

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O CTO 07, publicado em 26 de abril de 2022, fornece orientações para a emissão de relatórios de asseguração limitada sobre informações não financeiras incluídas no Relato Integrado (RI).
Esse relatório é preparado por auditores independentes e visa proporcionar uma segurança moderada quanto à confiabilidade dessas informações, que incluem aspectos ambientais, sociais e de governança (ESG).
O CTO 07 estabelece os procedimentos que os auditores devem seguir, como análise de processos, entrevistas e verificação de dados, para garantir que as informações apresentadas no RI sejam consistentes e adequadas. No entanto, por se tratar de uma asseguração limitada, o nível de segurança é menor do que o de uma auditoria completa. O relatório final deve refletir essa limitação e oferecer uma avaliação sobre a precisão e a integridade das informações não financeiras divulgadas.
Segundo a Orientação Técnica CPC 09 – Relato Integrado, “o Relato Integrado é um relato conciso sobre como a estratégia, a governança, o desempenho e as perspectivas da organização, no contexto de seu ambiente externo, levam à geração de valor a curto, médio e longo prazos”. A norma considera principalmente o setor privado e empresas de qualquer porte, mas pode ser aplicada e adaptada, conforme necessário, para organizações do setor público e sem fins lucrativos.
Nesse contexto, o Relato Integrado (RI) tem o objetivo de
obter segurança razoável ou segurança limitada, conforme apropriado, sobre se a informação do objeto está livre de distorções relevantes.
melhorar a qualidade da informação disponível a provedores de capital financeiro, permitindo uma alocação de capital mais eficiente e produtiva.
orientar os auditores independentes quanto à norma a ser aplicada e os procedimentos a serem executados para a emissão de relatório de asseguração limitada.
avaliar o grau de maturidade e organização dos controles internos da entidade, além da avaliação de riscos por parte da administração superior da entidade auditada.
expressar a conclusão acerca do resultado da mensuração ou avaliação de determinado objeto, por meio de relatório escrito que transmita uma asseguração razoável.
Durante a reestruturação de uma empresa, o contador passou a atuar estrategicamente na controladoria e no compliance, contribuindo para o aprimoramento da gestão, monitorando indicadores e apoiando decisões. Ele também assegurou a conformidade com normas legais e regulatórias. Com isso, fortaleceu seu papel na governança e na transparência organizacional.
Considerando essa atuação conjunta, uma atribuição que caracteriza adequadamente essa integração funcional é
a mitigação de riscos.
o acompanhamento de metas.
o monitoramento da integridade dos controles internos.
o apoio à gestão com foco em desempenho e conformidade.
A principal finalidade do relatório financeiro para fins gerais é atender às necessidades da administração da entidade, fornecendo informações internas detalhadas para o planejamento e controle operacional e priorizando os usuários internos em detrimento dos externos.
Certo
Errado
Sobre os temas associados ao ESG na Contabilidade, julgue os itens a seguir:
I.As categorias de "capitais" no Relato Integrado, categorizadas como: financeiro, manufaturado, intelectual, humano, social e de relacionamento, e natural, operam de forma independente no processo de criação de valor.
II.As normas e estruturas conceituais sobre divulgação de sustentabilidade estabelecem limites quantitativos aplicáveis de forma geral e indicam tópicos que devem ser considerados materiais pelas entidades.
III.O Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade (CBPS) tem a missão de analisar e traduzir as normas emitidas pelo ISSB, a fim de permitir a emissão de normas pelas entidades reguladoras brasileiras, criando uma linguagem comum para divulgar os efeitos dos riscos e oportunidades relacionados à sustentabilidade.
É correto o que se afirma em:
I e III, apenas.
I, II e III.
II, apenas.
III, apenas
I e II, apenas.
Um médico é proprietário de uma clínica integrativa. Para avaliar como estão os seus negócios, ele estudou e adquiriu conhecimento relacionado às atividades comerciais, contábeis e econômicas e começou a revisar e analisar as informações de modo diligente.
