorrer mediante lançamento a débito de Lucros Acumulados e crédito de Provisão para Contingências, com divulgação em nota explicativa no exercício subsequente.
A constituição da provisão requer o registro contábil a débito de Despesas Operacionais e crédito de Provisão para Contingências, com reapresentação das demonstrações do exercício anterior.
O ajuste deve ser contabilizado no resultado do exercício subsequente, com débito em conta de Despesas Não Operacionais e crédito em Provisão para Contingências no passivo não circulante.
A provisão será reconhecida mediante lançamento em conta de ajustes de exercícios anteriores no patrimônio líquido, com divulgação detalhada nos relatórios do exercício corrente.
Segundo lição de Lins (2017), são exemplos de eventos que, se relevantes, acarretam incertezas quanto ao futuro da empresa e que, quando relevantes, demandam a inclusão no relatório:
I. Existência de incerteza relativa ao desfecho futuro de litígio excepcional ou ação regulatória.
II. A retirada de algum sócio investidor durante fase pré-operacional.
III. Grande catástrofe que tenha tido, ou continue a ter, efeito significativo sobre a posição patrimonial e financeira da entidade.
IV. Multas e restrições judiciais.
Quais estão corretos?
Apenas I e II.
Apenas I e III.
Apenas II e III.
Apenas III e IV.
I, II, III e IV.
Uma sociedade empresária publicou as suas demonstrações contábeis, finalizadas em 31/12/2024, em 01/03/2025. A emissão destas demonstrações contábeis foi autorizada pela administração em 28/02/2025.
Para que um fato possa ser classificado como Evento Subsequente, na sociedade empresária, deve ter ocorrido entre as seguintes datas
28/02/2025 e 01/03/2025.
28/02/2025 e 02/03/2025.
31/12/2024 e 27/02/2025.
31/12/2024 e 28/02/2025.
31/12/2024 e 01/03/2025.
De acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 24- Evento Subsequente, em relação ao reconhecimento e à mensuração, os eventos subsequentes ao período contábil a que se referem as demonstrações contábeis são classificados como
materiais e imateriais.
favoráveis e desfavoráveis.
que trazem impactos e neutros.
que originam ajustes e que não originam ajustes.
que geram ressalva e que não geram ressalva.
Em julho de 2024, uma empresa de produção de eventos começou a programar um show para realização em ambiente aberto, em 01/10/2024.
Em agosto desse mesmo ano, uma portaria foi renovada pelo Governo, exigindo que os organizadores de eventos garantissem o acesso gratuito à água para os consumidores, quando a temperatura ultrapassasse 35 °C. A multa aplicada para descumprimento da portaria era de R$ 100.000.
O custo estimado com o oferecimento de água nesse show era de R$ 20.000. No entanto, a produtora do show garantiu a seus fornecedores que, independentemente da sanção, não iria oferecer gratuitamente água ao público.
Em 30/09/2024, todos os ingressos haviam sido vendidos e o serviço de meteorologia estimou que a temperatura esperada para a data do show era de 36 °C.
A temperatura no dia do show foi de 37 oC e não foi oferecida água, gratuitamente, aos consumidores.
A produtora do show deve reconhecer uma provisão de:
R$ 20.000 em agosto.
R$ 20.000 em setembro.
R$ 100.000 em agosto.
R$ 100.000 em setembro.
R$ 100.000 em outubro.
Em 10/02/2025, foi autorizada a emissão das demonstrações contábeis de uma sociedade empresária referentes à 31/12/2024.
Em 20/01/2025, foram anunciadas, no Brasil, alterações significativas nas alíquotas do imposto de renda, que terão efeito significativo sobre os seus passivos fiscais.
De acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 24 - Evento Subsequente, este evento subsequente, normalmente, resulta, apenas, em
divulgação.
ajuste no resultado.
divulgação e ajuste no passivo.
divulgação e ajuste no resultado.
ajuste no resultado e no passivo.
De acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 24- Evento Subsequente, os eventos podem ser identificados como eventos que originam ajustes e eventos que não originam ajustes.
Uma diferença entre os dois tipos de evento é o fato de que
o montante envolvido é considerado material ou imaterial.
o resultado esperado é favorável ou desfavorável à entidade.
a opinião do auditor independente é modificada ou não modificada.
as condições evidenciadas existiam ou não na data final do período a que se referem as demonstrações contábeis.
o efeito do evento é de curto ou de longo prazo.
O eSocial é um projeto do governo federal que visa unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados, simplificando o cumprimento de obrigações acessórias. Para os órgãos públicos, incluindo o Poder Legislativo (no caso de empregados celetistas e, mais recentemente, também para estatutários, dependendo do grupo), a adesão ao eSocial exige uma profunda reestruturação dos processos de gestão de pessoas e folha de pagamento. O sistema é alimentado por eventos, classificados como de tabelas, não periódicos e periódicos. Acerca das características e eventos do eSocial, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
(__)Os eventos de tabelas (ex: S-1000 - Informações do Empregador, S-1010 - Tabela de Rubricas) são os primeiros a serem enviados, pois formam a base de dados que será utilizada pelos demais eventos.
(__)O eSocial substitui integralmente a Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF) e a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) para todos os grupos de obrigados.
(__)Eventos não periódicos são aqueles que não têm data fixa para ocorrer, dependendo de acontecimentos na relação de trabalho, como a admissão de um servidor (S-2200) ou um afastamento temporário (S-2230).
(__)Os eventos periódicos (ex: S-1200 - Remuneração, S-1299 - Fechamento) devem ser enviados mensalmente, mas o sistema permite o envio a qualquer momento até o último dia útil do mês subsequente.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
F, V, F, V.
V, V, V, F.
V, V, F, V.
V, F, V, F.
Os fatos novos que ocorrem após o fechamento do exercício contábil são chamados de Eventos Subsequentes. Nestes casos, é feita uma análise sobre como se deve tratar eventos favoráveis ou desfavoráveis. Com base nisso, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.
( ) A data de aprovação das demonstrações contábeis coincide com a data de encerramento do último período abrangido pelas demonstrações.
( ) Eventos subsequentes incluem eventos ocorridos após a divulgação das demonstrações contábeis e fatos que chegam ao conhecimento do auditor antes da data do relatório.
( ) Caso a administração altere as demonstrações contábeis, o auditor independente deve fornecer novo relatório de auditoria sobre as demonstrações contábeis alteradas.
C - C - E.
E - E - C.
C - E - E.
E - C - C.
Uma empresa S/A construiu uma nova arena para a realização de shows na região Norte do país. Em vista de regulamentações de segurança, a autorização de funcionamento definitiva somente é aprovada após eventos testes com capacidade reduzida. A capacidade total da arena é de 3 mil pessoas em pé e 500 sentadas. O evento teste contou com 200 pessoas sentadas e 800 em pé.
Considerando-se as informações apresentadas, as eventuais receitas do evento, se relevantes, devem ser:
deduzidas do patrimônio líquido;
contabilizadas como receitas diferidas;
contabilizadas como receitas do período;
contabilizadas como receitas não operacionais;
deduzidas do valor total de construção da arena.
Em 18 de março de 2022, a diretoria executiva da Cia Alfa autoriza a emissão de demonstrações contábeis para o seu conselho. O conselho aprova as demonstrações contábeis em 26 de março de 2022. As demonstrações contábeis são disponibilizadas aos acionistas e a outras partes interessadas em 31 de março de 2022. Os acionistas aprovam as demonstrações contábeis na sua reunião anual em 30 de abril de 2022, e as demonstrações contábeis são encaminhadas para registro no órgão competente em 17 de maio de 2022. Em 28 de fevereiro de 2022, a entidade descobre um erro que mostra que as demonstrações contábeis estavam incorretas.
Com base no exposto, e aplicando o CPC 24 – Eventos Subsequentes - a entidade deve:
Suspender o registro das demonstrações contábeis.
Reconhecer um evento subsequente sem a necessidade de ajuste às demonstrações contábeis.
Reconhecer um evento subsequente e ajustar as demonstrações contábeis.
Contratar três perícias técnicas para, só então, publicar as demonstrações contábeis.
Omitir o erro.
Suponha que, na última hora do último dia de certo mês, uma sexta-feira, uma venda tenha sido realizada por uma empresa e que a nota fiscal correspondente tenha sido emitida, porém o produto tenha sido entregue somente na semana seguinte. Nessa situação hipotética, a receita relativa à venda e o custo da mercadoria que foi vendida devem compor os relatórios contábeis do mês em que a venda foi realizada.
Certo
Errado
Em 10/02/2024, uma sociedade empresária teve a emissão das suas demonstrações contábeis de 31/12/2023 autorizadas.
As demonstrações contábeis divulgaram, como evento subsequente, o declínio do valor justo de seus investimentos, no entanto, não foram realizados ajustes.
Assinale a opção que indica uma data possível para que esse declínio tenha acontecido.
01/12/2023.
30/12/2023.
15/01/2024.
15/02/2024.
01/03/2024.