De acordo com a característica qualitativa da Compreensibilidade, conforme o Pronunciamento Técnico CPC 00 (R2)- Estrutura Conceitual para Relatório Financeiro, os relatórios financeiros da clínica
são elaborados para o médico, uma vez que ele deve pagar impostos sobre o resultado obtido.
não são elaborados para o médico, uma vez que, como dono, ele pode conseguir as informações que deseja diretamente.
são elaborados para o médico, uma vez que ele é o proprietário da clínica e, como consequência, interessado em seus resultados.
são elaborados para o médico, uma vez que ele tem conhecimento das atividades comerciais e econômicas e revisa e analisa as informações de modo diligente.
não são elaborados para o médico, uma vez que há pessoas na clínica responsáveis pela administração contábil e financeira dos negócios.
A Lei Complementar nº 101/2000, conhecida como Lei de Responsabilidade Fiscal, estabelece um regime jurídico destinado à promoção do equilíbrio das contas públicas mediante a adoção de metas, limites e instrumentos de planejamento e transparência. Essa lei estabelece que o cumprimento das metas fiscais, o respeito aos limites de endividamento e de despesa, bem como a ampla divulgação dos demonstrativos fiscais, constitui fundamento indispensável da gestão pública moderna, vinculando todos os entes federativos. Diante desse marco normativo, assinale a alternativa que traduz corretamente a disciplina da LRF:
Os limites de despesa com pessoal não se aplicam ao Poder Executivo municipal.
As metas fiscais estabelecidas na LRF são orientações flexíveis que podem ser livremente afastadas sem justificativa.
Os demonstrativos fiscais previstos na LRF são facultativos, dependendo de regulamentação de cada ente.
A LRF exige observância às metas fiscais, limites para despesa com pessoal, limites para operações de crédito e regras de transparência, comprovadas por demonstrativos de publicação obrigatória.
A LRF incide exclusivamente sobre a União, em razão de seu caráter complementar.
De acordo com o CTG 09 – Relato Integrado, o principal objetivo do Relato Integrado é explicar como a organização gera valor ao longo do tempo a
empregados.
comunidades locais.
parceiros comerciais.
formuladores de políticas.
provedores de capital financeiro.
Com relação ao Relato Integrado, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) O principal objetivo do Relato Integrado é explicar aos provedores de capital financeiro como a organização gera valor ao longo do tempo.
( ) O Relato Integrado tem por objetivo secundário quantificar ou monetizar o valor da organização em um ponto do tempo, o valor gerado ao longo de um período ou suas utilizações e seus efeitos sobre todos os capitais.
( ) O Relato Integrado beneficia todas as partes interessadas na capacidade que a organização tem de gerar valor ao longo do tempo, incluindo empregados, clientes, fornecedores, parceiros comerciais, comunidades locais, legisladores, reguladores e formuladores de políticas.
As afirmativas são, respectivamente,
V – V – V.
V – F – V.
F – V – V.
V – V – F.
V – F – F.
De acordo com o CTG 09 – Relato Integrado, os seguintes Princípios de Orientação sustentam a elaboração e apresentação do Relato Integrado, informando o conteúdo do Relato e a maneira pela qual a informação é apresentada, com exceção de um. Assinale-o.
Confiabilidade e completude.
Conectividade de informações.
Uniformidade e comparabilidade.
Relação com as partes interessadas.
Foco estratégico e orientação para o presente.
Segundo a Orientação Técnica CPC 9 — Relato Integrado, são seis as categorias de estoques de valor que aumentam, diminuem ou se transformam por meio de atividades e produtos da organização: financeiro, manufaturado, intelectual, humano, social e de relacionamento, e natural; porém nem todas são igualmente relevantes e aplicáveis a todas as organizações.
Certo
Errado